22 julho, 2014

EDIÇÃO ESPECIAL DA COLUNA CIDADANIA AMBIENTAL: NOSSA ATUAÇÃO NO CONAMA; FILMES QUE ENCANTAM; BRIGAS DE GALO... E A RETOMADA DA FEEC

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 22 de Julho de 2014 (EDIÇÃO ESPECIAL)
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’



(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


CONAMA DEBATE CONFLITO DE AVES NOS AEROPORTOS e EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS  
            No dia 17/07/14 a Câmara Técnica de Controle Ambiental do CONAMA abriu a pauta com a proposta que dispõe sobre critérios e procedimentos para o MANEJO DAS ESPÉCIES NOCIVAS À AVIAÇÃO EM AERÓDROMOS PÚBLICOS E MILITARES.
            Apesar de haver pedido de retirada pelo ICMbio, fizemos algumas observações criticando o uso da palavra ''nociva'', pois entendemos que nocivas são as ações antrópicas aos ecossistemas da fauna e da flora que ali vivem em seus habitats naturais a milhões de anos... As aves voam desde o início de tudo, o homem inventou máquinas para voar na história recente, ou seja, precisa se adaptar ao ecossistema natural da vida. 
            Os responsáveis pela aviação/aeroportos devem implantar mecanismos (luz ou sons) que espantem as aves e não criarem programas para matá-los (e/ou abate} em nome de prejuízos as empresas ou a Infraero.
            Concluindo alertamos que o homem e sua caminhada pelo desbravamento do planeta não tem respeitado o meio ambiente, seja no mar, no solo e no ar!
            Na sequência ocorreu a discussão sobre o processo Nº 02000.002337/2013-18 - PROPOSTA DE REVISÃO DA RESOLUÇÃO DO CONAMA Nº 334/03 que dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental referentes ao RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS OU CONTENDO RESÍDUOS DO PRODUTO.
            Parabenizamos o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias inpEV pela proposta e oportunamente mencionamos o exemplo da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá que em determinada ocasião seus dois principais afluentes disputavam qual que mais polui, se o rio Mãe Luzia com as águas de minas de carvão ou o Itoupava com o agrotóxico da agricultura. Felizmente houve uma significativa redução de embalagens boiando nos cursos d'água, certamente resultante da campanha de coleta. No entanto, registramos indignação com o atual quadro ambiental, pois em vez de discutir o destino das embalagens deveríamos estar discutindo a retirada total deste veneno na agricultura que, comprovadamente, causa imensos impactos ambientais e malefícios à saúde pública quanto o carvão mineral.
            Quanto ao agricultor não basta criar programas apenas de obrigação sem o viés da sensibilização ambiental, pois muitos ainda enterram ou queimam as embalagens para não mostrar a intensa quantidade que usam em suas plantações, principalmente para não expor a compra ilegal do Paraguai e para não comprometer a imagem dos seus produtos agrícolas.


 
O CINEMA EUROPEU QUE SURPREENDE E ENCANTA!
O MELHOR LANCE (La migliore offerta 2013)


            ''O melhor lance'', do respeitável diretor Giuseppe Tornatore retrata uma fase na vida de um renomado curador de arte e ganancioso leiloeiro (Geoffrey Rush) que conhece a bela herdeira (Sylvia Hoeks) de uma mansão abarrotada de objetos e obras de arte, porém com um estranho comportamento que fascina o frio e esquisito leiloeiro e que por sua vez também é cheio de manias, além de ter dificuldades de relacionamento com mulheres. Daí a razão de seguir os conselhos de um jovem artesão (que recupera suas peças) no trato com a misteriosa herdeira. Não chega a ser uma obra prima, mas é um excelente filme com um inesquecível final.
            Recomendo da mesma forma ‘’O ÚLTIMO AMOR DE MR. MORGAN’’ (Mr. Morgan's Lost Love - 2013) da diretora Sandra Nettbeck que narra também uma fase na vida de um americano idoso vivido por Michael Caine, que após a morte da esposa fica inconformado. O aposentado certo dia conhece a bela professora de dança (Clémence Poésy) no cotidiano de Paris e sua vida muda. A diretora Sandra Nettbeck soube abordar com muita sensibilidade a difícil situação de idosos que passam por situações especiais nesta fase de suas vidas. Brilhante e cativante!

O GRITO DOS ANIMAIS
            Estamos todos surdos ao não ouvir ''o grito dos animais domésticos e silvestres''. O descaso, o abandono e a violência são flagrantes em todo o país.
            Enquanto isso, o Município de Araquari, em Santa Catarina, dá exemplo de como se comporta uma comunidade verdadeiramente comprometida com o destino dos animais de rua através de Lei Municipal que possibilita descontos no IPTU para quem adotar e mantiver em sua posse gatos ou cães abandonados. Isto sim é uma demonstração de proteção aos animais!

BRIGA OU RINHA DE GALO ''TEM ATÉ JUIZ ENVOLVIDO'' (Transcrição)

            Acontece no próximo dia 6 de agosto, às 13h45, a audiência de oitiva das testemunhas da acusação interposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Samuel Dalia Júnior, acusado de promover brigas de galo, popularmente conhecidas como rinhas. As oitivas serão na 5ª Vara da Justiça Federal do Estado de Mato Grosso.
            Segundo a denúncia, em setembro de 2010, Dalia estava presente quando a Polícia Federal (PF), em batida realizada em uma das propriedades da Sociedade Avícola Nova Geração de Cuiabá (SANG), encontrou 169 galos, alguns já mortos e outros bastante feridos.
            O processo tramita na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que a relatora, ministra Laurita Vaz, ter declinado competência em junho de 2012. O MPF interpôs recurso, que foi acatado em outubro de 2013.
            Em um trecho de decisão proferida pela ministra, é relatado que o ao subscrever a denúncia, o subprocurador-geral da República Dr. Eitel Santiago de Brito Pereira, asseverou que o "o denunciado organizou o torneio e consentiu que os participantes do evento colocassem nos galos contendores artefatos de grande poder de destruição – verdadeiras armas, representadas pelas biqueiras e esporas metálicas. Dessa maneira, como o organizador do evento, ele agiu com a intenção de potencializar as lesões que normalmente já decorreriam de um embate entre as aves."
            De acordo com os autos, o juiz-membro seria sócio fundador e diretor jurídico da sociedade e, no momento da diligência policial, alegou que uma decisão judicial transitada em julgado autorizava esse tipo de atividade.
             Audiência deve acontecer duas semanas depois do advogado deixar a Corte da Justiça Eleitoral do Estado, já que o biênio do juiz-membro Samuel Dalia termina no dia 23 de julho próximo.


FEEC VOLTA À ATIVA


                Comissão Provisória assumiu a responsabilidade de elaborar um ''raio x'' da atual situação da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), com o compromisso de promover adequações aos novos tempos que requerem posturas e normas tecnológicas mais avançadas do qual informaremos com mais detalhes na próxima edição.