28 março, 2021

FURACÃO CATARINA / EFAMuC I, II e III

 







FURACÃO CATARINA - EFAMuC I, II e III

Hoje faz 17 anos que o furacão Catarina passou aqui na Região Sul de Santa Catarina, com epicentro em Araranguá, atingindo também Torres no norte do Rio Grande do Sul.
Com origem no Oceano, a chuva e o intenso vento causou destruição na orla marítima, nos perímetros urbanos e nas areas rurais e mais de dez mortes.
O furacão Catarina foi o primeiro e único do Atlântico Sul. Antes a violência dos ventos não era tão intensa na região, apenas a violência das águas era causador de preocupações, pois deixava um rastro de destruição a partir das encostas da Serra Geral, como por exemplo ocorreu em 1974 e no Natal de 1995.
Nota:::Em 2004 quase fui uma vítima fatal, quando trafegava na rodovia BR-101 próxima Reserva Florestal de Maracajá voltando de uma formatura em Criciúma, ficando 'preso' em posto de gasolina e só chegando em casa ao meio dia de domingo, dia 28/03/2004.
OBS:::Em razão do sinistro evento climático, como integrante da ONG Sócios da Natureza, realizamos três EFAMuC, o primeiro em 2005, o segundo em 2009 e o terceiro em 2014.
Devido ao impacto causado nacionalmente, os dois primeiros foram considerados os maiores 'encontros sobre fenômenos, adversidades e mudanças climáticas' do Brasil...!!!
OBS II - Por indicação do EFAMuC I uma Boia Sensor instalado no Oceano nas proximidades de Laguna pela Marinha do Brasil.
OBS III - Estações meteorológicas foram implantadas na Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá pela TSGA / Epagri
OBS IV - Por indicação do EFAMuC um Radar móvel foi instalado ao lado Farol do Morro dos Conventos em Araranguá SC