24 setembro, 2013

Cidadania Ambiental 24.09.13: MARX com dois filmes no FestRio 2013; Cidades Resilientes da ONU; PRAIA GRANDE DOS CANYONS...

Cena do filme O TEMPO QUE LEVA com Mayana Leiva
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 24 de Setembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM)

Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!

(Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)


MARX, O PRAIAGRANDENSE / ARARANGUAENSE TEM DOIS FILMES NO FESTIVAL DE CINEMA DO RIO DE JANEIRO!
Marx Vamerlatti em dose dupla. No curta-metragem "O Tempo Que Leva", o araranguaense/praia-grandense assina a direção de fotografia e também produz. No filme "Ensaio" dirige a fotografia do seu terceiro longa-metragem. Ambos os filmes estreiam no FestRio 2013.
O curta-metragem "O Tempo Que Leva" é protagonizado pela atriz Mayana Neiva e dirigido por Cíntia Domit Bittar. Estreia como "hors concours" no Festival do Rio 2013. O Diretor de Fotografia Marx Vamerlatti divide com Mayana Neiva o crédito de Produtor Associado do curta da Novelo Filmes. Segundo Vamerlatti, "foi uma decisão muito importante atuar como produtor associado. Amo fotografar filmes. E considero instigante e promissor produzi-los também." O curta tem sua estreia no Festival do Rio no dia 06 de outubro no Cine Odeon.

A TRAMA

O calor beira o insuportável. As poucas pessoas que restam na cidade estão fugindo para o interior. Mesmo com a iminência do fim do mundo, Jamila (Mayana Neiva) sai de casa com um objetivo: consertar seu ventilador.
LONGA "ENSAIO"


Marx Vamerlatti de novo. A estreia do longa-metragem "Ensaio" acontece em sessão de gala no dia 02 de Outubro no Festival do Rio. A direção do filme é de Tânia Lamarca. Vamerlatti assina a direção de fotografia do longa que terá exibição em circuito comercial. "Estou representando a cinematografia catarinense em um importante festival. Em dose dupla.", finaliza Marx.
OBS. Mais uma vez a família fica torcendo para que as obras cinematográficas das quais trabalha com muita dedicação e profissionalismo ganhe algum prêmio, no entanto, só a indicação já tem seu mérito!!!
OBSMarx publicou agora à noite: As duas mencionadas produções foram classificadas também para o Festival de Maringá e anuncia que irão com O TEMPO QUE LEVA pro 36º Festival Guarnicê de Cinema!! O filme foi selecionado e será exibido entre os dias 01 e 04 de Outubro, em São Luís, Maranhão! Parabéns a todos da equipe!


CIDADES RESILIENTES DA ONU
A Educadora Jacque Cardiga publicou no Facebook uma oportuna definição sobre resiliência (imagem ao lado, que me lembrou sobre o programa da ONU sobre CIDADES RESILIENTES, do qual passo a fazer um breve comentário).
Um catarinense estava em uma reunião na EIRD/ONU, em NY em 2011, para indicar cidades afetadas por eventos extremos do clima que possuíssem características para serem incluídas no Programa Cidades Resilientes da ONU.
Ao tomar conhecimento revoltadamente informo que o major indicou apenas seis, ou seja, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Tubarão. Como o conhecia e o admirava, pois o havia convidado a palestrar nos dois EFAMuC's que realizamos (do qual fostes integrante da Relatoria) liguei demonstrando minha indignação por não haver incluído Araranguá e/ou a região, que infelizmente é uma das únicas do Brasil que possui a violência das águas e dos ventos simultaneamente, sendo inclusive epicentro do Furacão Catarina.
Respondeu que incluiria na segunda fase. Não aceitei a ''furada desculpa'' e reclamei a Ouvidoria do Estado de SC. Não tenho como relatar aqui toda a polêmica gerada pelo conflito, mas o governador Colombo atendeu a recomendação da Ouvidoria. No entanto, ao concordar em incluir Araranguá, colocou Lages também.

Infelizmente não sabemos informar se a prefeitura respondeu ao questionário da ONU onde constam compromissos que devem ser assumidos pelo município

OBS. São estas e outras que a gente prova que estamos ''engajados de fato'' por um Araranguá ordenado e mais saudável!!!


Faz parte do folclore popular que Praia Grande não é praia e nem é grande, ou seja, que é a terra das duas mentiras! Contribuindo com o folclore, digo ainda que não é cidade, daí então seriam três mentiras!
Então vamos aos fatos. Seus rios têm praia sim senhor, não de areia, mas de cascalho ou seixo rolado e é grande sim, pois entre os 15 municípios da região da AMESC ocupa o 4º lugar com 278.580 km², e ainda é o que tem maior extensão, tanto que adentra no estado vizinho do Rio Grande do Sul. Quanto a definição de cidade procurei critérios no IBGE sem nada encontrar, no entanto, a considero como uma pequena e aconchegante cidade, baseado na descrição extraída do Wikipédia, do qual transcrevo abaixo a definição:
''''Estudos mais recentes procuram abordar a Cidade a partir de uma perspectiva mais complexa. Uma formação urbana ou um aglomerado humano, para ser mais adequadamente chamada de "cidade", deveria apresentar um certo conjunto de aspectos, entre os quais um determinado qualitativo populacional formado por indivíduos socialmente heterogêneos, uma localização permanente, uma considerável extensão espacial, um certo padrão de espacialidade e de organização da propriedade, a ocorrência de um certo padrão de convivência, a identificação de um modo de vida característico dos citadinos, a presença de ocupações não agrícolas, a presença de um quantitativo populacional considerável, cujo limiar é redefinido a cada época da história, a ocorrência de uma considerável densidade populacional, uma abertura externa, uma localidade de mercado, entre outras características''''



Lembrando ainda que 99% dos visitantes de parques são oriundos de cidades que vão à procura de lazer e aventura em locais inóspitos da área rural ou interiorana e não urbana de cidade, daí porque não acho estratégico chamar de ''Cidade dos Canyons''.
Vale lembrar ainda que sendo o município no Brasil que mais possui cânions, daí porque insisto (desde 1990) em denominar ''A TERRA DOS CANYONS'', que dá um apelo mais eco-turístico, mais selvagem, mais verde, portanto, mais original!!!



A não conclusão do asfaltamento da Serra do Faxinal é uma injustiça sociopolítica para com este município, não que a pavimentação vá alavancar o desenvolvimento, mas vai proporcionar oportunidades ao setor do turismo que poderá um dia fazer com que a população perceba que se faz necessário a elaboração (com o devido cumprimento) de um ''''Plano Diretor audacioso e abrangente''', com diretrizes que orientem e reordenem as atividades que são comprovadamente predatórias e impactantes aos ecossistemas locais.



OBS. As imagens foram clicadas no dia 09/09/2013 quando voltava da reunião do Parque Nacional dos Aparados da Serra (PARNAS) na sede do parque que fica no Itaimbezinho, esclarecendo que na parte superior que pertence ao município de Cambará do Sul, enquanto que abaixo da planície superior tudo pertence à Praia Grande, SC, tipo quando inicia o desfiladeiro no sentido vertical. Faço questão de mencionar esta condição, pois para muitos os cânions pertencem apenas ao RS, quando na verdade está localizado nos dois estados, ou seja, SC e RS.

19 setembro, 2013

Cidadania Ambiental 17.09.13: PARNAS e a Serra do Faxinal; Políticos corruptos são mais vândalos...; MAL DE PARKISON e HEMOFILIA

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 17 de Setembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)

PARQUE NACIONAL DOS APARADOS DA SERRA: Itaimbezinho, Fortaleza...
 (18 fotos publicadas em álbum no Facebook).
            Voltando da AGO do Parque Nacional dos Aparados da Serra (PARNA) ocorrida em sua sede no canyon do Itaimbezinho, cliquei algumas maravilhas deste santuário ecológico e de Praia Grande, a minha terra natal, que infelizmente não consegue concluir o asfalto da Serra do Faxinal. 
            Na última vez que estive no IBAMA em BSA (Dezembro de 2012), os técnicos mostraram a liberação ambiental para a continuidade da obra, liberada totalmente pelas Pererecas!!!
Está é faltando vontade política do governo estadual, que não tem como prioridade esta via pública de acesso ao PARNAS, o maior e mais belo Canyon da América Latina, competentemente chefiado pelo criciumense Deonir Zimmermann, mas que está preocupado com cortes de recursos para a manutenção básica do PARNAS.

            Nem os R$ 16 milhões das medidas compensatórias da Obra da BR-101 negadas para as Unidades de Conservação (UC) da AMESC foram destinados aos Parques Nacionais. Grana que ficará em Brasília. Uma Injustiça Ambiental que deveria ser investigada pelo MPF.
Só se cada um fizer a sua parte cidadã política existe possibilidade de ocorrerem mudanças benéficas à nossa biodiversidade.

            Ficou encaminhado na assembleia a elaboração de um documento, inicialmente partindo da visão do chefe do parque retratando a situação do PARNAS, a ser enviado aos órgãos responsáveis, inclusive a ministra do MMA onde via CONAMA entregarei pessoalmente.

Deixando claro que não estamos no poder, mas próximo, o que nos dá a possibilidade de ''cutucar peixe grande'' de forma diplomática! Este documento pode iniciar um movimento pró-UCs tratadas com descaso pelo governo federal, já que dispomos da internet como meio de divulgação midiática gratuita. A mobilização tem que partir das entidades não-governamentais da região de entorno do PARNAS.
            Assim também chama atenção do governo estadual em concluir o asfalto do Faxinal, caminho iniciado pelo meu saudoso amigo Abel Esteves de Aguiar e do Ari Pedro Borges, que me deu a oportunidade de dar uma mexida no desenho da Praça São Sebastião e do Dr João.





APENAS MINHA OPINIÃO! Afinal, sou apenas um Cidadão!
 (50 f
otos publicadas em álbum no Facebook)
Prezados,
''Vândalos e Baderneiros'' como a Globo (e outras mídias) tentam classificar os baderneiros e vândalos nas ruas deste país (que usam máscaras para se proteger de processos), na verdade são os '''políticos e governantes corruptos'' que desviam milhões de recursos públicos para interesses estritamente privados, ou seja, violência muito maior que cidadãos brasileiros tentam alertar e denunciar as injustiças sociais...
Roubam da EDUCAÇÃO, da SAÚDE e do MEIO AMBIENTE, apenas citar algumas da áreas prejudicadas com este ''VANDALISMO E BADERNA'' institucionalizada!!! Isto sim é que f...!!!
OBS. Retratado no filme ''V DE VINGANÇA''; Defensor da liberdade, o revolucionário inglês Guy Fawkes comandou, em 1605, uma tentativa de explodir as Casas do Parlamento e tomar o poder na Inglaterra. O golpe fracassou, mas desde um ano depois da execução e esquartejamento do ídolo anarquista e sete dos seus companheiros (em 1606), todo dia 5 de novembro é comemorado com festas e fogueiras no Reino Unido. Fawkes virou personagem de quadrinhos e inspirou o filme ''V de Vingança'', lançado em 2006, principal responsável pela popularização das sinistras feições.



                AS IMAGENS POSTADAS NA MINHA LINHA DO TEMPO NO FACEBOOK FALAM POR SI!!! 
DAÍ ENTÃO PROVOCO O DEBATE NESTE DEMOCRÁTICO ESPAÇO DO FACEBOOK....
PORÉM PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE AVALIEM AS IMAGENS POSTADAS NO ÁLBUM PARA ENTÃO ME CRITICAREM SE ACHAREM NECESSÁRIO.

RECOMENDO - CLIQUE NO LINK ABAIXO. VALE A PENA!!!
Recomendo, basta clicar no link acima. Realmente imagens tocam na gente...

NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS ALGUMAS POLÊMICAS, COMO A DAS PLACAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DE ARARANGUÁ...
...nesta semana que passou foi oportunamente comentado no facebook sobre as placas de propaganda privada sobre espaço público pelo médico Sette. Já havíamos sido consultados e de certa forma cobrados pelas ''placas'', no entanto esclarecemos que somos favoráveis a ''parceria público privada'', desde que, neste caso das placas, com um design não agressivo uma placa indicativa sem poluir ...

A VERDADE NUA E CRUA É INDIGESTA.
...a omissão e a neutralidade são posições cômodas para os covardes e cafajestes, enquanto que ser justo, agir com transparência, com seriedade, honestidade, entre tantas outras verdades incomodam muita gente neste país...
             
FOZ/BARRA DO RIO ARARANGUÁ
...E COMO ANDA O PROCESSO DO PROJETO DE FIXAÇÃO DA FOZ / BARRA DO RIO ARARANGUÁ?
...FORAM ATENDIDAS AS EXIGÊNCIAS DO IBAMA EMITIDAS NO PARECER DE DEZEMBRO DE 2012?
...O NÚCLEO GESTOR COMPOSTO PELOS SEGMENTOS ORGANIZADOS DA SOCIEDADE CIVIL AINDA EXISTE?

CARRO OFICIAL TUDO PODE!
MATÉRIA VEICULADA ONTEM NO PROGRAMA FANTÁSTICO MOSTRA QUE VEÍCULOS OFICIAIS PODEM ESTACIONAR OU FAZER O QUE BEM ENTENDER PORQUE NÃO TEM COMO SEREM MULTADOS PELA FALTA DE IDENTIFICAÇÃO NAS PLACAS E PORQUE, ORA, PORQUE SÃO ''''OTORIDADES!!!''''









MAL DE PARKINSON E A INCURÁVEL HEMOFILIA.
Nesta semana encontrei o Osmar Nunes, ex-prefeito de Araranguá onde conversamos sobre vários temas porque este senhor tem muita história e causos para contar. Confessou que uma das suas preocupações está em arrumar uma forma de ajudar a associação dos ''parkisonicos'', do qual o parabenizei, citando inclusive uma celebridade que sofria com o Mal de Parkison que foi o Cassius Clay.


Lembrei então ao ilustre parceiro da Academia de Letras Araranguaense (ALA) da tentativa que fiz a procura dos Hemofílicos de Araranguá, mas não encontrei nenhuma informação sobre os portadores desta ''doença do sangue solto'' (sem fator coagulante)  como eram popularmente diagnosticados os meus dois irmãos Carlinhos e Dalton em Praia Grande. Observando que o caso de Hemofilia mais conhecido no Brasil foi dos irmãos cariocas: o sociólogo Betinho, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário. 



09 setembro, 2013

Cidadania Ambiental 10.09.13: MOÇÃO CONTRA O ASSASSINATO E AMEAÇA/PERSEGUIÇÃO A AMBIENTALISTAS

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de Setembro de 2013
(48 / 9985.0053 TIM) 
tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com
           
            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.
OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



MOÇÃO CONTRA O ASSASSINATO E AMEAÇA/PERSEGUIÇÃO A AMBIENTALISTAS
            Na 3ª plenária do CONAMA de 2013, realizada no dia 04 de setembro no auditório do IBAMA, tentamos incluir como regime de urgência duas moções, a primeira contra a queima de combustíveis fósseis e a segunda em repúdio as ameaças e assassinatos de ambientalistas em virtude dos fatos motivadores ocorrerem após o prazo estipulado pelo regimento do CONAMA.       Porém apenas a moção contra a bandidagem que mata ambientalistas e que nos ameaça e persegue de várias formas (com retaliações, com intimidações, com ações judiciais, com boicote a projetos, com calúnias, com difamações e com agressões) foi aceita e posteriormente aprovada por unanimidade na plenária do CONAMA, mesmo após o representante do Ministério da Justiça implicar com a palavra ''hábeis'', ou seja, insistiu em trocar ''seis'' por ''meia dúzia'', procedimento normal no CONAMA ou em qualquer ou coletivo socioambiental.
OBS. A Moção contra a queima de combustíveis fósseis irá para aprovação na 4ª Plenária em 27 de novembro, antes do próximo leilão da ANEEL.




AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CRICIÚMA PROMOVIDA PELO MPF DE SC FOI EXEMPLARMENTE DEMOCRÁTICA E OPORTUNA... 
            Recebemos convite do MPF de Criciúma (com carta registrada e por e-mail), mas o auditório da AMREC era para estar cheio em razão da relevância da Consulta Pública promovida pelo MPF de Santa Catarina. Às vezes desconfiamos que parte da sociedade civil não seja tão organizada e atuante naquilo que realmente é decisivo em suas vidas. Após as falas dos procuradores coordenadas pelo Marcelo da Motta, seguida pelo Darlan Dias, Patrícia Muxfeldt e finalizando com a Andréia Rigoni Felipi, começaram a responder as perguntas escritas dos mais variados temas até a abordagem ambiental.

INICIAMOS PELA BARRAGEM DO RIO DO SALTO - Iniciamos parabenizando a iniciativa mencionando a exemplar atuação da Dra. Patrícia no processo de licenciamento do projeto da barragem do Rio do Salto em Timbé do Sul, em razão das irregularidades apontadas pela ONGSN, pelo MPF e pela FATMA na pessoa do servidor Adhiles Bortot. O fato do empreendedor CASAN estar elaborando outro EIA-RIMA é um avanço, para este injusto reservatório que retirou dezenas de famílias trabalhadoras na agricultura orgânica para resolver um problema criado pela desordenada rizicultura (plantio de arroz com água irrigada), conflito que relatamos em documento protocolado no MPF e no Ministério da Integração.

MORRO DOS CONVENTOS E ENTORNO - Em relação a Dra. Andréia apenas mencionamos nossa visita levando preocupações com o Morro dos Conventos e o projeto de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, quando a mesma demonstrou interesse neste ecossistema, tanto que está estudando um Plano de Regularização Fundiária nas áreas impactadas ou consolidadas localizadas nas áreas que abrangem a legislação do gerenciamento costeiro.

CARVÃO E A POLUIÇÃO - Elogiamos a atuação do Dr. Darlan em áreas do qual é responsável, no entanto criticamos sua conduta na questão do carvão, dizendo que não concordávamos como trata a atividade carbonífera, permitindo e apoiando o licenciamento irregular da USITESC, que teve documentos manipulados como o do CGBHRA (que merecia uma investigação da PF), tanto que foi emitido no último dia do mandato do governador LHS no palácio da Agronômica quando era pra ser na Rua Felipe Schmidt, ou seja, na FATMA.
            
Sobre o TAC com as poderosas mineradoras, resultante da sentença de 2000, pouco está resolvendo com o passivo ambiental, pois a recuperação das áreas degradadas é pura maquiagem e as minas em atividade descarregam as bacias de decantação nos córregos que formam a bacia hidrográfica do Rio Araranguá, daí a razão do pH ser tão baixo.
           



AGRICULTORES X MINA 101 - Outras manifestações foram extremamente pertinentes em relação à abertura da mina 101 da mineradora Rio Deserto na localidade de Santa Cruz, em Içara, uma injustiça ambiental para com os agricultores que tentaram por todos os meios possíveis não permitir que a mina viesse a comprometer a água que dá vida aos ecossistemas rurais. Já existem açudes secando, mas os favoráveis a mina atribuem a estiagem. Um laudo técnico apontou as explosões como responsáveis pelo comprometimento dos lençóis freáticos e nascentes. O procurador Darlan afirmou que se for comprovado que a mina está causando este impacto ambiental, ele ''fechará a mina''. 










RESOLUÇÃO SIMPLIFICA LICENCIAMENTO PARA A AQUICULTURA
            Esperamos que a alteração da Resolução 413/2009 que dispõem sobre parques artificiais para a aquicultura traga benefícios reais aos brasileiros de baixa renda, em programas governamentais que objetivam a produção de peixes com baixo custo para reforçar a ceia alimentar sem, no entanto, prejudicar o meio ambiente. Pelo menos esta foi a nossa preocupação demonstrada na aprovação da proposta do Ministério da Pesca representada na ocasião pela Secretária Nacional Maria Fernanda Nince e pelo catarinense Luis Alberto Sabanay.


RESOLUÇÃO AINDA DISCUTE LICENCIAMENTO PARA PARQUES EÓLICOS
            Proposta de resolução para o licenciamento de parques eólicos pouco avançou no GT da CTCA, quando ficou para o final do mês de setembro. Defendemos flexibilização para obtenção/emissão do licenciamento ambiental, como forma de incentivar a implantação de energias renováveis neste país que ainda mantém energias sujas e poluentes na sua Matriz Energética. Porém é preciso respeitar as Unidades de Conservação de Uso Integral, Áreas Protegidas, rotas de Aves Migratórias, poluição sonora e Populações Tradicionais e Indígenas, entre outras condicionantes.



NOTA: NOSSA RECOMENDAÇÃO À COMISSÃO CONSULTIVA DO CGBHRA PARA UMA APRESENTAÇÃO DO PROJETO TSGA II NA PRÓXIMA ASSEMBLEIA FOI ACEITA, DA MESMA FORMA QUE APROVAMOS OS TRABALHOS APRESENTADOS PELA EQUIPE DA COORDENAÇÃO DO COMITÊ DO ARARANGUÁ.



NOTA: APRESENTAÇÃO NO 
CONAPA DA BALEIA FRANCA DA CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA APA FEDERAL NA REGIÃO COSTEIRA DO SUL DE SC E NORTE DO RS, OBJETIVANDO A PRESERVAÇÃO DA VIDA MARINHA, COM A PRESENÇA DA SUNG LIN, GRAZIELA, PAULO SIMON E DO GILMAR AXÉ, NOSSO SUPLENTE PELA FEEC.


PLACA DO PROJETO BALEIA FRANCA INSTALADA POR VOLTA DE 1995
 NO MORRO DOS CONVENTOS E RETIRADA EM 2007,
DEPOIS QUE O IBAMA DECIDIU QUE O LIMITE TERRITORIAL SERIA
A PARTIR DO BALNEÁRIO DO RINCÃO,
UMA BAITA INJUSTIÇA PARA COM O SANTUÁRIO ECOLÓGICO DO MORRO DOS CONVENTOS. 















03 setembro, 2013

CIDADANIA AMBIENTAL 03.09.13 - USITESC DANÇOU SOZINHA NO LEILÃO DA ANEEL, JÁ QUE NINGUÉM SE INTERESSOU PELA SUJA E CARA ENERGIA QUE GERA COM A QUEIMA DE CARVÃO... E O MELHOR AMIGO DO HOMEM


Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 03 de Setembro de 2013

(48 / 9985.0053 TIM) 

tadeusantos@contato.net / tadeussantos51@gmail.com

           

            Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!


 (Publicado também no jornal O TEMPO DIÁRIO, VOZ DO SUL e no site da CONTATO, além da publicação do link SOCIOAMBIENTALISMO em vários outros sites e blogs)



USITESC DANÇOU NO LEILÃO DA ANEEL

Se o projeto da USITESC 440MW tivesse sido aceito no leilão da ANEEL, a mídia catarinense estaria divulgando o minuto, a hora, o dia, a semana e o mês em que seria iniciada a obra da usina em Treviso, sul de SC, mesmo sendo comprovadamente a fonte mais poluente e mais cara de todas as existentes!
Não somos nós ambientalistas que estamos a classificando como mais uma fonte maligna como a Jorge Lacerda em  Capivari de Baixo, são pesquisas e estatísticas idôneas que comprovam, a exemplo da rejeição dos compradores do leilão pelo alto custo ecológico e das tarifas. OBS. Em dezembro tentarão novamente, mas como Deus é brasileiro e o Papa argentino, não haverá compradores...


O MELHOR AMIGO DO HOMEM

O enorme canteiro da Esplanada dos Ministérios proporciona inúmeras situações para quem gosta de captar imagens, pois além de ser um espaço aberto rodeado pelas edificações do Congresso Nacional, da Catedral e do Museu Nacional, tem a Rodoviária que é um local que circula mais de um milhão de pessoas diariamente. Na sexta-feira flagrei uma cena inusitada de um cão junto ao seu amigo (conforme imagem ao lado). Conversando com o hippie artesão ele declarou que ele e o cão conhecem Araranguá e o Arroio do Silva, sendo seu companheiro há muitos anos em suas andanças pelo mundo. À noite assisti na TV um cão que ao sair com seu dono andava no capô do carro, uma cena inusitada! Dois exemplos de amizade que reforçam a leal relação entre estes dois seres de diferentes raças, enquanto que outros humanos se matam diariamente por nada!!!


BADERNA SONORA EM ARARANGUÁ

As vias públicas de Araranguá continuam sendo pistas de competição para motos usarem a velocidade máxima como forma de provocar o ruído incômodo e ensurdecedor aos ouvidos da população, que diga-se não tem como reclamar (ou tem!?). Acho que não, porque o ruído é tão rápido que não tem como o cidadão fazer a reclamação ao 190, por exemplo, pois não tem dados a fornecer como cor ou número de placa, diferentemente quando o ruído vem de uma fonte fixa. Ao mesmo tempo que o modismo de circular nas vias públicas com som alto está aumentando a cada dia, como também os carros de propaganda sonora inclusive aos domingos.


AS HISTÓRICAS CHEIAS DO RIO ARARANGUÁ

O Rio Araranguá é peculiar em vários sentidos, pois é um dos raros rios do mundo que muda de cor até num mesmo dia, em tons esverdeados e azulados, a exemplo do mundialmente famoso Rio Nilo. Outra curiosidade é que suas cheias ocorrem geralmente após o término das chuvas, tanto que houve ocasiões em que o nível d'água subiu quando o sol predominava na região, inclusive interditando o tráfego na rodovia BR-101 até por uma semana.

Não existe ainda um estudo definitivo que afirme que a fixação da foz/barra irá resolver o problema das cheias em Araranguá, tanto pode amenizar o impacto que o grande volume de água corre pelo curso do rio, como também pode aumentar se a poderosa maré subir. As enchentes sempre existirão, pois fazem parte do ciclo natural, no entanto existem possibilidades de reduzir o impacto das águas se as matas ciliares forem recompostas, se as calhas dos rios forem desassoreadas  com a retirada de lixo e resíduos industriais.


TROPEIROS DO SUL - AGÊNCIA OPERADORA DE ECOTURISMO

Tropeiro do Sul, sediada em Praia Grande, no sul de Santa Catarina é uma empresa especializada em Ecoturismo e Turismo de Aventura, proporcionando aos visitantes o máximo da beleza de nossos canyons, trilhas e a emoção de estar em contato direto com a natureza.

''''Beleza Beto, em breve serei um cliente, pois mesmo nascido na beira do Mampituba,

tendo possivelmente a primeira visão os Aparados da Serra, não conheço todos os cantos e encantos deste paraíso, e além disso, quero ter orientação e segurança nas trilhas por gente que conhece o pedaço!''''


SER GENTIL PODE CAUSAR DESEMPREGO PARA MILHARES DE PESSOAS

Não queira ser gentil recolhendo da mesa o que você utilizou em praças de alimentação, pois estará retirando a possibilidade de emprego a pessoas que poderiam ser contratadas para realizar este serviço. Pense a respeito e passe a observar como existem poucos funcionários executando esta tarefa em shopping e aeroportos para a alegria dos proprietários!


TEMA EXTREMAMENTE DELICADO E COMPLEXO

Tentarei abordar um fato que desperta a atenção e provoca reflexão de quem presencia o intenso vigor de crianças em locais públicos, como igrejas, reuniões, salas de espera e restaurantes, por exemplo. Correm, gritam alto e sobem nas mesas para o agrado dos pais que acham tudo uma maravilha das gracinhas, enquanto que nem a todo mundo agrada. Já vi garçom pedir para os pais controlarem os filhos e alertarem sobre o desejo de que se retirassem caso não interrompessem o comportamento agressivo no local. Quem está com a razão?!?!?! Os pais que educam e orientam os filhos de forma mais repressiva e que geralmente tem um comportamento considerado normal aos padrões da velha guarda ou os que nunca dizem não aos filhos argumentando que a repressão causará problemas ao desenvolvimento emocional da criança?


TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS NA PRÓXIMA EDIÇÃO DO DIA 10/09/13:


CONAMA - 3ª PLENÁRIA CONAMA DE 2013 SERÁ REALIZADA NO DIA 04 E 05 DE SETEMBRO NO AUDITÓRIO DO IBAMA, QUANDO TENTAREMOS APROVAR DUAS MOÇÕES, A PRIMEIRA CONTRA A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E A SEGUNDA EM REPÚDIO AS AMEAÇAS E ASSASSINATOS DE AMBIENTALISTAS


CONSULTA PÚBLICA MPF - CONSULTA PÚBLICA EM CRICIÚMA PROMOVIDA PELOS PROCURADORES DA REPÚBLICA (MPF) DE SC FOI EXEMPLARMENTE DEMOCRÁTICA... 


CGBHRA - REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ (CGBHRA) FOI PRODUTIVA E EMOCIONANTE...


TSGA II - VALEU A REUNIÃO COM A EQUIPE DO ''TECNOLOGIAS SOCIAIS PARA GESTÃO DA ÁGUA II'' (TSGA II) DA UFSC DE FPOLIS NA SDR DE ARARANGUÁ...


CALÇADAS

CALÇADAS ABANDONADAS, ESBURACADAS E CHEIAS DE LIXO RETRATAM O PERFIL DA VIDA DE UMA CIDADE, PRINCIPALMENTE DAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS. INFELIZMENTE AS GESTÕES MUNICIPAIS PRIORIZAM APENAS AS PISTAS PARA O ''AUTOMÓVEL'' CIRCULAR, ENQUANTO QUE O PEDESTRE NÃO CONSTA NAS PLATAFORMAS POLÍTICAS... 


VIDA MARINHA 
 

APRESENTAREMOS NO CONAPA DA BALEIA FRANCA CONSULTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO OU CRIAÇÃO DE UMA APA FEDERAL NA REGIÃO COSTEIRA DO SUL DE SC E NORTE DO RS, OBJETIVANDO A PRESERVAÇÃO DA VIDA MARINHA E DO SISTEMA LAGUNAR INTENSA E DESORDENADAMENTE OCUPADO.