05 junho, 2021

 

Os atuais gestores públicos não possuem planos, programas ou projetos sintonizados com as reais necessidades da população. A maioria dos executivos têm em suas mentes e seus corações apenas objetivos definidos em suas trajetórias de vida ou concepção política, que podem não ser os mesmos do povo, mas criados e inspirados com a vivência e experiências das partes e setores da população.

As administrações públicas que não se distanciam da sociedade civil e dos setores produtivos são raras e poucas concluem mandatos mantendo a mesma filosofia de participação social e parceria pública e privada.

Minha posição ideológica política é de esquerda, apesar de ser apartidário, pois não confio na classe política partidária do Brasil, que quando não está com o DNA da corrupção contaminado, a vaidade e o individualismo direcionam suas atitudes e ações, muitas vezes para se manter no cargo por mais mandatos. Vejam o caso da participação do presidente Bolsonaro na Cúpula do Clima promovida pelo Biden EUA, que fez um discurso prometendo reduzir o desmatamento e as emissões de gases efeito estufa, quando de fato sempre defendeu posição odiosamente contrária a sua manifestação mentirosa apenas para inglês ver.  

Os cargos executivos nem sempre são eleitos com maioria dos votos, mas democraticamente eleitos. A democracia nem sempre é justa, equilibrada e atende aos interesses da maioria, não da população, mas do conjunto de grupos sociais e econômicos que protagonizam as dinâmicas do município, estado e país.

Nota:::Certa vez conversando um bom tempo com o Mariano, em um evento literário, no início do último mandato (enquanto prefeito, diga-se meio que se perpetuou no poder municipal por 20 anos, uma inconveniência desnecessária, pois retira a possibilidade do surgimento de novas lideranças), durante a degustação sugeri que caminhasse mais pelas comunidades, como forma de dar a oportunidade aos cidadãos conversarem com o prefeito sobre o bairro e mesmo sobre a Vida! Não acredito que tenha pensado sobre a importância do gesto, da atitude presencial ouvindo e falando com o povo...!!!