30 agosto, 2012

ENIGMÁTICO ENTARDECER EM ARARANGUÁ

ENTARDECER EM ARARANGUÁ - Foto tadêusantos 2012

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 28 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!





Já atingimos mais de 45.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





POLÍTICAÉTICA

Ninguém gosta de falar muito, mas na verdade é porque o Estado faliu, o rei está nu e calado sobre o assunto, a sociedade consome drogas, a corrupção tomou conta do Brasil, a criminalidade se armou facilmente e se apoderou de uma parcela territorial enorme do Rio de Janeiro e de várias outras regiões brasileiras, os policiais recebem salário de fome e são mal equipados, treinados e estimulados, sem inteligência e integração, o governo federal tira o corpo fora, os governos estaduais acham que esse assunto é de menor relevância e reduzem os orçamentos das pastas, a Justiça é lenta e ruim e também não escapa da corrupção, os códigos penais são leves para crimes pesados, as penitenciárias são chiqueiros que servem de universidades do crime, enfim, vai longe. Extraído do blog políticAética.com



A VERDADEIRA COR DO SOL 

Já vimos o Sol com diferentes cores. Para alguns pode ser branco, para outros amarelo. Outros acreditam que ele seja vermelho ou até alaranjado.

Na realidade o Sol emite todas as cores. Na verdade o pico de intensidade do Sol está entre o verde e o azul. Então por que não vemos o Sol azul? Vários fatores afetam nossa percepção de sua cor.

A luz visível do Sol, antes de chegar aos nossos olhos ela passa através da atmosfera

SOL - Foto NASA
terrestre.Todos os comprimentos de onda são absorvidos e emitidos pelas moléculas de ar, a este fenômeno se dá o nome de espalhamento.

A luz violeta é espalhada com mais força, seguida pelas cores azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Isso significa que mais fótons violeta são espalhados pela atmosfera terrestre do que fótons amarelos. O intenso espalhamento do violeta, azul e verde tem o efeito de deslocar o pico da intensidade do Sol que entra em nossos olhos da região do azul-verde para o amarelo. (O céu é azul devido ao forte espalhamento da luz azul – ele não é violeta porque o Sol emite muito menos fótons violeta do que azul).

A percepção de um Sol amarelo é mais intensificada pelos nossos olhos, que não vêem as cores igualmente bem. Em vez disso, os cones sensíveis à luz em nossos olhos respondem cada um a três classes de cores; vermelho, amarelo e azul. Nenhum dos cones é especialmente sensível aos fótons azuis-verdes. Adicionando a intensidade das cores detectadas pelos três tipos de cones, nosso cérebro recria a cor. Depois de combinar toda a luz que consegue, o olho é mais sensível à região amarelo-verde do espectro. Enxergamos o azul e o laranja de uma maneira pior e o violeta e o vermelho de uma maneira mais pobre. Embora o olho veja a luz amarela e verde quase igualmente bem, a cor dominante do Sol é o amarelo porque o ar espalha a luz verde, e nossos olhos são relativamente insensíveis ao azul-verde. Portanto, uma olhada casual ao Sol frequentemente deixa a impressão de um objeto amarelo.

Acima da atmosfera da Terra, a luz do Sol é tão intensa que satura os cones dos nossos olhos que são sensíveis à cor. O Sol parece então “branco ofuscante” visto do espaço, conforme é relatado por astronautas após retornarem à Terra.

No nascer do Sol ou quando ele se põe, vemos um Sol laranja ou vermelho. Isso ocorre porque, próximo ao horizonte, os fótons violeta, azul, verde e mesmo amarelo do Sol são fortemente espalhados pela camada mais espessa que têm de atravessar, deixando o Sol com a aparência cada vez mais avermelhada à medida que se põe.



Referências: Descobrindo o Universo; COMINS, Neil F., KAUFMANN III, William J.; 8ª Edição;Porto Alegre; Editora Bookman; 2010



KODAK NÃO QUER MAIS SABER DE FOTOGRAFIA


A Kodak está realmente deixando para trás sua era de gigante: ela decidiu vender toda a divisão de fotografia que restava na empresa.
Em fevereiro, a Kodak anunciou que não iria mais fabricar câmeras – nem de foto, nem de vídeo – além de interromper a produção de porta-retratos digitais.

Agora, a Kodak desiste do que restava em fotografia na empresa. Segundo o Wall Street Journal:

"Além da divisão de filme fotográfico, a Kodak colocou à venda a divisão de quiosques que imprimem fotos digitais, e de scanners comerciais e software relacionado utilizados por grandes empresas… A divisão responsável por fotos de visitantes em parques de diversão, que servem de lembrança, também está à venda."

Depois que a Kodak pediu proteção contra falência, ela esperava pagar suas dívidas vendendo parte de suas patentes. Mas após atrasos, eles perceberam que isso não seria o bastante. Então eles se livraram das divisões de fotografia e migraram para… impressoras. Pois é.

Estamos meio tristes e um pouco nostálgicos com tudo isso. Mas também estamos pessimistas: impressoras conseguem salvar alguém em 2012?

[Wall Street Journal]


LÓGICA DE CACHORRO!


Não havia menção ao autor da foto 

A razão de um cachorro ter tantos amigos é que ele abana o rabo em vez da língua.

(Anônimo)


Não há nenhum psiquiatra no mundo

igual a um filhote de cachorro, que lambe a sua face nos seus momentos de desespero.

(Ben Williams)


Um cachorro é a única coisa na terra

que o ama mais que a ele mesmo.

(Desconhecido)


O cachorro comum é mais agradável que a pessoa comum.

(Andy Rooney)


A pessoa que não conhece o gosto do sabão,

nunca lavou um cachorro.

Franklin P.. o Jones


Se seu cachorro for gordo é porque

você não está brincando com ele

(Desconhecido)


Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta, ele não o morderá;

esta é a principal diferença entre um cachorro e um homem.

(Mark Twain)


Cachorros não são eternos na nossa vida,

mas eles fazem nossas vidas eternas.

(Roger Caras)


Se você pensa que cachorro não sabe contar,

coloque três biscoitos de cachorro em seu bolso

e lhe dê apenas dois

(Phil Pastoret)










TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES QUE COINCIDIRÁ COM MEU PERÍODO DE FÉRIAS:



 LAGOA DA SERRA – UM MANANCIAL HÍDRICO QUE VALE OURO!



 Calçadão da beira rio – Utilização de APP para o lazer público.



 A POLUIÇÃO SONORA CAUSADA PELA PROPAGANDA ELEITORAL.



 Ainda existe censura a liberdade de expressão!?



 RELATO DA PRIMEIRA REUNIÃO DO COAMA SOB A NOSSA GESTÃO COMO PRESIDENTE





REGISTROS FOTOGRÁFICOS RECENTES SOBRE ARARANGUÁ E REGIÃO (acesse www.tadeusantos.blogspot.com)
Talvez se o edifício do BB não estivesse na frente, a imagem do entardecer de terça (dia 21/08/12) certamente ficaria mais fascinante sobre saudável, planejada e pacífica cidade de Araranguá!
Para que o turismo seja considerado sustentável é preciso que seja saudável. Voltei ao local mais tarde e não havia nenhum resíduo ou lixo jogado na natureza. Um belo exemplo, com a excesão do carro na beira da praia, mas isto é uma outra história!!!


Ilhas: Questiono se a presença desta espécie é sinal de equilíbrio no ecossistema local? A minha presença não a perturbou, pois permaneceu o tempo suficiente para que fizesse um ensaio fotográfico da beleza e charme desta fêmea ou macho!?




As imagens abaixo mostram um exemplar cuidado com a preservação ambiental de uma propriedade no Morro dos Conventos...












22 agosto, 2012

PREVENÇÃO E ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA NO SUL DE SC/ KIKITO: NÃO FOI DESTA VEZ! / CIÊNCIA, FÉ E EXTRAPOLAÇÃO


KIKITO - Foto tadêusantos

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 21 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





PREVENÇÃO E ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA NO SUL DE SC

APARADOS DA SERRA GERAL
Foto Kathia V Monteiro 1996


Governo lança plano de R$ 18 bi para prevenção e resposta a desastres.

Governadores de estados muito atingidos por desastres foram ao evento.

Dilma disse ter visto o 'desespero' ao visitar o Rio após deslizamentos. (G1)




CASA DESTRUÍDA NA LOCALIDADE DE FIGUEIRA,
MUNICÍPIO DE TIMBÉ DO SUL - SUL DE SC
Foto tadêusantos 1996

O sul de Santa Catarina foi o epicentro do furacão Catarina, além de históricas cheias desde 1974, o trágico Natal de 1995, na localidade de Figueira em Timbé do Sul, causado por um dos maiores desmoronamentos ou deslizamentos de terra nas encostas dos Aparados da Serra Geral, diga-se, em área totalmente preservada, diferentemente dos outros ocorridos no país, como o de Blumenau e Rio de Janeiro, entre outros eventos extremos do clima, como tornados e ciclones extra-tropicais, estiagens e chuvas de granizo gigante, porém nenhum recurso de origem estadual e federal foi investido em prevenção e adaptação nesta região que possui registros únicos e inéditos, como o primeiro furacão do Atlântico Sul.
Será que desta vez virá?




KIKITO: NÃO FOI DESTA VEZ!
MAS OUTRAS OPORTUNIDADES CERTAMENTE SURGIRÃO PARA O CINEMA CATARINENSE, PRINCIPALMENTE QUANDO O FESTIVAL SE LIBERTAR DOS PESADELOS DO PODER POLÍTICO E ECONÔMICO... E PASSAR A SER UM FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO!



HALL DE ENTRADA DO FESTIVAL
Foto tadêusantos

Macé e Ricardo


Marx em um outro trabalho de direção de fotografia...

Não foi desta vez, mas acreditamos no profissionalismo e qualidade do trabalho do Marx e fomos (pai, mãe, irmã e avô) a cerimônia de premiação do Festival de Cinema de Gramado, já que o indicado Marx Vamerlatti não poderia ir por estar envolvido com trabalho em Florianópolis. Representamos o Marx junto com o Diretor Ricardo Weschenfelder e a Diretora de Arte Macé Di Bernardi, já que foi possível obter crachá e ingressos para a família logo nas primeiras filas. No entanto, o fator que mais nos causou motivação para irmos foram os elogios da crítica especializada (RJ, SP, RS) a fotografia em preto e branco do filme Dicionário, comentando que ‘’o fotógrafo Marx Vamerlatti encontrou um tom de preto e branco de requinte plástico para adaptar para a telona uma prosa escrita por um dos maiores poetas do país, Lindolf Bell (1938-1998)’’. O Kikito para Direção de Fotografia acabou ficando no Rio Grande do Sul.

OBS. Registrando que o Marx já ganhou um prêmio no Festival de Cine Vídeo, em Gramado, quando apresentou um documentário quando iniciava o curso de Cinema na UNISUL...


CIÊNCIA, FÉ E EXTRAPOLAÇÃO

Será que podemos compreender o mundo sem ter alguma espécie de crença? Essa não só é uma das questões centrais da dicotomia entre a ciência e a fé, como também informa de que modo um indivíduo se relaciona com o mundo.

Se contrastarmos explicações míticas e científicas da realidade, podemos dizer que mitos religiosos procuram explicar o desconhecido com o "desconhecível", enquanto que a ciência procura explicar o desconhecido com o "conhecível".

A tensão vem da crença de que duas realidades independentes existem em pé de igualdade; uma que pertence a este mundo (e que é, portanto, conhecível), e outra fora dele (e que é, portanto, desconhecível ou inescrutável).

Tanto o cientista quanto o crente acreditam, se bem que a crença de cada um é bem diferente. A do cientista se manifesta de forma clara quando faz uma extrapolação de uma teoria ou modelo além de seus limites testados.

Por exemplo, ao afirmar que "a gravidade atua da mesma forma em todo o Universo", ou "a teoria da evolução por seleção natural se aplica a todas as formas de vida, inclusive as extraterrestres", não sabemos se essas extrapolações são verdadeiras. Mas, dado o sucesso das teorias em que se baseiam, vale a pena apostar nelas. Testes futuros confirmarão (ou não) a veracidade da extrapolação.

Sem esse tipo de fé no poder da extrapolação, a ciência não avançaria. Eis um exemplo. A teoria da gravitação universal de Newton, explicada no Livro 3 do seu monumental tratado "Princípios Matemáticos da Filosofia Natural", deveria ter sido chamada de "teoria da gravitação do Sistema Solar", já que, no final do século 17, não existia como testá-la.

Porém, Newton foi em frente e supôs que a força da gravidade --proporcional à massa dos corpos e inversamente proporcional ao quadrado de sua distância-- funcionaria em todo o Cosmo: "Se foi estabelecido que todo corpo na vizinhança da Terra gravita em direção à ela em proporção à sua matéria, teremos de concluir que todos os corpos exercem gravitação mútua".

Mais tarde, em carta datada de 10 de dezembro de 1692 e endereçada a Richard Bentley, teólogo de Cambridge, Newton usa a mesma extrapolação para argumentar que o Universo deve ser infinito.

Se a gravidade atuasse sobre um Universo finito, pensou Bentley, não causaria o colapso de toda a matéria no seu centro? Newton concordou que esse seria o destino da matéria num universo finito.

Porém, sugeriu, "se a matéria estiver distribuída de forma homogênea em um Universo infinito, não colapsaria em uma única massa; um pouco de matéria se aglomeraria em um lugar, um pouco mais em outro, constituindo um número infinito de grandes massas, espalhadas pelas distâncias do espaço".

A crença de Newton na natureza universal da gravidade era tão forte que o levou a especular com confiança sobre a extensão espacial do Cosmo. Einstein fez algo semelhante, mas temos de deixar essa história para outra semana.

Para avançar em suas teorias, o cientista precisa ter a coragem de arriscar e de estar errada. Só quando nos atrevemos a arriscar e errar é que podemos, talvez, enxergar um pouco mais longe do que os outros.

Marcelo Gleiser é professor de física e astronomia do Dartmouth College, em Hanover (EUA). É vencedor de dois prêmios Jabuti e autor, mais recentemente, de "Criação Imperfeita". Escreve aos domingos na versão impressa de "Ciência" (Repassado pelo amigo Zaga Inácio).





TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:



 FUJI ANUNCIA ENCERRAR A FABRICAÇÃO DOS PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA REVELAÇÃO DE FILMES, SERIA ENTÃO O FIM DO CELULÓIDE?



 Exerça Cidadania e saiba como denunciar desmatamento de mata nativa, caça e pesca predatória ou qualquer outra agressão a natureza.



 CAMPANHA NÃO É APENAS PARA ELEIÇÃO POLÍTICA, MAS PARA OUTRAS MISSÕES COMO A PROTEÇÃO DOS ANIMAIS DE RUA OU DO EMBELEZAMENTO DAS CALÇADAS OU ATÉ MESMO NA RECEPTIVIDADE DA POPULAÇÃO AOS VISITANTES...



 Comitê de Bacias do Rio Araranguá lançará projeto de EDUCAÇÃO AMBIENTAL...



 PRECISAMOS CONHECER MELHOR O NOSSO MUNICÍPIO E OU A NOSSA REGIÃO...



 Estamos chegando próximo das 50 mil visitas...





REGISTROS FOTOGRÁFICOS RECENTES SOBRE ARARANGUÁ E REGIÃO
(acesse www.tadeusantos.blogspot.com)

PANORÂMICA DO RIO ARARANGUÁ - Foto tadêusantos
PÁSSARO NA CONTRA LUZ
tadêusantos 2012

ILHAS EM ARARANGUÁ 

MORRO DOS CONVENTOS NA CONTRA LUZ
tadêusantos
RODOVIÁRIA DE ARARANGUÁ



IPÊ AO LADO DA CANTINA DO MACHADO
 NO FINAL DA RUI BARBOSA OU NO INÍCIO DA BERTONCINI
CLICADAS NO DIA 22/08/12







ESTAS ABAIXO FORAM CLICADAS HOJE, DIA 23, AS 16:00 HRS




15 agosto, 2012

SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ É AMEAÇADA PELO SIECESC QUE TENTA ABRIR MINA DE CARVÃO ‘’NA MARRA’’ EM SEU TERRITÓRIO.

RIO ARARANGUÁ, MAJESTOSO E
DE UMA BELEZA CÊNICA INCONFUNDÍVEL,
PORÉM TOTALMENTE POLUÍDO COM
OS RESÍDUOS PIRITOSOS DAS MINAS DE CARVÃO...
Foto tadêusantos Agosto de 2012
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 14 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população.

OBS. Lembrando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens ou do blog a outras pessoas já é uma atitude ecologicamente correta!



Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)







PLANÍCIE LUNAR DO CARVÃO NO SUL DE SC
SOBERANIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ É AMEAÇADA PELO SIECESC QUE TENTA ABRIR MINA DE CARVÃO ‘’NA MARRA’’ EM SEU TERRITÓRIO.

Os mineradores da região carbonífera de Criciúma (Sul de SC) querem expandir a área de exploração do carvão mineral, não se importando com o rastro de agressão que deixam ao extrair o minério, detonando com os recursos naturais por onde passam, principalmente a água, solo, flora e fauna. Complementando este ganancioso círculo de poluição, comprometem a qualidade do ar com a queima deste combustível fóssil para geração de energia no Complexo Termoelétrico de Capivari de Baixo, tanto com a silenciosa chuva ácida quanto com os gases efeito estufa.

Com o argumento de que as minas de carvão promovem empregos que aposentam o trabalhador com 15 anos de serviço, porém condenando-o com a pneumonoconiose (pulmão preto). Alegam ainda seus defensores que arrecadam impostos aos municípios, porém nunca comentam a socialização dos estragos que a atividade causa a nossa biodiversidade, como por exemplo, ao Rio Araranguá, um crime ambiental anunciado, registra-se inclusive com milhares de testemunhas!!!

Entendemos que qualquer atividade que possa vir a comprometer a integridade dos recursos naturais do território araranguaense não será permitida por uma questão de soberania municipal, pois a FAMA tanto quanto o IBAMA e a FATMA pertencem ao SISNAMA, com poder de preservar seus respectivos ecossistemas de acordo com as leis protecionistas de âmbito municipal, estadual e federal. O município, através do poder executivo e legislativo, com apoio de segmentos organizados da sociedade civil, criou legislação própria e específica contra o carvão, da mesma forma que alterou a lei orgânica mantendo a mesma preocupação.

De acordo com os princípios do COAMA a mineração também não é permitida, o mesmo procedimento ocorre com as diretrizes do Plano Diretor que são contrárias a qualquer atividade potencialmente poluidora, exemplificando a exploração, beneficiamento e a queima do carvão mineral. Ou seja, o Município de Araranguá não quer mina de carvão em seu território, quer seja na superfície quer seja em seu subsolo ou qualquer outra forma de exploração que possa ameaçar ou comprometer a integridade dos seus recursos naturais, principalmente a água, o solo, a flora e a fauna, como também o ar que a população respira, já que a própria constituição assegura ao mesmo o direito de defendê-lo ambientalmente. É, portanto, uma questão de soberania.

Considerando que o caudaloso (e único) Rio Araranguá atravessa o território do município totalmente contaminado pelo baixo pH resultante da acidez causada pelos resíduos piritosos do carvão oriundos dos seus formadores a montante...

Considerando que o SAMAE faz o abastecimento público através de um açude e de pequenas lagoas, que tendem a desaparecer com a pressão antrópica...

Considerando que o único sistema que talvez ainda reste de água potável no território araranguaense é do sistema subterrâneo, através de seus lençóis freáticos e aquíferos...

Considerando este caótico cenário hídrico em Araranguá e na bacia de mesmo nome, nada justifica permitir a extração de carvão em seu subsolo, pois a água é a maior riqueza para garantir a sobrevivência de forma saudável a toda população araranguaense.

RIO MÂE LUZIA -  pH 3
A legislação brasileira quando menciona que o domínio do subsolo é de competência exclusiva da União, entendemos ser apenas para questões de segurança nacional, não para favorecer interesses privados que comprovadamente causam malefícios a natureza e a qualidade de vida da população.

OBS.I. A audiência para o julgamento no Tribunal de Justiça em Fpolis foi adiada porque o DNPM solicitou AMICUS CURIAE certamente que para apoiar o SIECESC.

OBS.II. A ONG Sócios da Natureza tentará viabilizar a participação no processo na qualidade de AMICUS CURIAE do Município de Araranguá.



DIA DOS PAIS LEMBRA MEU PAI ALBERTO SANTOS, FALECIDO JOVEM EM PRAIA GRANDE...

O cidadão praiagrandense Alberto Santos casado com Odeth da Silva Santos tiveram quatro filhos, sendo primeiro Carlos Alberto nascido em 1949 com Hemofilia, eu, Tadêu Santos em 1951 fui poupado desta incurável doença, enquanto que o outro irmão Dalton também nasceu hemofílico e por último a Marly nascida em 1955 e que ainda vive em Praia Grande. Não entrarei na saga de sofrimento da família com a vulnerabilidade da saúde dos irmãos que viviam em hospitais para transfusão de sangue, mas abordarei o heroísmo do meu pai, que enquanto viveu soube cuidar de todos, inclusive da minha mãe que sofria de neurose depressiva.

Meu pai trabalhava com farmácia, inclusive chegou a ser sócio do lendário Abel Esteves de Aguiar, do qual foi influenciado a entrar na política chegando a se eleger por dois mandatos a vereador com o maior número de votos, porém seu feito maior foi na época (1972) articular sua candidatura única a prefeito pela ARENA e MDB. Sua perspicácia em conseguir unir facções partidárias concorrentes não foi possível que o mesmo desfrutasse do avanço democrático em plena ditadura militar, pois foi acometido de um câncer e teve que renunciar para outro candidato.



A CIDADE DO BARULHO

VOLTOU O BARULHO NAS VIAS PÚBLICAS DE ARARANGUÁ COM A CAMPANHA ELEITORAL, DAS PROPAGANDAS COMERCIAIS, DOS CARROS DISCOTEQUES E DAS MOTOS COM ESCAPAMENTOS ALTERADOS COMO SE AS AVENIDAS E RUAS FOSSEM UMA PISTA DE COMPETIÇÃO. NÃO É O BARULHO DE UMA CIDADE NORMAL EM DESENVOLVIMENTO, MAS DE UMA TOTAL FALTA DE EDUCAÇÃO E RESPEITO PARA COM A POPULAÇÃO, OU SEJA, É UMA BADERNA CONSENTIDA...







TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:





• Crítica do Rio (O GLOBO) e São Paulo elogiam a fotografia utilizada pelo Marx Vamerlatti comentando que ‘’o fotógrafo encontrou um tom de preto e branco de requinte plástico para adaptar para a telona uma prosa escrita por um dos maiores poetas do país, Lindolf Bell (1938-1998)’’. AGORA A TORCIDA DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS AUMENTA AINDA MAIS!!!



MARTE - Foto NASA
• AS RECENTES E NÍTIDAS FOTOS DE MARTE E DO UNIVERSO PROVOCAM A VELHA INDAGAÇÃO: QUEM SOMOS? DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE VAMOS?



• ...e como anda o insustentável projeto da Barragem do Rio do Salto? já indenizaram todos os proprietários de forma justa, afinal eles não queriam vender suas terras, o fizeram porque o estado os obrigou?



• A COLUNISTA KAREM SUYAN DÁ EXCELENTES DICAS DE COMO UM CANDIDATO DEVE-SE MANIFESTAR E COMPORTAR-SE DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL



• Olimpíadas: o Brasil merecia uma classificação melhor, pois tem potencial esportivo para tanto, o problema é a falta de apoio aos atletas de modalidades que não rendem milhões, como por exemplo o futebol de jogadores que se preocupam mais com o modelito do corte de cabelo do que com esquema tático de jogo...





REGISTROS FOTOGRÁFICOS RECENTES SOBRE ARARANGUÁ E REGIÃO (acesse www.tadeusantos.blogspot.com)


MORRO DOS CONVENTOS - 2012

FAROL DO MORRO DOS CONVENTOS - 2012

RIO ARARANGUÁ - 2012

ENTARDECER EM ARARANGUÁ - 2012
Fotos tadêusantos







06 agosto, 2012

A LEI 12.305 DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SE CUMPRIDA, REDUZ A POLUIÇÃO E POSSIBILITA UM NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL!



Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 07 de agosto de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população. Observando que o simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)







A LEI 12.305 DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SE CUMPRIDA, REDUZ A POLUIÇÃO E POSSIBILITA UM NOVO PADRÃO DE COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL!

Esta é uma das leis que mais tempo levou para ser concluída e uma das que ainda não pegou como a democrática lei de acesso a informação, porém, mais cedo ou mais tarde tanto o governo quanto a sociedade as executarão cada um a sua maneira. Ainda esta semana conversamos com o professor Assis Castilhos do IF-SC de Araranguá (especialista no tema) a respeito de um Projeto de Desenvolvimento para a Região da AMESC onde indiscutivelmente passa pela elaboração de um Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos para todos os municípios.

Programas precisam ser criados visando acabar com os lixões, adotando sistemas adequados de reciclagem que sensibilizem a população a tratar com mais cuidado aquilo que não mais interessa ao seu consumo.



Contudo a questão dos resíduos sólidos, tanto os orgânicos quantos os secos, não são apenas pelos danos ambientais que causam aos recursos naturais, contaminando a água, solo, flora e ar, mas a função social dos catadores, que precisam de capacitação para lidar de forma adequada com o lixo, como também para obterem melhores condições de trabalho e justa remuneração salarial pelas cooperativas ou empresas.



OBS. Importante enfatizar que sem o PGRS os municípios não poderão receber transferências voluntárias de recursos da União.




REVISTA MÍDIA UM

Tive a honra de haver tido um artigo publicado na edição número 01 da ‘’Revista mídia um – Primeira em conteúdo’’, da Derick Design, de propriedade do Gimi. O tema abordado é sobre o processo de fixação da foz/barra do Rio Araranguá, o qual poderá ser acessado, aos que não leram a revista, através do link abaixo:











DNIT RESPONDE EM CARTA ENVIADA A ONGSN

A ONG Sócios da Natureza recebeu extensa carta da assessoria de imprensa do DNIT de Brasília sobre denúncias que fizemos sobre as irregularidades das pistas da Duplicação da BR-101, trecho Palhoça a Passo de Torres. Porém a carta não diz como resolver os problemas da duplicação, que se solucionados poderiam dar mais qualidade e segurança aos usuários da rodovia do Mercosul. Para quem estiver interessado no tema pode acessar o teor completo das cartas que está publicado no link:
http://duplicacao-br-101-sc.blogspot.com.br/2012/08/em-pro.html#!/2012/08/em-pro.html





NOVA DIRETORIA DO COAMA TEM OUTRO DESDOBRAMENTO

Conforme havíamos divulgado na edição do Cidadania Ambiental de 04 de julho passado (Publicada blog SOCIOAMBIENTALISMO), a eleição da nova diretoria do Conselho Ambiental do Município de Araranguá COAMA, com chapa única formada pelo Paulo Sérgio Simon como presidente representando a FAMA, Tadêu Santos como vice representando a ONG Sócios da Natureza e Luis Camargo Leme como secretário pela PMA. Como na semana seguinte o Paulo Sérgio Simon deixou a superintendência da FAMA em razão da não continuidade da coligação PP e PT, a vice-presidência passou a responder pelo COAMA de acordo com o Decreto nº 4782/2010 No dia 31/07, conselheiros do COAMA consolidaram consensualmente a presidência ao ambientalista Tadêu Santos, representante da ONG Sócios da Natureza e a secretaria com o agrônomo Luis Camargo Leme da PMA.



MILHARES DE PINGUINS MORTOS NA ORLA

A mortandade de pinguins no litoral sul do Brasil é causada pelo homem? Certamente que sim, alguma coisa o bicho homem anda degradando o ecossistema marinho, tanto pela poluição das águas (como o óleo que se fixa no corpo) quanto pela falta de alimento como pela redução de sardinhas no mar, por exemplo, além de outras causas que estão sendo estudadas por pesquisadores da UFRGS. Em março flagrei um enrolado em uma rede de pesca na foz/barra do Rio Araranguá. O pescador conseguiu retirá-lo da rede, mas ele ficou algum tempo avaliando onde estava e se jogou no mar.








A 3ª PONTE SOBRE O RIO ARARANGUÁ FICARÁ CONCLUÍDA APENAS EM 2013

As obras do elevado/viaduto e terraplanagem do desvio/contorno chegaram as margens do Rio Araranguá em ambos os lados, agora só falta iniciar a ponte que passará a ser a terceira e a mais movimentada nesta região urbana e rural do município de Araranguá.

Com o desvio/contorno concluído, Araranguá felizmente não mais sairá no Jornal Nacional ou no Fantástico como cidade que causa transtornos aos usuários da rodovia BR-101 com interdição de pista por causa dos alagamentos causados pelas cheias do Rio Araranguá. OBS. Finalmente um conflito resolvido em Araranguá, mas ainda faltam muitos outros...





TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:



• O PODEROSO SIECESC TENTA DERRUBAR ATRAVÉS DE UMA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE ‘’ADIN’’, AS LEIS CRIADAS SOBERANAMENTE PELO POVO ARARANGUAENSE PARA IMPEDIR QUE MINAS DE CARVÃO ACABEM DE VEZ COM A NOSSA BIODIVERSIDADE, PORQUE COM O RIO ARARANGUÁ JÁ O FIZERAM, DIGO, O ASSASSINARAM, UM CRIME AMBIENTAL ANUNCIADO, INCLUSIVE COM MILHARES DE TESTEMUNHAS!!!





• Encontro de motos em Araranguá foi uma maravilha, a população adorou os ruídos ensurdecedores, pois sempre que uma delas emitia o tal de ronco, as pessoas aplaudiam e pediam bis. Foi inesquecível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



• ESTÁTUA GIGANTE DA MUSA MARILYN MONROE NOS EUA É UMA JUSTA HOMENAGEM A LOIRA MAIS SEXY DO CINEMA. A ‘’ESCULTURA’’ RETRATA A CENA DO FILME ‘’O PECADO MORA AO LADO’’ QUANDO O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DO METRÔ LEVANTA SENSUALMENTE SEU VESTIDO.









• O que o mensalão e o STF tem a ver com o meio ambiente, digo com o Código Florestal? Nada, mas se a Kátia Abreu assumir o Ministério da Agricultura daí tem sim...



• A QUESTÃO DOS CAMINHONEIROS, OS ACIDENTES NAS RODOVIAS, O ALTO CUSTO DOS PRODUTOS TRANSPORTADOS, ENTRE OUTROS CONFLITOS, BEM QUE PODERIAM SER RESOLVIDOS SE HOUVESSEM MAIS INVESTIMENTOS NO SISTEMA DE FERROVIAS NESTE PAÍS...



• Um amigo de infância a cada dia que passa em sua septuagésima quarta volta ao sol (como ele mesmo definiu) fica mais intrigado com a clássica indagação: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?





REGISTROS FOTOGRÁFICOS


DESENHO DE NUVENS - Foto tadêusantos2012 



Rio Araranguá - Foto tadêusantos2012

Em algum lugar de Araranguá, numa próxima oportunidade a gente mostra o close do pássaro - Foto tadêusantos2012