27 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 24 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 24 de Agosto de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com







FEBRE, INFECÇÃO E PNEUMONIA VERSUS AQUECIMENTO GLOBAL

Pode parecer certo exagero a comparação, mas existe uma grande semelhança entre a temperatura do corpo humano com a da terra. Afinal as veias do corpo humano ou animal funcionam da mesma forma que os rios para o equilíbrio da biodiversidade global, se estiverem poluídos causam malefícios e comprometem o bom funcionamento de ambos. A alta febre que me afetou causou uma infecção na garganta que resultou numa desagradável pneumonia, ou seja, a temperatura elevada pode provocar estragos tantos no corpo humano quanto no planeta terra, muitos dos quais de recuperação irreversível.



HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ 1

O Plano Diretor de Araranguá precisa urgentemente apontar uma solução para o complicado acesso a este importante equipamento urbano de uso coletivo de tratamento de saúde. Estive três vezes nestas últimas semanas e todas às vezes com motoristas diferentes aqui de Araranguá que tiveram dificuldade em localizar a entrada com precisão, imaginem então motoristas de fora da cidade.

HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ 2

Gostei do atendimento, apesar de caro. Fui atendido rapidamente como as outras pessoas que estavam na emergência, diferente de outros tempos, que havia demora e mal atendimento. Sugiro a administração dar uma melhorada na sala de espera da emergência, como forma de tentar dar um clima mais aconchegante para as pessoas que ali chegam sempre em desespero.



OS PARTIDOS E OS POLÍTICOS QUE MERCANTILIZAM O VOTO

Definitivamente não confio mais em partidos políticos. Perderam a característica ideológica pelo qual existem. Negociam até a alma para vencer as eleições. Confio ainda em alguns políticos que tratam sua trajetória com profissionalismo e seriedade, por isso votarei na candidata/o independente de sua filiação partidária.



REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE ANIMAIS DE RUA EM ARARANGUÁ E REGIÃO DA AMESC

No dia 18 de agosto a Promotora Cristine Luz promoveu reunião para debater o grave problema dos animais de rua de Araranguá com a Associação Bom pra Bicho e o especialista Halem Guerra, quando decidiram realizar uma audiência pública para tratar do assunto que poderá ser solucionado com um centro de zoonose ou um ambulatório específico para o tratamento e castração.



LANÇAMENTO ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ

A importância do trabalho em equipe comprovadamente sempre rende mais por ser mais produtiva nas parcerias. Infelizmente não pude comparecer ao ato em decorrência da enfermidade, mas todos que participaram elogiaram o evento de lançamento do Atlas de autoria do Professor Dr. Luiz Fernando Scheibe, no dia 16 de agosto no auditório Célia Belizário. A responsabilidade assumida pelo Sargento Niles e pela Eliane Scremin com apoio da Sung Chen Lin foi decisiva para a performance apresentada. OBS. Existem exemplares a venda por R$ 30,00 no Comitê do Araranguá e no campus UFSC de Araranguá.



MAIS UMA FONTE DE POLUIÇÃO SONORA QUE PRECISA SER DISCIPLINADA

A campanha eleitoral permite absurdos antidemocráticos das mais diversas formas, pois invadem as TVs, sujam as vias públicas com santinhos, bandeiras e ainda causam poluição sonora. Nas eleições anteriores a Justiça Eleitoral da Comarca de Araranguá proibiu a circulação de carros com propaganda em frente a colégios, igrejas, casas de saúde e órgãos públicos, tanto que para isso solicitou um mapeamento a Policia Militar e a ONG Sócios da Natureza para apresentar aos coordenadores de campanha. Foi uma maravilha, parabéns ao Dr. Júlio Melo e Dr. Pedro Aujor por determinarem o cumprimento de tais procedimentos.



ONG PEDE AJUDA / SOCORRO

Multa por não haver feito declaração de imposto de renda ‘’complica vida’’’ da ONG Sócios da Natureza. Como muitas outras entidades sem fins lucrativos não sabíamos da exigência e a receita multou a ONG com o valor de R$ 3.800,00. Quem quiser ajudar pode depositar na Conta 17095-3, Agência 0427 OP 013 da Caixa Econômica Federal.





HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Não permitiria mais o tráfego de carretas pesadas no perímetro urbano. Todos os dias dezenas delas utilizam as vias públicas centrais com cargas acima do peso permitido, comprometendo a qualidade do asfalto ou calçamento e criando transtornos no trânsito. A grande maioria são de motoristas que residem no perímetro urbano e que por conforto pessoal não deixam as carretas nos postos de combustíveis da BR-101.



ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



· RELATO SOBRE PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 25 E 26 DE AGOSTO.

· CORTE DAS ÁRVORES DA PRAÇA ALCEBIADES SEARA

· DESMORONAMENTO DA CALÇADA DA RUA RUI BARBOSA

· MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR.