14 abril, 2021

RODOVIA INTERIORANA (Entre a Serra do Faxinal em Praia Grande, Sul de SC e Guatá na Serra do Rio do Rastro em Lauro Muller)


RODOVIA INTERIORANA

A ligação asfáltica entre os municípios de Praia Grande e Jacinto Machado, talvez seja o projeto governamental mais antigo ainda não realizado na região da AMESC ou do Sul de SC. Obra prometida por vereadores, prefeitos, deputados, senadores e até governador. A rodovia BR-101 certamente foi a causadora do abandono da ideia deste sonhado empreendimento, em uma estrada que durante décadas foi a principal ligação de Praia Grande com o território catarinense. Por muito tempo cruzei o referido trecho de ônibus da União tendo o Seu Bilo como motorista.

Sempre fui fascinado com as oponentes imagens proporcionadas pelas encostas íngremes da Serra Geral, desde as escarpas do cânion do Itaimbezinho, da Pedra Branca, Roça da Estância, da suntuosa escarpa do Faxinal que se sobressai junto ao perímetro urbano em Praia Grande até a visão do majestoso Cânion da Fortaleza em Jacinto Machado, se prolongando pelo Timbé do Sul, Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso próximo a Serra do Rio do Rastro. Dentre os atrativos tem a Rodovia 285 em Timbé e a Reserva Biológica do Aguaí a montante da represa do Rio São Bento.

Todo este cenário descrito de encostas, escarpas, morros, rampas em aclives ora espelhadas com rochas e ou cobertas com vegetação resultantes de movimentos verticais da crosta terrestre, formadas ao longo de uma falha geológica possivelmente de 200 milhões de anos. Um cenário de Cinema!!!  

Alguns anos atrás fiz uma tournée com o meu sobrinho Carlos Beto Aguiar, onde fiz um ensaio com vários registros fotográficos, a partir da Cachoeira, Tenente e na serrinha que liga ao território de Jacinto Machado. Na ocasião escrevi um artigo sobre as potencialidades eco turísticas e os pontos negativos da região mencionada, mas não consigo encontrar da mesma forma a imensa maioria das imagens captadas na ocasião.

Se houvesse um programa público privado para a execução de uma ‘rodovia ecologicamente interiorana’ costeando a Serra Geral do extremo sul catarinense, proporcionando uma esplendorosa visão do território pertencente exclusivamente ao Estado de Santa Catarina, com incentivos a áreas de recreação e espaços para pousadas, salientando o forte apelo ecológico do trecho de quase 100 km de extensão, certamente que poderia atrair investidores, principalmente agora com os parques do Itaimbezinho e Fortaleza sob o domínio privado.  

Do alto do Morro dos Conventos fotografo quase que diariamente este cenário descrito principalmente no pôr do sol...