10 maio, 2016

FESTA SACRA NÃO COMBINA COM BARULHO!!! ...ou será que a Santinha gosta de tanto barulho?! Nós cremos que não.


Cidadania Ambiental


Araranguá SC, 04 de maio de 2016
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

Tadêu Santos(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

Tadêu SantosFESTA SACRA NÃO COMBINA COM BARULHO!!! ...ou será que a Santinha gosta de tanto barulho?! Nós cremos que não.


Com todo o respeito à Santinha Padroeira da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Araranguá, apesar de não ser um católico praticante, mas católico de formação, entendo que existem exageros nas homenagens, como a intensa, incômoda e longa explosão de rojões que apenas causam pânico, quando poderiam ser apenas os espetaculares fogos de artifício, como ocorrem em outras paróquias do país e do mundo!


Os shows extrapolam os decibéis e horários de acordo com a legislação, quando existem outras alternativas de homenagens religiosamente mais harmônicas e sublimes, como palestras participativas / interativas e peças teatrais com enfoque na vida da Santinha Padroeira, por exemplo, mantendo os mesmos ritos cerimoniais sacros adotada pela igreja católica até ‘’recentes décadas passadas’’ ou mesmo atualmente pelo Vaticano, conforme se percebe nas missas transmitidas pela TV, que motivam a meditação e reflexão sobre a busca de valores, sejam espirituais e ou éticos! 


Certamente serei criticado, porém esta é a minha posição como cidadão e como morador do perímetro central, tanto que deixei de filmar e fotografar a festa depois de mais de 20 anos registrando a veneração pela NSMH, pois percebi que passou a ocorrer paralelamente um show de pirotecnias que não combinam com o perfil e encanto da padroeira da Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, do qual tenho mais de mil imagens captadas! Acesse o link abaixo para conhecer um pouco deste acervo:

https://www.flickr.com/photos/78228678@N03/with/7184470270/

 

Tadêu SantosOBS. Como esta opinião foi postada no Facebook, gerou manifestações favoráveis à reclamação que fiz sobre a intensa poluição sonora, que a cada ano aumenta quando a paróquia realiza a festa da Nossa Senhora Mãe dos Homens.




 

Valderez Kalinowski Concordo a devoção não está em barulhos,penso que o silêncio é uma oração !

Tadêu Santos Sim Valderez Kalinowski, não tem como orar, refletir ou meditar com devoção em um ambiente com ruídos perturbadores e incômodos!!!
José da Silva Concordo em gênero, número e grau com sua posiçâo. Esta barulheira nao tem nada a ver com manifestaçâo de fé. Onde está a criatividade do novo clero? Isto nem combina com a linha apostólica do Papa atual!
Tadêu SantosTadêu Santos Concordo José da Silva, está modismo clerical não combina com a linha apostólica do ''Chico'', o único argentino que admiro e respeito!
Zila Dos Santos Locks Realmente estes exageros, essa poluição sonora irrita todas as pessoas de bom senso, além dos animais
Tadêu Santos
Tadêu Santos Sim conterrânea Zila Dos Santos Locks, perturba e causa pânico até em animais domésticos, que possuem mais sensibilidade aos ruídos.

Tadêu Santos Um amigo comentou ''confidencialmente" que todas as seitas religiosas no Brasil estão recorrendo a métodos que atraiam mais adeptos as suas crenças, como forma de angariar mais para a subsistência ou enriquecimento das mesmas...!!!
Samuel Biff
Samuel Biff Podes ser criticado, mas por falar a verdade. Ouve sim exagero.
Maria Julia Mendes da Rosa
Maria Julia Mendes da Rosa Eu respeito a fé de todos que participaram e são católicos praticantes, mas concordo contigo quanto ao exagero. Acho que tudo deveria ser mais quieto, mais silencioso....
Marcelo Freitas de Andrade
Marcelo Freitas de Andrade Sem falar no carro de som hoje às 07:00 da manhã chamando os fiéis...completamente desnecessário.
Eduardo Pfeifer
Eduardo Pfeifer · Amigo(a) de Bernardo Borges
Aqui na Coronel João Fernandes foi as 6:00 da manhã com o padre chamando as pessoas pelo nome pra acordar... nunca tinha visto algo do tipo até hoje.
Jacque Fagundes
Jacque Fagundes NA MINHA CASA FOI ÀS SEIS TAMBÉM... DESRESPEITO COM QUEM NÃO COMPARTILHA DO MESMO PENSAMENTO RELIGIOSO.


Pizzutti Ivo concordo plenamente com vc Tadeu!
Fernando de Carvalho
Luciano Daniel Silva
Luciano Daniel Silva A festa de NSMH se tornou mais comercial, visando lucros, do que uma homenagem à Santa. Daí essa "necessidade" de extrapolar. Bom senso passa longe, pois muitos não são católicos e não precisam aturar esses fogos as 6h da manhã e nem carro de som chamando. Se fosse outra religião promovendo isso, certamente seriam duramente criticados, ou nem mesmo teriam autorização para fazer uma festa desse tamanho. Só para constar, também sou católico de formação (mas não praticante) e já gostei muito dessa festa.
Célito Canto Silva
Célito Canto Silva Sumiram os pássaros do nosso jardim, o que será que aconteceu ?
Andresa Vitorino Ribeiro
Andresa Vitorino Ribeiro Acredito que é no silêncio que conseguimos dialogar com Deus. Fogos de artifícios com os estrondos que ferem a audição dos animais, que os colocam em pânico, que nos perturbam ... Isso ñ é adorar a Deus, isso é querer aparecer, e a vaidade é um dos pecados capitais, é bom que reflitamos a respeito disso. Queremos evoluir como seres humanos, como cristãos, então que tal mudarmos atitudes que atrapalhem essa finalidade?
Jair Madeira
Jair Madeira Caro amigo Tadêu Santos, críticas fazem parte do nosso cotidiano, mas é imprescindível que manifestemos nossa opinião, principalmente quando usamos argumentos contundentes e "respeitosos", aliás aí está um dos maiores problemas atuais: a falta de respe...Ver mais
Eliane Scremin
Eliane Scremin Sou católica, participo da festa, sou devota de Nossa Senhora Mães dos Homens, quanto aos fogos também acho um exagero e também não comungo com a ideia do padre da paróquia sair com o alto falante as seis da manhã acordando todo mundo principalmente a duas três quadras da Igreja, vejo que não é preciso, quem sabe uma missa as seis da manhã, seria melhor.



Tadêu Santos Concordamos com todas as outras reclamações apontadas, como o incômodo despertar das 06:00 hrs, em todo o perímetro urbano central, o impedimento do tráfego no entorno da praça por três dias e o impacto socioambiental causado pelos rojões, que afetam animais domésticos e a avifauna do Jardim Alcebíades Seara. Um total desrespeito para com a nossa biodiversidade!
Tadêu Santos
Tadêu Santos Esperamos que estas espontâneas opiniões manifestadas neste espaço cheguem à ‘’Comissão Paroquial’’, para que carinhosamente avaliem as colocações e considerações apontadas pelos araranguaenses, de modo a corrigirem os excessos e exageros na próxima festa...
Tadêu Santos
Tadêu Santos ...mas também que sirva de exemplo a outros eventos promovidos, principalmente pela Prefeitura Municipal de Araranguá, que infringe a legislação municipal em relação aos perturbadores estouros de rojões, verdadeiras explosões perigosas e inconvenientes em vários eventos que promove durante o ano.