29 abril, 2014

CIDADANIA AMBIENTAL COM VÁRIOS TEMAS...

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 29 de abril de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


VEJAM O QUE TORRES FEZ COM A LAGOA DO VIOLÃO E O QUE ARARANGUÁ DEVERIA FAZER COM O BANHADO DA XV.

A lagoa do violão (foto ao lado) esta localizada no centro da cidade. O espaço preserva uma fauna composta por dezenas de aves e peixes diversos. Na sua margem, a flora é composta por árvores nativas e exóticas num cenário privilegiado pela natureza. No meio de sua extensão, uma ponte de aproximadamente 200 metros possibilita a travessia no entorno da Rua José Maia filho. Com infra estrutura de pista de caminhada, bancos e passeio de pedalinhos, a lagoa é um dos principais pontos de encontro de amigos e namorados nos finais de tarde. Além disso, é utilizada para a realização de esportes aquáticos.
Venha ser feliz aqui!
(Postada na linha do tempo do Renato Pereira)



TELHAS SOLARES, A ENERGIA RENOVÁVEL MAIS LIMPA!

            “Converter a energia do sol em energia elétrica está mais prático e mais fácil. Mais uma inovação sustentável no mercado da construção civil está se popularizando na Europa e Estados Unidos. São as telhas solares ou telhas fotovoltaicas. Se você ainda não teve a oportunidade de vê-las, não se preocupe, pois muito em breve elas serão bastante comuns nos telhados da sua cidade”. Leia na íntegra a coluna Construa com Consciência desta quinta no Universo Jatobá: http://bit.ly/OGivaT






CARVÃO MINERAL
PROAM SEMINÁRIO: Segundo Carlos Bocuhy, Presidente do PROAM, há falta de uma política nacional para a sustentabilidade e os princípios estabelecidos na Lei da Política Nacional de Meio Ambiente tem sido preteridos. "O Governo Brasileiro ainda incentiva e financia usinas termelétricas a carvão, enquanto o Painel Intergovenamental para Mudanças Climáticas-IPCC emite mais e mais relatórios sobre a gravidade da situação que afetará a vida de bilhões de pessoas". E a situação em São Paulo é ainda pior, pois há intensa concentração de população sem priorização de investimentos que garantam segurança hídrica, como os processos de despoluição", conclui.


AVES COLORIDAS!!!

Aves coloridas embelezaram ainda mais o cenário do final de tarde nos céus de Araranguá, quando a imensa maioria são pretas ou algumas vezes brancas. Para minha satisfação pousaram em uma árvore próximo do meu prédio quando então foi possível captar com o uso de lente de aproximação, perdendo assim um pouco da qualidade, mas valeu como registro!
Pergunto se alguém sabe identificar a espécie das aves mostradas nas imagens abaixo?
O Sérgio Tadeu as identificou: As fotos são de marias-faceiras.
Comuns na nossa região, mas não no perímetro urbano.
http://www.wikiaves.com.br/maria-faceira
Trecho copiado do site >http://www.tierramerica.net/2002/1021/pconectate.shtml
Espécies migratórias
Os pesquisadores determinaram que as condições climáticas, a busca de alimentos ou de lugares adequados para a construção de ninhos são motivos importantes para a migração. Mas, esta conduta tem alguns mistérios: por que algumas espécies viajam distâncias tão grandes? Como souberam, no principio, para onde deveriam dirigir-se? Entre as espécies migratórias conhecidas há numerosas baleias, tartarugas, peixes ou aves, estas, talvez, as mais conhecidas porque seu vôo realizado a cada ano é mais claramente visível. Atualmente, os pesquisadores recorrem a modernas tecnologias, como instalação de transmissores ou mesmo acompanhamento com satélite, para descobrir mais sobre a natureza das migrações.

A ''MARDITA'' DA DROGA DA POLUIÇÃO SONORA!!! 

...pessoalmente não aguento mais ruídos de motos com descargas alteradas (sejam pequenas ou grandes!!!), principalmente no período noturno, acho uma ofensa aos ouvidos de todos os seres vivos,
como também não suporto mais os sons automotivos, sejam altos ou apenas o hipertensivo bate-estaca,
da mesma forma a propaganda sonora abusiva, agora também aos domingos!!!
OBS. A população está sofrendo, mas não manifesta sua revolta, ora porque receia represálias, ora porque não dá tempo de reclamar dos baderneiros sonoros tamanha é a velocidade que transitam nas vias públicas...
OBS. Poderei até vir a pagar caro por esta declaração, mas considero não apenas transgressores do trânsito e das contravenções penais, mas criminosos e porque não classificar como ''''bandidos traficantes sonoros...'''', daí a razão do título!!!


JARDIM ALCEBÍADES SEARA

Ficou legal, mas teria ficado melhor se tivessem destinado um espaço para um pequeno bosque no lado leste como havíamos sugerido,
onde seriam plantadas as principais espécies da Mata Atlântica do Município de Araranguá, servindo de referência para a população conhecer e valorizar a pouca vegetação nativa que resta!
A proposta do mini ''Jardim Botânico'', além de um abrigo a avifauna urbana seria um refúgio a pequenos animais em situações de ameaça ou pânico, como quando estouram ensurdecedores e perigosos rojões no perímetro central.  Naturalmente que o espaço deveria ser protegido para não permitir algum tipo de vandalismo.

AUDITÓRIO GODOFREDO SALVADOR NA SEDE DA OAB SC

Participei como convidado de uma reunião do Conselho da OAB, em Florianópolis, no auditório que tem o nome do advogado araranguaense ''Godofredo Salvador''.  Uma merecida e justa homenagem a um bravo guerreiro que lutou pela implantação da democracia neste país durante o regime da ditadura militar!  


PRÓXIMOS ASSUNTOS:
·        A polêmica gerada com a transferência da Favela do UCCA para um conjunto habitacional  a ser construído na Cangiquinha, Morro dos Conventos, próximo a Lagoa dos Bichos.

·        Relato comentado da apresentação dos cinco representantes da Prefeitura de Araranguá sobre os 10 pontos socioambientais levantados pelo COAMA no final de 2013 realizada no dia 28/04/14.

·        Relato comentado sobre a reunião no DNIT dia 29/04/14 do qual fui convidado por uma das empresárias instalada no trecho municipal...

''''A fotografia tem proporcionado a captura de imagens formadas por nuvens coloridas desenhadas pelos reflexos do solares, resultando em pinturas de verdadeiras obras de arte que por vezes duram poucos minutos, mas eternizadas pelo clique de quem está atento as estas oportunidades raras!'''' TS







27 abril, 2014

COAMA CONVIDA A PARTICIPAR DE REUNIÃO NO DIA 28

Como presidente do COAMA repasso este convite às Cidadãs/os a participar deste democrático momento do qual representantes da Prefeitura Municipal de Araranguá irão dirimir dúvidas, explanar e esclarecer dez pontos levantados por este conselho no final de 2013.

Morro Centenário em 26/04/2014
//////////////////////////////


O Presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA, no uso de suas atribuições,
convoca os senhores conselheiros a participarem da:
44ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Pauta da Reunião:
- Reunião com a participação dos Srs. Everton da Silva (Planejamento), Everson Casagrande (SAMAE), Alex Bianchin (SAMAE), Paulo Simon (FAMA) e Paulo Ricardo da Silva (Planejamento), com o objetivo de dirimir dúvidas e explanar sobre os assuntos questionados no Ofício n.º 011/2013 (listados abaixo), encaminhado ao Prefeito no final de ano passado, cuja presença foi confirmada pela chefe de gabinete, Sra. Mariléa Paulino.
1º Considerando que houve paralisação no processo do Plano Diretor de Araranguá e nas leis complementares, assim como a criação do inovador Conselho da Cidade.
2º Considerando que não se obteve mais notícias sobre o processo de licenciamento do projeto de fixação da foz/barra do Rio Araranguá.
3º Considerando a expectativa sobre o programa ''Cidades Sustentáveis’’ contidos no Plano de Governo e sugerindo a adesão ao Programa Nacional para Municípios Sustentáveis.
4º Considerando a estratégica continuidade do projeto de Coleta e Tratamento de Esgoto executado pelo SAMAE e sobre o Plano de Saneamento Básico...
5º Considerando a preocupação com a expansão urbana no entorno da Duplicação da BR-101, gostaríamos de saber sobre as negociações com o DNIT/MT sobre o trecho da Rodovia BR-101 que passará ao domínio do Município de Araranguá, considerando ainda que se trata de uma conquista da Sociedade Civil Organizada Araranguaense.
6º Considerando de extrema necessidade eco-turística saber qual a posição do Executivo mediante o projeto de transformação das APPs em Unidades de Conservação (UC) no Município de Araranguá, principalmente do Monumento Natural do Morro dos Conventos.
7º Considerando que o sucesso da CNMA foi a efetiva participação da sociedade civil e do setor privado da reciclagem, priorizando a exigência ao cumprimento do prazo pelos municípios para a implementação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, de acordo com a Lei 12.305/2010 (...e sobre a coleta de lixo?)
8º Considerando ser um conflito não apenas ambiental, mas um prejuízo social e econômico ao município, a população legitimamente representada no conselho quer a despoluição do Rio Araranguá e do sistema lagunar, baseado na Lei de Crimes Ambientais e na criação da FAMA.
9º Considerando ser uma área de interesse ecológico para o lazer e o abastecimento público da cidade, gostaríamos de saber o destino do Parque Açude Belinzoni e a área do banhado até a Av. XV de Novembro.
10º Considerando a Poluição Sonora como sendo a terceira mais prejudicial à saúde pública, de acordo com a OMS, solicitamos medidas urgentes para solucionar o conflito na área do perímetro urbano e gostaríamos de saber quais as tratativas com o MPF e a Polícia Militar sobre o conflito da invasão de veículos na praia do Morro dos Conventos (sendo que esta deve ser informada via e-mail aos conselheiros ainda este mês de dezembro de 2013).
A reunião realizar-se-á no dia: 28 de abril de 2014
SEGUNDA FEIRA -às 19:00 horas
Na sede administrativa do SAMAE - Serviço Autônomo Municipal de Água
Entrada pela guarita à Av. Cel. João Fernandes
Desde já agradecemos antecipadamente.
Atenciosamente.
Luiz Leme - Secretário do COAMA


26 abril, 2014

APONTAMENTOS DE UM BREVE CURRÍCULO AMBIENTAL DE TADÊU SANTOS

Tadêu Santos em 26/04/2014

Nome: Tadêu Santos. Nascimento: 22/07/1951. Local: Praia Grande / SC.
1996 – Passa a envolver-se com o movimento ambientalista.
1998 – Passa a fazer parte do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.
1997 – Inicia a mobilização contra a especulação imobiliária do santuário ecológico do Morro dos Conventos mantendo sua integridade até hoje, agora para transformar em UC Monumento Natural.
1998 – Inicia o movimento Desvio pela Vida, com objetivo de não permitir que a duplicação da rodovia BR-101 passe por dentro do perímetro urbano de Araranguá, motivando outras 49 entidades a pressionar o DNER e o IBAMA a liberar o contorno rodoviário atualmente em construção....
2000 – Inicia o movimento pró-comitê do rio Araranguá, culminando com a instalação oficial em 2002 e ocupando a presidência com mandato até fevereiro de 2004.
2000 – Passa a fazer parte do GTEnergia do FBOMS.
2001 – Assume a coordenação da Câmara Temática do Meio Ambiente do Fórum de Desenvolvimento do Extremo Sul Catarinense – FDESC e passa a mobilizar a criação de Unidades de Conservação UC na região sul de SC.
2001 – Mobiliza a formação do Movimento pela Vida com ONGs e Movimentos Sociais da região contra a instalação da termelétrica USITESC/440MW em Treviso.
2002 - Assume a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá
2002 – Passa a fazer parte do Conselho Consultivo dos Aparados da Serra – Itaimbezinho e Fortaleza e do pró-Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do rio Mampituba.
2002 – Eleito Coordenador Administrativo da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses – FEEC.
2003 – Mobiliza a criação e passa a integrar o Conselho de Política Urbana do Município de Araranguá.
2004 – Recebe o título de ‘’Cidadão Araranguaense’’ do Poder Legislativo Municipal pelos serviços prestados na área socioambiental aos araranguaenses. 
2005 – Coordena a realização do Primeiro Encontro sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas (EFAMuC) da região do epicentro do furacão Catarina.
2005 – Profere palestra no FSM de POA sobre a poluição causada pela extração e queima do Carvão e sobre a trágica experiência com o furacão Catarina.
2006 – Profere palestra na UNICAMP para doutorandos em Física abordando o conflito ambiental da região carbonífera do sul de Santa Catarina.
2006 – É processado judicialmente por Promotor Público MPE pelo fato de criticar a omissão do servidor público perante os problemas ambientais no município de Araranguá. Em 2007 um outro Promotor de Criciúma também abre processo judicial por danos morais contra Tadeu Santos, porque o mesmo declarou que o servidor público foi omisso...
2007 – Sofre ameaça de vida de ex-deputado e minerador, após audiência pública para a abertura de mina e usina a carvão em Criciúma.
2007 – Participa como convidado especial da Cumpre de los Pueblos em Santiago do Chile. 
2008 – Profere palestra na ‘’Cúpula Social do Mercosul’’ e também na ‘’Cúpula dos Povos’’ em Salvador / Bahia sobre as vulnerabilidades da população mediante as tragédias climáticas ocorridas em Santa Catarina.   
2009 – Coordena a realização do II EFAMuC com a participação de quase mil pessoas.
2009 – Representa a ONG Sócios da Natureza na bancada ambientalista do CONAMA / CNEA - Biênio 2009/2011.
2010 – É absolvido em dois processos, um sobre questões ligadas ao carvão e sobre poluição sonora.
2011 – Indicado conselheiro no FNMA pelo FBOMS
2011 – Assume a diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da Fundação Ambiental do Município de Araranguá  FAMA.
2011 – Profere palestra na UNICAMP sobre a poluição do carvão e as tragédias climáticas do sul de SC – epicentro do furacão Catarina.
2011 – Portaria 498 do MME não permite USITESC participar do leilão da ANEEL – Uma conquista da sociedade civil organizada do sul de Santa Catarina...
2011 – Lança livro MEMÓRIA E CULTURA DO CARVÃO EM SANTA CATARINA: Seus impactos sociais e ambientais, em conjunto com outros autores.
2011 – Indicado pela CP CNEA do CONAMA para integrar Comissão do PNMA / MMA.
2012 - Eleito vice-coordenador geral da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC

2012 - Eleito presidente do Conselho Ambiental do Município de Araranguá - COAMA
Tadeu Santos
Tadêu Santos 

23 abril, 2014

MAIS SOBRE O DESVIO CONTORNO DA DUPLICAÇÃO DE ARARANGUÁ... POLUIÇÃO SONORA: EXCESSO DE EXIBICIONISMO, ÁLCOOL E DROGAS!!! ECLIPSE LUNAR REGISTRADO DE ARARANGUÁ COM 62 IMAGENS.

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 22 de abril de 2014
(48 / 9985.0053 Vivo)


Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!




‘’AQUI O MEIO AMBIENTE É TRATADO COM SERIEDADE, OBJETIVIDADE, INDEPENDÊNCIA E ÉTICA!
BUSCAMOS DE FORMA ESTRITAMENTE VOLUNTÁRIA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO,
POR ISSO COMBATEMOS QUALQUER TIPO DE RADICALISMO OU EXTREMISMO’’


(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, no FACEBOOK, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)




MAIS SOBRE O DESVIO CONTORNO DA DUPLICAÇÃO DE ARARANGUÁ...


                Analisando a conduta dos técnicos do DNIT, na época DNER, durante o processo de mobilização pelo desvio da Duplicação da BR-101, iniciado em 1998, já demonstravam a prepotência em suas ações, tanto que anunciaram Audiência Pública apenas em Palhoça e Tubarão, fazendo com que tivéssemos que recorrer ao MPF para realizar também em Araranguá, ou seja, este foi o primeiro sinal de arrogância burocrática e de ''comprometimento'' do então DNER, que logo em seguida trocou de nome para esconder os descalabros administrativos.      Assim sendo, podemos concluir que ''não'' exerceram o papel de servidores competentes e prestativos, pois nos tratavam com descaso, principalmente depois que a missão do BID exigiu o projeto alternativo da transposição rodoviária por nós solicitada na reunião realizada no ATC, ou seja, o desvio por fora do perímetro urbano.  
                Na ocasião as 49 entidades entregaram suas respectivas solicitações ao Dr. Charles Wright e Luis Miglino, representantes do BID, inclusive as entidades contrárias também estavam presentes e tiveram a oportunidade de se manifestar, conforme registro em vídeo na íntegra que temos desde a chegada na reserva ecológica de Maracajá, acompanhada pelos japoneses do JBIC, do DNIT e do Ministério dos Transportes. O JBIC retirou seu interesse no projeto por considerá-lo ambientalmente impactante e o BID porque o governo Lula resolveu executar a duplicação com recursos próprios.
                Tanto é que tentaram empurrar aterro no traçado entre a Família Carneiro e a ponte sobre o Rio Araranguá, porém ao tomarmos conhecimento voltamos a mobilizar as entidades e políticos em uma histórica reunião no gabinete do prefeito para convencê-los de que não poderia ser aterro e sim elevado com pilares devido às cheias do Rio Araranguá. Logo em seguida fomos procurados porque o DNIT não estava conseguindo aval do TCU para obter um aditivo adicional pela mudança do projeto (que deveria ser mais barato!!!), quando percebemos o jogo político escrevemos ao TCU sobre o imbróglio, do qual fomos atendidos prontamente conforme parecer do desembargador relator.
                Por isso nem apresentaram o projeto da transposição à população araranguaense do qual solicitamos várias vezes, como uma espécie de desforra e, temos nossas dúvidas, se a qualidade da obra também foi relegada tecnicamente, desde o acesso sul que era para ser na balança até as deficiências e desníveis na pista, como também a carência de iluminação e sinalização no trecho.

                Na ocasião solicitamos prioridade nos acessos norte e sul por serem considerados mais importantes para a dinâmica rodoviária de Araranguá. Sugerimos a entrada do acesso norte por trás da Família Carneiro, criando no espaço um Belvedere e implantando uma escultura de 10 m de altura com dois outdoors homenageando a conquista da sociedade civil organizada. Mas de nada adiantou, pois executaram um acesso problemático, tanto no norte quanto no sul, deixando praticidade de acesso apenas de quem vem do sul para entrar no perímetro urbano de Araranguá, porém existe uma placa ''Pare'' que não deveria estar lá!!!
                A obra do desvio é comprovadamente útil e necessária por várias razões já apresentadas, mas incompleta e de qualidade técnica duvidosa porque não há fiscalização sobre as empreiteiras por parte do DNIT!!! Pena que o BID não continuou, pois não teriam permitido uma rodovia defeituosa e insegura!

POLUIÇÃO SONORA: EXCESSO DE EXIBICIONISMO, ÁLCOOL E DROGAS!!!

            Alguém muito poderoso que se considera impunível ou expugnável ou muito ''ignorante'' continua a circular nas ruas de Araranguá, ora com som alto ora com descarga/escapamento alterado em motos durante o dia, à noite e na madrugada. O que se passa na cabeça de uma pessoa transitar com som alto ou ficar correndo para produzir o ruído ensurdecedor na madrugada sabendo que pode estar perturbando o sono de centenas de pessoas que estão dormindo, pessoas que podem estar enfermas ou idosas, crianças ou qualquer um, até mesmo animais que por vezes entram em pânico pela intensidade dos ruídos.
                Álcool e drogas aliado a falta de educação podem ser as possíveis causas apontadas para esta delinquência revestida de alguma revolta enrustida que causa transtornos sociais e até perdas humanas, pois a velocidade e a violência estão associadas a estas flagrantes infrações e contravenções penais!!!
OBS. Quer curtir som alto use fone de ouvido, quer fazer barulho com moto vá para uma pista de competição, ou seja, quer estourar seus ouvidos faça-o, no entanto sem importunar os de outrem!!!     

ECLIPSE LUNAR REGISTRADO DE ARARANGUÁ COM 62 IMAGENS.



                Tentei, mas não consegui registrar o clímax do eclipse da Lua da forma como desejava, em virtude de deficiência técnica a partir da câmera e do tripé (e do frio!). Tive dificuldade em fazer foco na principal imagem quando a Lua estava totalmente avermelhada ou cor de sangue, quando é a mais divulgada pelos profissionais. 
                Mas fiz um ensaio experimental que considero valioso, mesmo sendo amadorístico, pois mostra todo o processo do eclipse. A postagem é em ordem cronológica, mas muitas vezes o Facebook espalha aleatoriamente, enquanto que a postagem no blog ficará na ordem correta.  A primeira imagem foi captada às 19:26 do dia 14/04 e a última às 06:16 horas da madrugada do dia 15/04.
                Como não deu para esperar o Sol postei uma imagem preparando-se para recebê-lo!!!
OBS. Talvez no próximo eclipse em 08 de outubro eu acerte mais com os erros cometidos nesta experiência!!!     
Para quem possa interessar todas as 62 imagens captadas durante o ensaio sobre o Eclipse da Lua estão em ordem cronológica no blog www.tadeusantos.blogspot.com



16 abril, 2014

ECLIPSE LUNAR VISTO DE ARARANGUÁ - Um ensaio experimental...


Tentei, mas não consegui registrar o clímax do eclipse da Lua da forma como desejava, em virtude de deficiência técnica a partir da câmera e do tripé (e do frio!). Tive dificuldade em fazer foco na principal imagem quando a Lua estava totalmente avermelhada ou cor de sangue, quando é a mais divulgada pelos profissionais.  
Mas fiz um ensaio experimental que considero valioso, mesmo sendo amadorístico, pois mostra todo o processo do eclipse. A postagem é em ordem cronológica, mas muitas vezes o Face espalha aleatoriamente, enquanto que a postagem no blog ficará na ordem correta.  A primeira imagem foi captada às 19:26 do dia 14 e a última às 06:16 horas da madrugada do dia 15.
Como não deu para esperar o Sol postei uma imagem preparando-se para recebê-lo!!!

OBS. Talvez no próximo em 08 de outubro eu acerte mais com os erros cometidos nesta experiência!!!