Oportunamente registramos que em Araranguá, no sul do estado, a partir de 1998, iniciamos como integrantes da sociedade civil, um movimento para retirar a duplicação do traçado original da rodovia BR-101, que passaria por dentro do perímetro urbano. Fomos intensamente criticados e ameaçados!
A primeira reação contrária foi dos técnicos do DNIT/MT, da associação de empresários, dos políticos, desde o prefeito Menegalli, vereadores, deputados, governador Amin e do ministro dos transportes Eliseu Padilha, junto com o superintendente Ribas do DNIT/DNER.
O ministro por várias ocasiões, via mídia, ironizou o movimento pró-Araranguá, formado por 49 entidades representativas dos segmentos da sociedade civil e ofendeu a ONG Sócios da Natureza, pelo fato de acreditarmos na então proposta do contorno/desvio de Araranguá como a alternativa para reduzir e eliminar uma série de transtornos, como tráfego pesado, segregação social e comercial, insegurança p pedestres e usuários, poluição sonora, enchentes na pista...
Dois anos depois em 2000, quando estávamos sem mais perspectivas em decorrência do intenso poder político e de algumas empresas localizadas às margens da rodovia, enviamos um e-mail a sede do BID, em Washington, pois o banco na época seria o então financiador da obra em parceria com banco japonês.
Algum tempo depois responderam solicitando um resumo do conflito e seis meses depois uma Missão de Acompanhamento (BID e JBIC – Banco Japonês) veio até Araranguá para verificar ‘in loco’ a questão.
Perceberam a sensatez, a lógica e a legitimidade do movimento que dois dias depois, antes de embarcar no RJ/EUA, um assessor do MT ligou apontando a real possibilidade de concordarem e, então, solicitaram ao DNIT/MT um projeto do ‘traçado alternativo à Oeste de Município de Araranguá’, popularmente denominado de ‘Desvio pela Vida’. A imagem em anexo fala por si...!!!
A primeira reação contrária foi dos técnicos do DNIT/MT, da associação de empresários, dos políticos, desde o prefeito Menegalli, vereadores, deputados, governador Amin e do ministro dos transportes Eliseu Padilha, junto com o superintendente Ribas do DNIT/DNER.
O ministro por várias ocasiões, via mídia, ironizou o movimento pró-Araranguá, formado por 49 entidades representativas dos segmentos da sociedade civil e ofendeu a ONG Sócios da Natureza, pelo fato de acreditarmos na então proposta do contorno/desvio de Araranguá como a alternativa para reduzir e eliminar uma série de transtornos, como tráfego pesado, segregação social e comercial, insegurança p pedestres e usuários, poluição sonora, enchentes na pista...
Dois anos depois em 2000, quando estávamos sem mais perspectivas em decorrência do intenso poder político e de algumas empresas localizadas às margens da rodovia, enviamos um e-mail a sede do BID, em Washington, pois o banco na época seria o então financiador da obra em parceria com banco japonês.
Algum tempo depois responderam solicitando um resumo do conflito e seis meses depois uma Missão de Acompanhamento (BID e JBIC – Banco Japonês) veio até Araranguá para verificar ‘in loco’ a questão.
Perceberam a sensatez, a lógica e a legitimidade do movimento que dois dias depois, antes de embarcar no RJ/EUA, um assessor do MT ligou apontando a real possibilidade de concordarem e, então, solicitaram ao DNIT/MT um projeto do ‘traçado alternativo à Oeste de Município de Araranguá’, popularmente denominado de ‘Desvio pela Vida’. A imagem em anexo fala por si...!!!
tadêu santos
OBS. Mais informações clic no link: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/482/daniel_alves_b.pdf
OBS. Mais informações clic no link: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/482/daniel_alves_b.pdf