24 dezembro, 2015

''''SEM PLANEJAR, O FUTURO É INCERTO, DESORDENADO E ASSUSTADORAMENTE IMPREVISÍVEL!!!''''

Propostas encaminhadas a Administração Municipal de Araranguá, algumas via ONGSN/AMOCO, que esperamos sejam devidamente atendidas pelo Senhor Prefeito Sandro Maciel:
Ø  Garantir segurança aos pedestres que atravessam a parte da Rua São Francisco de Paula, tanto para descer quanto para subir, principalmente na parte entre as falésias. Não apenas criar uma estrutura física como calçada, com largura para cadeirantes, mas também com iluminação adequada ao local.
Ø  Iluminar as dunas e falésias com canhões led em horários pré estabelecidos por técnicos da FAMA e CELESC, objetivando valorizar este que é um santuário ecológico de beleza cênica única. A iluminação cabe também ao espaço do ''Farol'', da ''Rampa de Voo'' e ao ''Salva Vidas'' e área de entorno.
Ø  Colocação de instalações sanitárias denominadas de banheiros químicos nos três locais mencionados acima, com equipe de funcionários para a devida manutenção e limpeza destes locais.
Ø  Placas informativas sobre as características do Morro dos Conventos indicando sobre o que é permitido ou não, de forma a orientar os usuários a usufruírem de forma sustentável e ordenada este paraíso. Um projeto está em andamento oriundo da iniciativa cidadã...!
Ø  Cumprir com a decisão judicial do TRF4 de não permitir acesso de veículos a praia, com exceção de viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar e órgãos oficiais similares. OBS. O acordo entre a FAMA e a Colônia de Pescadores firmado no MPF é inconstitucional, pois quando foi assinado a decisão da segunda estância já havia sido publicada.
Ø  Se necessário criar convênio com a Polícia Militar e Civil para manter a Ordem Pública no balneário, fiscalizando badernas sonoras que afrontam o art 42 da Lei de Contravenções Penais e a Lei de Crimes Ambientais pelos danos aos frágeis ecossistemas locais.
Ø  Ampliar área de uso público e estacionamento atual em direção norte até a Rua Soledade de acordo com que foi decidido no Projeto Orla, com encaminhamento de ofício ao SPU (Clika ou Pedro Nasser) e a FAMA.
Ø  Transformar o atual campo de futebol em uma pequena Arena Esportiva de Multiuso, inclusive utilizando a rua/travessa localizada ao lado leste. Afinal, o futebol não é o único esporte deste município e deste país!   
Ø  Manutenção intensiva da balsa em tempo integral, inclusive com horários mais ampliados, tipo a partir das 05:30 até às 24:00 horas, de forma a atender pessoas que trabalham.
Ø  Com os dados e informações obtidas no Projeto Orla e baseado nas observações técnicas do Plano Diretor PD, determinar imediatamente a elaboração de um ''Projeto de Desenvolvimento Eco-Turístico para o Município de Araranguá, com ênfase para a Orla Marítima e Fluvial'', debatendo a proposta criação de Unidades de Conservação UC/ONGSN e outras propostas que venham contribuir com o planejamento e ordenamento deste ''Santuário Ecológico'' e as suas áreas de entorno.
  
OBS. Existem várias outras pertinentes demandas que foram abordadas nas audiências públicas do Projeto Orla objetivando melhorias ao balneário do Morro dos Conventos, legitimamente apontadas pelos segmentos organizados da Sociedade Civil que se fizeram voluntariamente presentes aos debates. Além do Projeto Orla coordenado pelo SPU, existem tarefas que são óbvias para assegurar o conforto aos usuários, sejam moradores, veranistas visitantes e a preservação e conservação dos vários ecossistemas existentes neste paraíso que se encontra antropicamente ameaçado pelo indevido uso e ocupação!

OBS. Lembrando ainda dois pontos relevantes que não foram abordados acima, que é a revitalização ou recuperação da lagoa dos Frangos, como manancial de abastecimento e lazer, da mesma forma apoiar e fomentar projetos ligados a cultura e a arte local, como por exemplo o MORRO, POR TI DE AMORES!!!





''''SEM PLANEJAR, O FUTURO É INCERTO, DESORDENADO E ASSUSTADORAMENTE IMPREVISÍVEL!!!''''   

21 dezembro, 2015

PINK FLOYD É PINK FLOYD

Dia histórico para os 40 mil ''pinkfloydianos'' que tiveram condições de quase lotar a Arena azul parapreencher o vazio que a banda Pink Floyd devia ao Brasil, compensada em parte pela apresentação do Roger Waters em 2012, no Beira Rio e agora magnificamente complementada pelo David Gilmour, que contou ainda com o brilhante saxofonista brasileiro João Mello. 
Perdoem-me os seguidores do Roger Waters, mas este show do David Gilmour, na ''Arena do Grêmio'', sem dúvida alguma é mais Rock (e agora também rola um Jazz misturado com Blues na bela canção ''The girl in the yellow dress'', portanto para mim, ''sonora e musicalmente mais cativante'' que o ''inigualável super espetáculo'' do Waters no ''Beira Rio do Inter'',
porém '''Pink Floyd é Pink Floyd''' e certamente não tem outra banda que a supere em todos os aspectos do entretenimento da Arte da Música neste planeta chamado Terra!!!
OBS. Registro que as imagens na possuem boa resolução pelo fato da pouca luz e a enorme distância do palco, clicadas no braço e regadas a budweiser não geladas como as heinekens...!!!




























TRACTEBEL É CONDENADA NO SUL DE SANTA CATARINA

A multinacional TRACTEBEL deve não apenas pagar os salários atrasados dos mineiros, mas uma indenização aos mesmos por se submeterem a trabalhar em ambiente altamente insalubre e de altíssimo risco, para extrair o minério que sacia a fome da famigerada queima na Jorge Lacerda 857MW, gerando a mais poluente e cara das fontes energéticas existentes no planeta!
A mesma Justiça deveria exigir mais responsabilidade às mineradoras que tratam os recursos naturais de forma brutal em nome de um lucro ganancioso e infeccioso!!!
Portal de Notícias da região Sul de Santa Catarina
WWW.SULINFOCO.COM.BR|POR SUL IN FOCO - WWW.SULINFOCO.COM.BR

TRÊS IMAGENS QUE ALERTAM SOBRE ASPECTOS PREVENTIVOS NA REGIÃO DE OCORRÊNCIA DO FURACÃO CATARINA - O PRIMEIRO DO ATLÂNTICO SUL

Tadêu Santos em Araranguá - SC
Foto Eduardo Gorini Veiga em Torres RS

Autor ainda não identificado em Arroio do Silva SC


A primeira é de Torres no RS, captada pelo arquiteto Eduardo Veiga, a segunda foi no Arroio do Silva e enviada pela professora Jackie Fernandes(que não sabe o autor) e a terceira foi captada em Araranguá por mim, do qual manifesto preocupação com esta segunda passagem de ''nuvens naves'' na região sem causar nenhuma tempestade acentuada em relação ao volume e dimensão da mesma, considerando que a região foi epicentro do furacão Catarina em 2004.
OBS. Não tenho conhecimento da aplicação de políticas preventivas e de adaptação eficazes a possíveis eventos extremos do clima na região!!!
OBS. Me considero uma vítima, pois me senti impotente perante a violência da tempestade enquanto estava na rodovia BR101, dai a razão de motivar a realização dos três EFAMuCs em 2005, 2009 e 2014.

20 dezembro, 2015

ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM do Chico Faganello e direção de fotografia do Marx Vamerlatti



ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM 

''Xucro, oração do amor selvagem'' era o título original. Eu teria mantido apenas alterando a nomenclatura para ''CHUCRO'', exatamente com ch..!!!)
Recomendo assistir e divulgar esta produção do Cinema Catarinense - Ainda em cartaz nos Cinemas deste país!!!
Sinopse: Uma sociedade isolada no interior do Brasil vive a ascensão de novas religiões e seitas. Nela chegam um viúvo (Chico Diaz) e a sua filha (Camilla Araújo), em busca de uma vida tranquila. Mas o que pareceria ser a felicidade no acolhimento de uma local (Sandra Corveloni) torna-se um labirinto de ciúmes, fanatismo e violência, conduzidos pelo líder religioso (Ivo Müller). Obs. Destaque para os atores iniciantes...
A direção é do consagrado Chico Faganello e a fotografia do jovem
Marx Vamerlatti.

15 dezembro, 2015

LICENCIAMENTO DEVERÁ MUDAR; DESMATAMENTO MORRO DOS CONVENTOS; DAVID GILMOUR E ORAÇÃO DO AMOR SELVAGEM

Cidadania Ambiental

Araranguá– SC, 16 de dezembro de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO PAÍS SERÁ REVISTO PELO CONAMA TENDO A SÓCIOS DA NATUREZA COMO UMA DAS INTEGRANTES DO GRUPO DE TRABALHO GT!
Como ''Conselheiro da Nação'' e coordenador geral da ONG Sócios da Natureza, participei da reunião extraordinária da Câmara Técnica de Controle Ambiental-CTCA do CONAMA para analisar a proposta de revisão da Resolução nº 001/1986, que dispõe sobre critérios e diretrizes gerais para o licenciamento ambiental apresentado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente-ABEMA, no dia 11/12/15.

Como a proposta de revisão do licenciamento ambiental tem sido uma bandeira nossa desde 2009 quando passamos a integrar o CONAMA, principalmente no que toca ao processo que apresenta fragilidades como a mercantilização do EIA-RIMA e a teatralização das Audiências Públicas, da mesma forma que as compensações ambientais que nada compensam, votamos favoravelmente a continuidade da proposta condicionada a criação de um Grupo de Trabalho GT, do qual participaremos como representantes da sociedade civil.

Os trabalhos iniciam a partir da segunda quinzena de janeiro de 2016 devido a ameaças de interferência do Congresso Nacional nesta área ambiental que compete ao Conselho Nacional de Meio Ambiente-CONAMA (O Parlamento Verde deste país), como instância normatizadora legítima da legislação ambiental brasileira.

Observando que vim correndo para participar da última reunião do COAMA realizada no sábado pela manhã na sede da Pura Brasil, onde deliberamos várias demandas, finalizando com almoço no Restaurante Cesa no Morro dos Conventos.

A DECAPTAÇÃO DAS ÁVORES DO CAMPING MORRO DOS CONVENTOS (E DA MATA NATIVA PARA LOTEAMENTO DA DIMASA NA BR-101)
Apesar de serem exóticas, de proporcionar pouca anatomia para ninho de pássaros, de expelirem uma resina tóxica gerando afugentamento de espécies da avifauna, com o solo da sua base contendo poucos nutrientes para crescer espécies nativas, como a grama, por exemplo,mas eram árvores que tinham a função de captar carbono e uma relação platonicamente paisagística com a vizinhança e por pessoas que por ali passam durante décadas, ou seja, da vegetação verde do Camping do Morro dos Conventos. Da mesma forma e, não tão grave, quanto ao desmatamento de mata nativa promovido pela DIMASA às margens da BR-101, um crime ambiental imperdoável.
Mesmo com todas estas estranhas genéticas temos observado uma significativa presença de pássaros na área de entorno quando faço caminhadas para fotografar e soube que os vizinhos do lado oeste estão percebendo mudanças na temperatura e na dinâmica dos ventos, ou seja, houve impacto ambiental aos ecossistemas locais. Daí a necessidade urgente de replantio de árvores no local como forma de substituir a função das que foram cortadas ou decapitadas com o consentimento da FAMA na ocasião...!
Temos sugerido a PMA e a FAMA que ao solicitarem o corte de árvores em qualquer local privado ou público, se faça uma comunicação pública ou específica àvizinhança,justificando a supressão de modo que a comunidade tome conhecimento antecipadamente, ora para contestar ou para adaptar-se com o fato de haver a futura supressão, porém com substituição por espécies nativas conforme determina a legislação.
OBS. A ONG Sócios da Natureza tem desde 2009, quando passou a ser conselheira do CONAMA, insistido na revisão da 001/86 que dispõe sobre licenciamento ambiental e no dia 11/12/15 foi aprovada uma proposta para criar um GT que tratará de alterar e adaptar normas do processo das licenças em todo país, flexibilizando-as e corrigindo falhas com objetivo de tornar mais simples, porém mais sério e idôneo, de modo a garantir o equilíbrio ecológico dos ecossistemas dos biomas deste glorioso Brasil!

A PORTEIRA DE ACESSO À PRAIA DO MORRO DOS CONVENTOS FICOU ABERTA E...
Centenas de veículos acessaram a praia do Morro dos Conventos,neste domingo de 13 de dezembro de 2015, porque o serviço de arrumar as crateras que impediam o acesso aos pedestres não foi concluído.

SHOW DAVID GILMOUR, EX-INTEGRANTE DO PINK FLOYD, NA ARENA AZUL EM POA/RS.
Não poderia deixar de assistir este histórico show do Pink Floyd, desta vez com David Gilmour, na quarta, dia 16 de dezembro, na Arena do Grêmio, mesmo após ser submetido a segundo biópsia da próstata na terça em Florianópolis.

Na próxima edição abordaremos os seguintes assuntos:
Ø   A ONG SÓCIOS DA NATUREZA PARTICIPA EM PARCERIA EM PROJETO DE TEMÁTICA AMBIENTAL A SER IMPLANTADO NO MORRO DOS CONVENTOS E ILHAS!

Ø  ESTREIA DO FILME ‘’ORAÇÃO DE AMOR SELVAGEM’’ NO CIRCUÍTO NACIONAL E O DEBATE ABERTO AO PÚBLICO COM O CHICO FAGANELLO, ELENCO E O MARX VAMERLATTI.



Sócios da Natureza
Organização Não-Governamental
CNPJ 02.605.984/0001-60
Ofício de Registro de Pessoas Jurídicas, Araranguá - SC Livro nº A-2, Folhas nº 039, Registro nº 364 de 18/05/1998.
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para Araranguá e a região sul de Santa Catarina.
(Prêmio Fritz Muller de 1985 e Menção Honrosa do Prêmio Chico Mendes em novembro de 2010,
instituído pelo ICMBio e MMA)
Ocupa a presidência do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA) e
a Coordenação Geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), além de ser
Conselheira Representante da Região Sul do País no Conselho Nacional de Meio Ambiente CONAMA
e Conselheira do FNMA
Integra o FÓRUM INTERCONSELHOS da Presidência da República que participou do PPA 2016/2019
CONSIDERADA DE UTILIDADE PÚBLICA PELO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ
Lei nº  1817 de 15 de junho de 1998
‘’trabalhando exclusivamente de forma voluntária e sempre buscando objetivos de interesse coletivo’’

Rua Caetano Lummertz nº 386/403 CEP 88900 043 Araranguá– Santa Catarina
Celular: 48 9985 0053

09 dezembro, 2015

BADERNA SONORA NA RAMPA DE VOO LIVRE E NO FAROL / COP 21 / COY 11 / TRAGÉDIA MARIANA

Cidadania Ambiental
Araranguá SC, 09 de dezembro de 2015
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


BADERNA SONORA NA RAMPA DE VOO LIVRE E NO FAROL DO MORRO DOS CONVENTOS.
Este ''paraíso'' não merece tanta ingratidão. Ingratidão que perturba não apenas os humanos, principalmente crianças, idosos e enfermos, mas também os animais domésticos e toda a fauna que habita a floresta verde que protege a falésia, uma APP de relevância ecológica única e espetacular. Um crime ambiental que precisa ser punido!!!
Na madrugada de sexta para sábado, dia 05/12/2015, vários carros com som automotivo em altíssimo volume fizeram a festa/rave nestes dois locais públicos, perturbando o sossego alheio de quem mora no entorno e da fauna que ali habita.
Desta vez a Polícia Militar não agiu eficazmente contra os baderneiros, pois apenas as 05:00 horas da madrugada é que apareceram no local e apenas orientaram os baderneiros a baixarem o som. Drogados e alcoolizados não obedeceram e voltaram a ligar o som em altíssimo volume! ...isto é desobediência civil, que gera violência, outras contravenções e crimes...
Eu liguei ao 190 às 08:00 horas a pedido de amigos que já haviam ligado desde as 04:00 horas pedindo ao 190 que tomassem providências, pois ninguém conseguia dormir e o policial atendente respondeu que para multar é preciso uma vítima ir até o local da denúncia para realizar o Termo Circunstanciado... Isto uma total afronta a cidadania, como uma criança, um idoso, um enfermo ou deficiente irá reclamar ou ir ao local da baderna para se caracterizar como vítima da poluição sonora - a terceira mais prejudicial à saúde pública conforme a OMS.  
Ora, o artigo 42 da Lei de Contravenções Penais não aponta esta condição, apenas diz: Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios: I – com gritaria ou algazarra; II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais; III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;...
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.
OBS.1- Será que as pessoas que não conseguem dormir e que tem que ouvir na marra o bate estaca ou pancadão terão que ir até o local se expor e correr o risco de algum tipo de ataque, seja com agressão física ou arma ou perseguição, pois nada se duvida nestas circunstâncias...
OBS.2 - Recorremos a AMOCO no sentido de junto a Prefeitura Municipal buscar uma solução junto a Polícia Militar e o Ministério Público Estadual.
OBS.3 - Caso o Poder Público não solucione, teremos então conforme sugerido aqui neste espaço, contratar vigilantes para manter a Ordem Pública nestes locais mencionados!!!

TRAGÉDIA MARIANA E A NOSSA MANIFESTAÇÃO...
Se a arrecadação do município de Mariana/MG depende da mineração, então certamente o prefeito que está na COP 21, em Paris, foi eleito com apoio das mineradoras e agora está com um discurso de vítima e ''alternativo a outros meios de produção''', ou seja, está ''cuspindo no prato e tirando proveito da desgraça...''
(Já vi este filme aqui na região sul de SC!!!, por isso é enquadrada como uma das 14 áreas ambientalmente mais críticas do Brasil, de acordo com o decreto presidencial 85.206/80).
Fico ainda mais com pena de Mariana!!!

DC / G1
Interessante e oportuna matéria, porém incompleta e com dados e informações errôneas, como por exemplo, a quantidade de mortos em Tubarão foi 199 e não 119 e não como mencionara. 
Não mencionaram o deslizamento em Timbé do Sul/SC, na trágica noite de Natal de 1995, com 29 mortos, na ocasião, este deslizamento ou desmoronamento nos Aparados da Serra Geral havia sido considerado o maior do país. Acesse o link www.tadeusantos.blogspot.com para encontrar mais informações.
Lamentamos a tragédia criminosa e anunciada de Mariana/MG, mas precisamos dar atenção ao nosso espaço territorial/local, porque se cada um cuidar/fazer a sua parte, o global estará mais equilibrado, não?!

COP 21 PARIS (Comentários postados nas matérias Natureza do G1) 
Se existe uma ameaça à ocorrência de um colapso desta civilização, que se diga já iniciou com a intensidade e frequência das adversidades e mudanças climáticas, apontadas como resultante do desequilíbrio da camada de ozônio, então deveria haver um acordo para parar de vez com as emissões de CO², ou seja, AGORA!!!
A decisão não é difícil, afinal trata-se da ''manutenção da vida no planeta'', mas envolve capital grana, como sempre são os pobres que sofrerão, porém chegará um momento que todos serão afetados!
O desequilíbrio climático é resultante da queima de combustíveis fósseis desde o século XIX, emitindo CO² além da necessidade que a camada de ozônio necessita. Aqui a prioridade é conter o criminoso desmatamento na Amazônia! Enquanto que as térmicas (a carvão, gás e óleo) e o transporte nas cidades pouco são citados no Brasil como fontes emissoras de gases efeito estufa. Uma pena!
Tanto o carvão mineral nos EUA quanto aqui no sul do país, o tal de ''ouro negro'' é barato para extrair do subsolo, o governo dá de graça a mineradoras, porém ao ser queimado nas térmicas se torna a energia mais cara e mais suja de todas.
Quanto à cobrança não sei não! Esta condição de ''poluidor pagador'' permite continuarem poluindo e a caótica situação ambiental não suporta mais tanto impacto na natureza e mais CO² na já desequilibrada camada de ozônio!!!

SOBRE A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA COY 11 
Amigo Tadêu Santos somos imensamente gratos por partilhares conosco tua experiência e por dedicares tua vida para o bem comum. És um guerreiro solitário muitas vezes, mas se te servir de alegria... tua vida me inspirou e agora inspirará mais e mais jovens, somos esse exército do bem, do bem comum!!! 
Gratidão também por tua presença em nossa conferência, sua contribuição foi inestimável, gratidão ao 
Marx Vamerlatti e sua companheira por eternizarem e tornarem compartilhável esse momento! Sem dúvidas o compromisso de gerações está assumido por nós e contamos sempre com os teus conselhos e olhares para alcançarmos o MELHOR PARA TODOS, em Santa Catarina, no Brasil, na América Latina e a Mãe Terra! Graças por tua vida e tua história grande Tadêu Santos!!!

Na próxima edição abordaremos os seguintes assuntos:
·        BREVE RELATO DA PALESTRA NO CEJA OCORRIDA NO GRÊMIO FRONTEIRA
·        E ATÉ ONDE IRÃO CHEGAR OS PAÍSES COM A COP DE PARIS?
·        COMO REDUZIR O LIXO NOSSO DE CADA DIA?
·        O PLANO DIRETOR E O PROJETO ORLA IRÃO SE ENCONTRAR!!!
·        PLANO DE BACIAS DO ARARANGUÁ FOI CONCLUÍDO!!!