28 agosto, 2014

CA: DOC ENTREGUE A MINISTRA; ENTREVISTA A PESQUISADORA DO CNPq UFSC e outras informações

Cidadania Ambiental
Reunião antecipada com Izabella Teixeira e assessoria ministerial...
Araranguá – SC, 26 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link do blog SOCIOAMBIENTALISMO em vários sites)

DOCUMENTO ENTREGUE A MINISTRA IZABELLA TEIXEIRA
Ministra Izabella Teixeira
Com apoio da bancada ambientalista do CNEA, constituída legitimamente por 11 entidades representativas das cinco regiões e biomas deste glorioso país, viemos através deste documento sugerir, desafiar e usando suas palavras na reunião de ontem, dia 19/08/14, provocar a continuação do debate sobre o aprimoramento do licenciamento ambiental no Brasil, considerando a dinâmica causada pelo seminário de 2013 promovido pelo MMA neste democrático e inovador espaço do CONAMA – o mais antigo Conselho Consultivo e Deliberativo da Republica Brasileira.
Em nome da bancada ambientalista agradecemos sua determinação em realizar o ENEA no final deste ano de 2014, como forma de aproximar e fortalecer o ambientalismo brasileiro (tentado em 2010), promovendo a integração dos coletivos socioambientais atuantes, como também enaltecendo o coroamento dos significativos avanços obtidos nos últimos anos (principalmente no seu mandato), mas também com o compromisso de corrigir  erros cometidos na normatização das resoluções do CONAMA.
Propomos ainda aos técnicos do MMA a elaboração de propostas que venham estudar medidas no sentido de normatizar as emissões de gases efeito estufa como do CO², principalmente pelas térmicas a carvão na queima deste famigerado combustível fóssil, que ainda não possui nenhuma normatização porque não é considerada maléfica à saúde pública da população brasileira.
Agradecemos o empenho do MMA na motivação repassada aos representantes dos catadores na CNMA sobre Resíduos Sólidos em elaborar a Moção que reivindicava a cadeira vaga no CONAMA e o prometido apoio a desoneração as indústrias que utilizam produtos recolhidos do lixo para reciclagem, como forma de motivar o setor, objetivando, assim, a redução de lixo e consequentemente a preservação ambiental.  
Considerando que, dez das onze entidades ambientalistas, tentarão a reeleição nas vagas do CNEA, com possibilidade de reeditar a mesma composição para o mandato 2015 e 2016, solicitamos atenção e respeito as nossas aspirações e conceituações que são de ordem estritamente voluntária à causa ambiental deste país!
Considerando que o Congresso Nacional interferiu na competência do CONAMA em legislar normativas de cunho ambiental com o inconstitucional Código Florestal e a L140, registramos aqui o nosso protesto pela descortês atitude a soberania e credibilidade do CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. 
Que esta manifestação seja endereçada aos futuros governantes deste país, de modo que venham a assumir compromissos com a luta pela preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida a todos os brasileiros. Desde que mantida a sensatez do equilíbrio ecológico como garantia de sobrevivência das atuais e futuras gerações!
Reunião CP CNEA 

Reunião preparatória da Sociedade Civil com a Ministra



Transcrição: BOA TARDE SENHOR TADÊU SANTOS,
Sou Maria Lauri estudante de Ciências Sociais UFSC, pesquisadora no Projeto Associativismo Civil Participação e Democracia, Coordenado pela Socióloga Lígia Helena Hahn Lüchmann que também é  Professora associada do Depto. de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Conforme conversamos por telefone quarta feira dia 14-08-2014, estou entrando em contato para lhe enviar as perguntas que vão nortear nossa entrevista.
Segue abaixo um breve resumo sobre o Núcleo NPMS e também o Link da página do Núcleo, caso o senhor queira consultar sobre as atividades e linha de pesquisa que o núcleo trabalha. 
"O Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS), fundado em 1983, faz parte da Linha de Pesquisa - Movimentos Sociais, Participação e Democracia - do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC. Esta linha de pesquisa tem se consagrado como uma importante referência (nacional e internacional) nos estudos sobre movimentos sociais, sociedade civil, associativismo, participação política e democracia. Além da produção bibliográfica sobre o tema, vem multiplicando o número de pesquisadores e de produção acadêmica, através de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Tem contribuído para a consolidação de outros núcleos do gênero em outras universidades, bem como estabelecido parcerias com a sociedade civil e com instituições públicas, colocando também à disposição do público um acervo de publicações e banco de dados sobre estas temáticas".http://www.npms.ufsc.br/onucleo.php
(Esse email está indo com cópia para a coordenadora do projeto
Att:
Maria Lauri / Bolsista de Iniciação Científica CPNq.

OBS. Atendendo a solicitação da Maria Lauri a convidei para participar da reunião da FEEC ocorrida no dia 16/08/14 em Florianópolis, onde respondi todas suas perguntas.

FILMES RECOMENDADOS:
UMA LIÇÃO DE VIDA (The first grader) Direção do  Justin Chadwick, mesmo diretor de ‘’Mandela’’
Ótimo drama baseado em um fato real ocorrido no Quênia - ex colônia inglesa. Narra a história de um velho guerreiro tribal que ao tomar conhecimento que o governo lançou programa ‘’educação para todos’’ resolveu estudar para aprender a ler uma carta que havia recebido do governo, enfrentando uma série de dificuldades, mas encontra apoio da professora Jane Obinchu (Naomie Harris). Realmente a sofrida vida do Kimani Maruge (Oliver Litondo), é uma lição de vida e um belo exemplo para quem trabalha com educação escolar, concluindo com um final emocionante!!!
Uma frase vale um filme quando o aprendiz de 85 anos comenta que sempre é tempo para aprender enquanto os ouvidos não estiverem embaixo da terra! Tem umas tiradas bem atuais sobre Obama...

O CASAMENTO DE MAY (May in the Summer - 2013)
Escritora, filha de pai americano e mãe jordaniana, vive em Nova York com um mulçumano e volta para Amã com a intenção de realizar os preparativos para a cerimônia de casamento, mesmo contra a vontade da mãe. Comédia romântica bem dirigida pelo Cherien Dabis  e estrelado pela bela Cherien Dabis, com aparição do ator americano Bill Pullmann.

PRÓXIMOS TEMAS A SEREM ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         Publicaremos trechos do DOCUMENTO EMITIDO PELO IBAMA ACERCA DA NEGATIVA AO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ, com alguns comentários...

·         Qual a explicação para uma cidade que produz muito barulho como Araranguá, enquanto que outras cidades do mesmo porte apresentam níveis toleráveis!!!

·         A elaboração e os mecanismos que são necessários para garantir a efetividade do ‘’Plano’’ para a Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá continuam preocupantes...



22 agosto, 2014

CIDADANIA AMBIENTAL Edição 19/08/14: ‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA! BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO, POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 19 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(clique no link do blog para ler na íntegra e visualizar fotos)
(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


NÃO PARE NA PISTA – A melhor história de PAULO COELHO.



Surpreendi-me com a obra do diretor Daniel Augusto sobre o escritor Paulo Coelho, que confesso que tinha conhecimento da sua potencialidade literária a nível mundial, mas desconhecia a conflituosa vida desde a adolescência até a vida adulta quando conheceu Raul Seixas (divinamente interpretado pelo ator Lucci Ferreira) e que suas alucinadas inspirações passaram a ter sucesso junto ao público, apesar do rompimento da parceria...
Um bom roteiro da Carolina Kotscho proporciona aos irmãos atores gaúchos, Júlio e Ravel Andrade, a desempenharem as três fases da vida deste que atualmente é considerado o único escritor vivo que supera Shakespeare quanto ao número das traduções das publicações. A direção de fotografia também está elogiável, principalmente as de Santiago de Compostela na Espanha.
A estreia em Florianópolis ocorreu na quinta, dia 14/08/14, quando para minha surpresa e do meu sobrinho Carlos Alberto Aguiar, havia na sessão das 19:20h do cinema do Beira Mar Shopping apenas mais uma espectadora assistindo esta brilhante película sobre a biografia de um dos mais brilhantes brasileiros!   
OBS.I. No dia seguinte assistimos a comédia UMA JUÍZA SEM JUÍZO no Paradigma Cine Arte. Uma produção francesa recomendada aos que trabalham na área jurídica. Tive que mudar de lugar porque três mulheres riam de tudo, talvez porque se identificavam com as personagens do filme...
OBS.II. Minha filha e genro assistiram ontem com apenas 8 expectadores a sessão da noite! Considero isto um descaso ao Cinema Nacional e a um dos escritores mais lidos no mundo. Se fosse um filme sobre o ‘’Neymidia’’ certamente que a sala estaria lotada, então alguma coisa está errada ou podre neste Reino Tupiniquim!!! É preciso URGENTEMENTE repensar ou reeditar a Cultura e Educação deste país, não acham?!






O ACIDENTE AÉREO QUE PODERÁ MUDAR O RUMO DA POLÍTICA BRASILEIRA!
Tão logo tomei conhecimento da notícia do acidente aéreo comentei que a morte do candidato Eduardo Campos, neste momento e nesta circunstância, poderia mudar o rumo da campanha partidária com consequências e desdobramentos imprevisíveis na política deste país. Exemplos de momentos trágicos antes de eleições mostraram que a comoção popular interfere na decisão do voto, principalmente se os marqueteiros dos candidatos souberem trabalhar a opinião pública!
OBS. O enterro do neto do Miguel Arraes foi comovente e um dos maiores da história do Brasil, porém exageraram com um longo tempo na explosão de rojões de artifício.   

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘’’NATALINO: BANDIDO OU HERÓI?’’’ DO JOÃO DOS PINTOS DA SILVA
Participei do lançamento do livro “Natalino: herói ou bandido” do escritor João dos Pintos da Silva ocorrida no dia 09 de agosto de 2014, no bar Plaza no Calçadão de Araranguá, onde estavam também presentes a presidente da ALA, Léa Batista e o tesoureiro Osmar Nunes. Registro também a presença do médico e ex-deputado Martinho Herculano Ghizzo, do qual tinha seu pai Afonso Ghizzo na lista de acordo com os depoimentos do autor, como também conversei com o Romeu Darós, praiagrandense dos Três Irmãos. Tive o prazer de conhecer a Ana Maria Cardoso, filha do ‘’justiceiro’’ que eu conheci em Praia Grande, pois o mesmo era compadre do meu tio Nenê Pordêncio dos Santos.
Em função do lançamento desta biografia mantive contato com a minha prima Rosani que me repassou algumas fotos do Natalino e que vieram comprovar a minha declaração no Facebook de que era muito parecido com o ator Paulo Goulart.
Já tenho um argumento elaborado para desenvolver um roteiro para documentar a trajetória deste bandido ou herói ou justiceiro que viveu no sul de SC e norte do RS, ou seja, na Bacia do Mampituba.    

SHOW DO BRAZILIAN PINK FLOYD NO TEATRO LOTADO DO CIC EM FLORIPA
Um ‘’showzaço’’ com o teatro do CIC totalmente lotado com suas 980 confortáveis poltronas e excelente acústica na noite do dia 13/08/14. O vocalista e líder da banda é o praiagrandense Ariel Coelho, filho da professora sombriense Linaura e do músico Edmilton da Silva, ex-integrante do Conjunto dos Trogloditas da década de 70 em Praia Grande e Criciúma, junto com o Dorico, Glabes e Toninho.
Estava acompanhado da minha filha Juliana, do meu genro Sandro e do meu sobrinho Carlos Alberto Santos Aguiar. Registro ainda que visualizei a presença da conterrânea Stellamaris e sua filha e o araranguaense Felinto Pacheco, do qual conversei na saída.
O repertório da banda cover do Pink Floyd é empolgante e eletrizante com uma elogiável performance da banda Barriga Verde! Recomendo para quem gosta de Rock...
   
SEGUNDA REUNIÃO DA ‘’COMISSÃO PROVISÓRIA’’ PARA A REGULARIZAÇÃO DA FEEC 
Ocorreu no dia 16/08/14, a partir das 10:00h, na parte superior do Café Kairós, localizado na Praça XV, centro de Florianópolis, a segunda reunião da Comissão Provisória formada no dia 19/07/2014 objetivando regularizar a FEEC.
Presentes por ordem de apresentação: Carlos Alberto Aguiar – Ativista ambiental de Praia Grande, João de Deus Medeiros - Pau Campeche, Alexandre Lemos - Aliança Nativa, Bruno Bez - fotógrafo de Berlim, Maria Lauri - pesquisadora da UFSC, Pery Saraiva - advogado, Romy Blumdier Janz - cidadã de Florianópolis, Lúcio Dias Filho - Movimento Ilha Verde e Tadêu Santos - ONG Sócios da Natureza. Ficou deliberado pelo grupo que o advogado Pery, com apoio do biólogo João de Deus, irão estudar o estatuto da FEEC e a legislação vigente para, então, promover a devida convocação, via edital, para a eleição da próxima diretoria e respectivo conselho da FEEC. 
OBS. Outros pertinentes temas de conotação socioambiental foram colocados na mesa e produtivas e inovadoras propostas foram apresentadas e debatidas pelo grupo, do qual pretendemos publicar no Grupo FEEC após transcrever a gravação, como forma de gerar mais e mais debates entre as entidades catarinenses. 

NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

·         PALESTRA PROF. DANIEL JOSÉ DA SILVA NA ASSEMBLEIA DO CGBHRA Uma das palestras mais reflexivas sobre o adequado uso dos recursos hídricos promovida pelo CGBHRA e a proposta sobre a ampliação da REBIO DO AGUAÍ...

·        ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 19 E 20/08/14, O ENEA E A RESOLUÇÃO SOBRE AVES NOS AEROPORTOS...

·        BADERNEIROS SONOROS ESTÃO VOLTANDO A DOMINAR OS ESPAÇOS DE ENTORNO DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS...

·        ESGOTO EM VÁRIOS PONTOS DA CAPITAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA CONTINUAM CAUSANDO MAU CHEIRO, DIGO, FEDENDO...

·        A PRIMEIRA REUNIÃO DO COAMA COM A NOVA DIRETORIA SE REUNIRÁ NO DIA 08 DE SETEMBRO DE 2014.






12 agosto, 2014

IBAMA NEGA LICENÇA PARA PROJETO DE FIXAÇÃO DA BARRA/FOZ DO RIO ARARANGUÁ / SC

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 12 de agosto de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



IBAMA NEGA LICENÇA PARA PROJETO DE FIXAÇÃO DA BARRA/FOZ DO RIO ARARANGUÁ / SC (Esta é a notícia veiculada pela mídia. No próximo dia 20 faremos a verificação junto ao COPAH/IBAMA em Brasília.)



Pessoalmente sempre fui favorável a fixação da foz/barra do Rio Araranguá e, que se diga, mais ao norte, quando todo mundo apontava mais ao sul, afirmação comprovada pelas várias tentativas de abertura, tanto da prefeitura quanto dos pescadores e agricultores nos últimos 50 anos. Esta nossa constatação atendia uma preocupação em distanciar a interferência da obra no cenário paisagístico do santuário ecológico do Morro dos Conventos, quando inclusive em meados de 2008 passamos a concordar e publicar a posição tomada, motivado então pela sugestão do Luiz Bertoncini, conhecedor da dinâmica das águas do Rio Araranguá em trabalhar com a ideia de implantar os molhes mais próximo da localidade de Ilhas. Observo, no entanto, que posteriormente passei a preocupar-me quando surgiu o alerta sobre o risco de uma enchente vir a arrebentar antes dos molhes ora fixados, já que no projeto não constava nenhuma barragem costeando a margem para suportar a pressão que o rio faria, principalmente em cheias.



Todavia, na minha interpretação, houve falhas na origem, digo na procedência do recurso, obtido pela atenção e empenho do engenheiro Leodegar Tiscoski, na época Secretário Nacional do Ministério das Cidades, conseguindo garantir uma parcela de 28 milhões de um projeto federal que estava destinado apenas para a ''drenagem'' do Rio Itajaí. No nosso entender, na ocasião da conquista do recurso, deveriam alterar a finalidade para fomentar a pesca e o turismo, por exemplo. Porém, reconhecemos que estas questões são complicadas por causa da burocracia governamental.



O conflito das cheias em Araranguá é singular, pois a enchente chega lentamente nas áreas baixas dando oportunidade as famílias atingidas se retirarem ou se adaptarem, principalmente nos bairros da Barranca e da Baixadinha, que a partir da construção das várias compotas reduziram os alagamentos de pequenas cheias. Com a Duplicação da BR101 os transtornos que as grandes enchentes causavam ao alagar as pistas da rodovia federal (promovendo a interdição do tráfego por vários dias) foram solucionados para o tráfego, mas a obra poderá causar um efeito dique represando as águas...



Uma das perguntas que não queria calar era qual o comportamento do Rio Araranguá em uma grande cheia a partir da fixação seja mais ao sul ou mais ao norte: se a obra facilitaria o escoamento das águas ou se aumentaria o represamento da mesma considerando uma maré alta, por exemplo, que é muito mais potente que a forte correnteza das águas do rio!!!


Acompanhamos o início do processo de licenciamento ambiental como apoiadores, porém críticos da metodologia aplicada e principalmente do aspecto locacional! Na ocasião sugerimos ao engenheiro Leonardo Tiscoski, Secretário de Planejamento (que magnificamente conduziu o Plano Diretor de Araranguá, atualmente engavetado) a criação de um Grupo de Trabalho constituído por técnicos da prefeitura e representantes da sociedade civil, que resultou no Núcleo Gestor, a apresentação da proposta ao CGBHRA e ao MPF que foram respectivamente realizadas.



Mesmo com estes e outros democráticos mecanismos participativos proporcionados pela administração municipal da época, havia divergências em relação à condução do processo que se acentuou na atual administração que não possibilitou nenhuma abertura ou avanço participativo com os segmentos da sociedade civil, apesar de haver promovido a almejada alteração locacional para o ponto do Mangue Seco, onde acreditamos que atenderia as comunidades de pescadores, tanto de Ilhas quanto do Morro Agudo.



A questão se aumentará a cunha salina é um dos pontos mais complexos e de difícil conclusão, pois ela já é parte natural da dinâmica do Rio Araranguá, portanto não é um impacto ambiental ao ecossistema hídrico, impacto ambiental, sim, é a maldita e comprovada acidez da água causada pela mineração do carvão a montante da bacia, que descarrega também muito agrotóxico, lixo e outras drogas. Daí entendermos que o IBAMA se precipitou em afirmar que a cunha salina aumentaria sem se basear em estudos científicos, realmente profundos e idôneos, além de não oferecer opções ao projeto solicitando alternativas de propostas. No entanto, reconhecemos e concordamos que se deve evitar qualquer tipo de ação que venha a aumentar os índices de salinização dos cursos de água doce, considerando que 97% da água no planeta já é salgada e apenas 0, 03 é doce.



Temos conhecimento e concordamos que qualquer proposta de implantação de molhes na rebelde foz do Rio Araranguá causará significativos impactos ambientais, pois mudará a dinâmica do encontro das águas ao longo dos 7 km junto à orla, podendo também comprometer os frágeis ecossistemas estuarinos. No entanto, acreditamos que algo deve ser feito, tanto para reduzir a intensa poluição do carvão e do agrotóxico quanto para proporcionar navegabilidade aos quase 40 km de extensão. Uma das alternativas ecologicamente correta seria a permanente dragagem para evitar o assoreamento da foz, permitindo assim, a garantia da saída e da volta de embarcações do mar! 
  

O Município de Araranguá deve recorrer para não perder os 28 milhões conquistados pelo Tiscoski, como também pelos recursos dispensados e pelo intenso trabalho realizado pela administração do Mariano Mazzuco, do qual certamente este empenho deve ter continuado na atual gestão do Sandro Maciel.

A foz desta bacia necessita de algum tipo de correção, seja com a dragagem ou algum tipo de fixação, ou seja, com a recuperação do seu ecossistema comprometido pela poluição das minas de carvão e intenso uso de agrotóxicos. Em vários documentos manifestamos nossa indignação com a inutilidade deste majestoso curso d'água, que além de poluído não lhe é permitido a navegabilidade, mesmo possuindo um profundo calado para navegação de embarcações náuticas e um dos mais atrativos da região sul do país, seja para o ecoturismo, seja para a pesca artesanal.
Tadêu Santos
Ativista Ambiental






NA PRÓXIMA EDIÇÃO ABORDAREMOS SOBRE:

·         ''TRANSGAS'' - UMA FARSA TRAVESTIDA DE VERDE PRODUTIVA!!! Em outros países estão reduzindo o uso do carvão mineral, enquanto que aqui no sul de SC mais minas de carvão estão sendo abertas. E agora estão inventando outra forma de poluir além da queima, que é a proposta da desconhecida e mercantilista ''TRANSGAS'' de utilizar o carvão para fertilizantes e outros...
OBS. Tem prefeito já fazendo campanha para sediar a poluente indústria, sem se preocupar com a integridade dos recursos naturais e a qualidade de vida da população!!!

·         DIA 16 PARTICIPAREMOS DA SEGUNDA REUNIÃO SOBRE A REGULARIZAÇÃO DA FEEC...

·         DIA 20 E 29 PARTICIPAREMOS DE REUNIÕES DO CONAMA COM PAUTAS DE EXTREMA RELEVÂNCIA ECOLÓGICA PARA O PAÍS...



·         COMENTÁRIOS E IMAGENS SOBRE LANÇAMENTO DO LIVRO ''NATALINO: HERÓI OU BANDIDO'' do escritor João dos Pintos da Silva.








05 agosto, 2014

ATÉ OS CHINESES RECONHECERAM QUE O CARVÃO MINERAL MATA!!!

ATÉ OS CHINESES RECONHECERAM QUE O CARVÃO MATA!!!
...enquanto que aqui no sul de SC mais minas de carvão estão sendo abertas e agora estão inventando outra forma de poluir além da queima, que é a proposta da desconhecida e mercantilista ''TRANSGAS'' de utilizar o carvão para fertilizantes e outras drogas...
OBS. Tem prefeito já fazendo campanha para sediar a poluente indústria, sem se preocupar com a integridade dos recursos naturais e a qualidade de vida da população!!!
  • Agilmar Machado Desatino e ganância! O carvão já ceifou várias vidas pela pneumoconiose (adultos) e pela anencefalia (crianças). Foi um "progressp" excessivamente doloroso... Pior, riqueza detida por meia dúzia, em detrimento do sacrifício de muitas vidas...
  • Waldemar Pacheco Júnior A exploração do carvão poderia ser viabilizada desde que projetos de mitigação ambiental realmente fossem colocados em prática, o que não acontece na maioria das minas mundo afora, e não por falta de conhecimento. O Japão, por exemplo, usa o carvão com...Ver mais
  • Ademar Arcângelo Cirimbelli Também escutei esta matéria, nesta manhã, na CBN Diário - Florianópolis. Nossas Comunidades estão se conscientizando dos malefícios de um "progresso industrial" que desconsidera o meio ambiente, que compromete a Vida.
  • Tadeu Santos Oportuno depoimento do Agilmar Machado, ao classificar a atividade como desatina e gananciosa!!! Pessoalmente a considero ''criminosa'' mediante todo caos ambiental promovido na região carbonífera do sul de Santa Catarina. 
    Vi no Face que o prefeito Mu
    ...Ver mais
    há 2 horas · Curtir · 4
  • Virginia Maciel Rodrigo Reis O que aconteceu o projeto JAICA (acho que era esse o nome) de um grupo cientistas do Japão que trataria da recuperação ambiental da região carbonífera?
  • Tadeu Santos Ainda sou da controverssa teoria que o carvão mineral deve ser mantido nos subterrâneos para as futuras gerações, quando não mais haver vento e sol no planeta Terra! OBS. Certa vez quase fui agredido por expressar esta ideia!!!
  • Waldemar Pacheco Júnior Tadeu, é uma ideia romântica e plena de bom sentido, mas creio não ser necessária, uma vez que a utilização de energias alternativas, inclusive na queima do hidrogênio obtido do próprio ar pode, sem dúvida manter fontes energéticas às futuras gerações,...Ver mais
  • Tadeu Santos Respondendo a Virginia Maciel Rodrigo Reis. O projeto JICA, era oportunista e mercantilista, visava mais lucro do que recuperação e daí não interessou a ambas as partes...
  • Tadeu Santos Caro Waldemar Pacheco Jr., não é romântica não, é a realidade que o Agilmar Machado apontou. Precisamos conversar pessoalmente para esclarecer essas aparentes divergências...
  • Albertina Ghizzo Só o tempo dirá!
  • Waldemar Pacheco Júnior Não há divergências, Tadeu Santos, mas apenas ângulos diferentes de observação sobre o mesmo tema. Eu digo romântica porque, se não houver o sol, a temperatura deve chegar ao zero grau kelvin, logo, cessando toda e qualquer atividade molecular, portant...Ver mais
  • Tadeu Santos ....mas se existem outras comprovadas fontes energéticas em funcionamento, como as renováveis solares e eólicas ou mesmo algumas hidrelétricas, porque acreditar que existem outras formas de tecnologias limpas ou de queimas com emissão zero através do carvão!!!
  • Waldemar Pacheco Júnior Não tiro do mérito o mau uso do carvão, Tadeu Santos, mas coloco em pauta a possibilidade de esse mineral se tornar um aliado à sustentabilidade. A pura queima é um desperdício, pois somente os seus gases é que efetivamente geram o processo de combustã...Ver mais
  • Agilmar Machado Desde o alvorecer da década de 20 (século XX) que passou a se explorar essa atividade no sul catarinense, começando pelo atual município de Lauro Müller, onde foi o carvão descoberto. O "boom" ocorrido a partir dos anos 40, de então, e o início da IIa....Ver mais
  • Tadeu Santos uau!!!
  • Virginia Maciel Rodrigo Reis Na minna humilde opiniao, sem entrar no merito ou do mau, o carvao ja cumpriu seu papel na economia do sul do estado. O tempo e outro e a hora e de voltarmos nossas forcas para o desenvolvimento turistico e a preservacao do que nos resta de meio ambiente.
    • Waldemar Pacheco Júnior Sempre há conhecimento a ser aplicado:http://www.portaldomeioambiente.org.br/.../9091...

      www.portaldomeioambiente.org.br
      A mineração é um dos setores básicos da economia mundial, que contribui de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida da população, movimentando bilhões de dólares anualmente e propiciando tecnologia e conforto para a nossa sociedade. É impossível imaginar as nossas vidas sem a presenç…
    • Tadeu Santos Me perdoe Waldemar, mas não posso concordar com a sua propaganda de uma tecnologia que ''aparentemente resolve'' uma das fases do longo processo de exploração do carvão até a famigerada queima na geração de energia. Mineradoras não aplicam estas tecnologias porque reduzem o lucro do setor carbonífero. 
      Isto é fantasia e maquiagem coméstica como afirma o prof Arsênio Sevá, da UNICAMP, enfatizando que no caso dos rejeitos do carvão a solução mais garantida é depositá-los em uma imensa catacumba de concreto e lacrar, porém ainda não resolve outros impactos causados pela extração, beneficiamento e queima deste combustível fóssil mais poluente e mais caro de todos!
      há 3 horas · Curtir · 1
    • Roberto Porto Daros É meios para despoluir tem só falta vontade política... Abç.
      há 2 horas · Curtir · 1
    • Waldemar Pacheco Júnior Tadeu Santos, é possível fazer um rol de tecnologias aplicáveis em qualquer fase da mineração do carvão que não apenas evite impactos negativos ao meio ambiente, mas também possibilite ganhos sociais, através da empregabilidade, e econômicos, uma vez que possam dar frutos utilizáveis nos meios empresariais. Como afirmei anteriormente, no atual modelo de exploração/utilização do carvão, há minha total contrariedade, mas seria insensato negligenciar com o conhecimento que possa transformá-lo em recurso aliado às questões sustentáveis. Sem dúvida que, hoje, ainda impera a valia do retorno rápido, com baixos investimentos e alta lucratividade na toada de produção em massa, o principal motivo de havermos um passivo que deve durar séculos e séculos para resolvê-los. Entre o 8 e o 80 sempre há soluções! 
    • Agilmar Machado Exitem várias soluções para banir os males causados pela produção extrativa do carvão. O grave problema é que esses processos acabam recaindo no custo de produção, fator que sempre pesou negativamente no não cumprimento dessas soluções. Todo o qualquer rejeito e até dejetos domésticos e de outras indústrias têm tratamento, mas demandam medidas que minimizam os lucros (e aqui reside o pomo da discórdia). Até mesmo filtros exigidos nas chaminés de termoelétricas são aplicados (ex-Usina de Capivari), mas pelo alto custo de operação são desativados em determinados períodos e acabam por serem jogados sobre uma cidade in=teira (Tubarão-SC) durante a noite. Constatei isso quando residi em pleno centro daquela cidade: durante o dia não havia nenhum resíduo poluente porém, à noite, a cinza e densa fumaça tudo invadia. Repito: existem soluções para todos os males ambientais, mas dificilmente são adotados.A questão empregatícia sempre foi o "argumento forte" usado pelos que agem sem cumprir as regras recomendadas não somente nesse particular como em todos as ocorrências que ferem o meio ambiente. Jamais aceitamos essa alternativa de cambiar a segurança e a saúde da população, ante o argumento de gerar empregos. Isso é argumento roto.
      • Waldemar Pacheco Júnior Agilmar, não me posiciono em relação ao carvão por uma questão apenas de empregabilidade, mas de bom senso na utilização desse recurso que, embora tenha sido nefasto nas questões ambientais e sociais, há potencial de uso, desde que se tenha tecnologia que evite e controle os já tão conhecidos impactos. Realizei alguns estudos quanto aos riscos de abertura/processos/desativação em minas de carvão, e tenho conhecimento acerca dos impactos, e não apenas, mas como se poderia realizar a exploração/utilização desse mineral. Em Tubarão, por exemplo, os rejeitos ao longo das décadas são de pH alcalino que, se retornassem às minas, evitariam em grande monta a drenagem ácida, mas, por uma questão de oportunismo econômico, agora é objeto de uso, a preço de banana, com cimenteira. O mau uso dos recursos e a negligencia do conhecimento é gera, na maior parte dos casos, os impactos negativos que hoje vivenciamos. Isto porque pensa-se no presente, sem nenhuma perspectiva do futuro.
      • Agilmar Machado Chegaste no ponto que aludo, Waldemar: toda a nefasta negligência jamais foi coibida e nem o será agora, quando as jazidas da principal bacia estão praticamente exauridas (Criciúma), com a mineração avançando rumo a Araranguá (já em Forquilhinha). Conheço concessões que seguem - pelo subsolo - até o extremo sul brasileiro, Só insisto: jamais houve interesse em adotar normas mais conscientemente aplicáveis. As próprias técnicas de extração ainda são as mesmas desde 1940, com raras e insignificantes melhorias no que concerne à necessária preservação ambiental.
      • Tadeu Santos Concordo plenamente com sua colocações Agilmar Machado. CaroWaldemar Pacheco Júnior, realmente você é um ferrenho defensor de uma fonte energética do passado a vapor onde não havia a evolução das renováveis, como as solares e eólicas, entendo que sua posição é a mesma coisa que andar na contramão da história! Teoricamente tudo parece fácil, mas a prática demonstra que o ato de extrair já é uma brutal interferência na natureza, seja com a sua romântica ilusão de que o homem cumprirá com todas as modernas regrinhas tecnológicas ou legais. 
        Estamos na era da internet que facilita o esclarecimento denunciando práticas criminosas contra os frágeis ecossistemas que forma a nossa biodiversidade. Não vejo porque ficarmos debatendo a criação da roda se a mesma já esta quase ultrapassada. 
        Lutaremos contra a abertura de minas de carvão em solo araranguaense e contra a instalação de mais usinas térmicas na região, porque existem comprovadamente outras alternativas de desenvolvimento que esta que leva aos caos ecológico, não apenas aqui na região sul de Santa Catarina, mas em todo o planeta Terra conforme dados estatísticos de degradação e desequilíbrio cientificamente comprovados em estudos das mais respeitadas instituições!