31 julho, 2012

PROTECIONISMO COMERCIAL PODE SER CONSIDERADO BAIRRISMO, PORÉM É VÁLIDO, LEGAL E SAUDÁVEL PARA A ECONOMIA LOCAL / SEIXO ROLADO OU CASCALHO / ZONA DE EXCLUSÃO SONORA

MAPA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 31 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população. Observando que simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!





Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)









PROTECIONISMO COMERCIAL PODE SER CONSIDERADO BAIRRISMO, PORÉM É VÁLIDO, LEGAL E SAUDÁVEL PARA A ECONOMIA LOCAL.

Como se procede ou como se adota conduta e/ou políticas protecionistas aos estabelecimentos que tem sede no município ou na região ou de outros que aqui se instalam, porém promovem contrapartidas significativas? O tema é polêmico porque trata de uma questão que aborda a livre iniciativa privada, ou seja, a competitiva lei de mercado. Quem oferecer melhores preços e qualidade do produto é que definirá o vencedor neste mundo globalizado, consequentemente o mais forte. Citando o exemplo das Casas Bahia que tiveram uma breve passagem por Araranguá, proporcionando apenas empregos diretos e impostos municipais sem, no entanto, disponibilizar nenhuma aplicação no município ou na região.
O mercado pode ser livre, mas às vezes injusto, pois retira uma fatia de mercado de outras lojas ou estabelecimentos com vínculos araranguaenses ou mesmo ‘’de fora’’, mas que de uma forma ou de outra promovem uma contrapartida social ou econômica ao município e região. Há, dirão alguns, que o que importa é o preço mais baixo oferecido ao cliente, não considerando que o lucro irá para muito longe, enquanto que outros estabelecimentos podem até cobrar mais caro, mas investem localmente fomentando assim o aquecimento da economia (comercio e indústria) regional.



LEI CRIA ZONA DE EXCLUSÃO SONORA NO PERÍMETRO URBANO

A SENHORA NEIZE BACHA, LUTADORA EXEMPLAR E INCANSÁVEL CONTRA A POLUIÇÃO SONORA, NOS INFORMOU QUE O PREFEITO MARIANO MAZZUCO ATENDEU AO RECLAME POPULAR E ASSINOU PROJETO DE LEI DE EXCLUSÃO SONORA NO PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ, DEVENDO ENVIAR AO PODER LEGISLATIVO PARA APROVAÇÃO E POSTERIOR SANÇÃO DO EXECUTIVO. O PROJETO DE LEI Nº 039/2012 ACRESCENTA O ARTIGO 21 À LEI MUNICIPAL Nº 2.015, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2000, QUE DISPÕE SOBRE RUÍDOS URBANOS E PROTEÇÃO DO BEM ESTAR E DO SOSSEGO PÚBLICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, SE BASEIA TAMBÉM EM OUTRAS LEIS DE ÂMBITO ESTADUAL E FEDERAL QUE NÃO PERMITEM QUALQUER TIPO DE RUÍDO OU BARULHO EM ZONAS CONSIDERADAS DE SILÊNCIO OBRIGATÓRIO. A DEFINIÇÃO FOI ELABORADA COM PARÂMETROS TÉCNICOS, LEVANDO-SE EM CONTA A LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DE IGREJAS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO, UNIDADES DE SAÚDE, ÓRGÃO PÚBLICOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, DISTRITOS POLICIAIS E CEMITÉRIO MUNICIPAL.

OBS. Com a nova lei em vigor a população araranguaense terá o seu direto assegurado ao sossego, tanto em suas residências quanto em seus ambientes de trabalho. Agora o cerco aos baderneiros urbanos está fechado, quem descumprir a legislação terá o equipamento sonoro apreendido, multa ao veículo e o motorista fica passível de prisão.

RETIRADA DE SEIXO ROLADO OU CASCALHO NOS RIOS DO SUL DE SC

A retirada de seixo rolado ou cascalho continua sendo realizada de forma desordenada, portanto, criminosa pelas empresas privadas contratadas por prefeituras. A FATMA autoriza com a concordância do Ministério Público da Região Sul de Santa Catarina. As denúncias que chegam a ONG Sócios da Natureza são de indignação por parte de moradores que percebem o despreparo das máquinas que não adotam nenhum critério para explorar o seixo ou cascalho que interessa a empresa, causando também o comprometimento da mata ciliar.

CURSO DE RIO ALTERADO PELA RETIRADA DE SEIXO

OBS. Tal qual a exploração do minério carvão, saciar a ganância infecciosa está acima da legislação. Legislação que existe para manter o equilíbrio ecológico dos ecossistemas naturais, como os preciosos cursos d’água de forma a atenderem também as necessidades das futuras gerações. A alteração dos cursos dos rios também podem comprometer a dinâmica das águas em épocas de cheias, proporcionando mais velocidade nas correntezas e, consequentemente, maiores prejuízos e aumento do fator de risco as populações ribeirinhas que vivem a jusante dos rios.







BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMPITUBA

Continuaremos na luta pela implementação do COMITÊ FEDERAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMPITUBA, enquanto que entidades localizadas no lado territorial gaúcho da Bacia do Mampituba decidiram juntamente com a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul pela criação do COMITÊ DE GERENCIAMENTO DAS ÁGUAS DE DOMÍNIO DO ESTADO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MAMPITUBA, portanto equivalente apenas aos cursos d’água localizados em território gaúcho.
NABOR GUAZZELLI
A presidência da comissão gaúcha ficou com o incansável Nabor Guazzelli, o pioneiro na busca da implementação da 9.433/97 na bacia do Mampituba.





TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:



• DNIT RESPONDE EM CARTA ENVIADA A ONGSN, MAS NÃO DIZ COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DA DUPLICAÇÃO DA BR-101, QUE PODERIAM DAR MAIS QUALIDADE E SEGURANÇA A RODOVIA DO MERCOSUL.



• E qual é mesmo a verdadeira história do bispo garanhão que não resistia aos encantos do sexo feminino e virou presidente do Paraguai tendo seu mandato cassado com um impeachment pelo parlamento do país vizinho. Parlamento este que não quer o Hugo Chaves no Mercosul, mas o Lugo queria!!!



• COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ (CGBHRA) OCORRIDA NO DIA 24/07/2012 APROVOU A EMPRESA ‘’i5 COMUNICAÇÃO’’ COMO AGÊNCIA QUE IRÁ DIVULGAR AS AÇÕES DO CGBHRA.



• Emissões de dióxido de carbono em 2011 aumentaram 3%, aponta estudo. Atividades humanas liberam gás na atmosfera e causam mudança climática. China teve alta de 9% e chegou a patamar similar ao da União Europeia.



• II ENCONTRO DE ESCRITORES DA REGIÃO SUL DE SANTA CATARINA OCORRERÁ NO DIA 04 DE AGOSTO NO COLÉGIO DOM ORLONE EM SIDERÓPOLIS E A ACADEMIA DE LETRAS ARARANGUAENSE (ALA) DEVERÁ ESTAR LÁ REPRESENTADA POR INTEGRANTES DA SUA DIRETORIA.



• Dia 10/08/12 haverá em Imbituba reunião do ‘’Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (CONAPABF)’’ do qual fomos indicados e aprovados para representar a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC).



• DOMINGO DIA 29/07/12 POR VOLTA DAS 07:35 HORAS UMA NUVEM PRETA PASSOU RAPIDAMENTE SOBRE REGIÃO CENTRAL DE ARARANGUÁ CAUSANDO PÂNICO EM MUITA GENTE QUE PERCEBEU O FENÔMENO...



• Material fotográfico sobre o cânion do Itaimbezinho, que circula na internet, elaborado por um francês, menciona apenas o estado do Rio Grande do Sul, ignorando totalmente Praia Grande e o estado de Santa Catarina.



REGISTROS FOTOGRÁFICOS


ENTARDECER EM ARARANGUÁ - tadêusantos 2012





AINDA NO INVERNO

AMANHECER EM ARARANGUÁ - tadêusantos 2012


24 julho, 2012

CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS - O BRASIL QUE MATA, MAS ESCONDE - REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE ARARANGUÁ


AV. SETE DE SETEMBRO ARARANGUÁ - Foto tadêusantos2012
Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 24 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda população. O simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




Já atingimos mais de 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS.

As calçadas como também são vias públicas e não privadas deveriam, pela lógica, ser de responsabilidade dos municípios. Porém, a realidade é outra, ou seja, as calçadas estão sob a responsabilidade do proprietário do respectivo imóvel, ficando as mesmas sem uma normatização que discipline sua adequada construção e manutenção para o trânsito de pessoas. Deverá haver algum mecanismo que possibilite uma espécie de parceria entre o público e o privado. As calçadas precisam ser valorizadas tanto quanto as pistas de rolamento para o trânsito de veículos, do qual são revestidas com o caríssimo tratamento asfáltico.

As calçadas além de serem vias públicas complementares para toda a população, nelas transitam pessoas com deficiência física, daí a necessidade de serem bem planejadas e com um acabamento de qualidade. Já existem cidades que priorizam mais a calçada que a pista para veículos, como forma de incentivar as pessoas caminharem mais, deixando seus veículos em casa.

Durante as discussões do Plano Diretor defendemos a camada de asfalto na pista das vias públicas, porém na faixa para o estacionamento de veículos não deve ser asfaltado, mas sim lajotado ou qualquer outra alternativa de menor custo e que possibilite a infiltração das águas da chuva.

OBS. Ainda chegará o dia em que projetos legislativos ou executivos irão focar com prioridade a construção de calçadas em suas plataformas políticas partidárias...



RUÍDO DE MOTO ENSURDECEDOR.
CANO DE DESCARGA VAZIO


QUAL SERÁ A RAZÃO QUE LEVA UM INDIVÍDUO/ELEMENTO A ATRAVESSAR O PERÍMETRO URBANO DE ARARANGUÁ TRANSITANDO COM UMA MOTO (SEM O SILENCIADOR DO CANO DE DESCARGA) QUASE TODOS OS DIAS DA SEMANA E GERALMENTE POR VOLTA DA MEIA NOITE? E O SOM BATE-ESTACA NÃO É ALTO, MAS CAUSA DESCONFORTO E INCÔMODO! SERIAM POR ACASO SINAIS DE DROGADOS OU DO TRÁFICO?








BÓSON DE HIGGS OU PARTÍCULA DE DEUS, EIS A QUESTÃO!

PRA MIM CONTINUA A MESMA INDAGAÇÃO, OU SEJA, COMO SURGIU O INÍCIO DE TUDO!? DIGO, QUEM CRIOU A TAL DE PARTÍCULA DE DEUS? SURGIU DO NADA!!! CONFESSO QUE GOSTARIA DE ENTENDER MELHOR TODA ESTA ENCRENCA CIENTIFICA DESCOBERTA NO CERN.

‘’A maior descoberta científica dos últimos 40 anos é na verdade minúscula. É menor que um átomo de hidrogênio – e extremamente fugaz. Depois de quase meio século de buscas, apareceu e sumiu num instante tão curto que desafia a noção do tempo. Dentro da maior câmera fotográfica do mundo, o LHC, acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), na fronteira entre Suíça e França, alguns dos maiores físicos contemporâneos só conseguiram extrair um traço probabilístico da existência dessa partícula misteriosa. Batizada pelos cientistas de bóson de Higgs, ela guarda o segredo para a existência da matéria. Conhecida como “partícula de Deus”, pode ser a chave para entender de onde viemos e para onde vamos. É o mais importante passo da humanidade para desvendar a maravilhosa mecânica do cosmo e como ele foi criado’’ Revista Época.





O BRASIL QUE MATA, MAS ESCONDE!!!

Não entendo por que a mídia nacional dá tanto destaque aos atentados no Oriente Médio, ocupando os principais noticiários para anunciar a morte de meia dúzia de terroristas, enquanto que só na grande São Paulo 170 pessoas (em média) são assassinadas por dia, que no trânsito morrem mais de 200 brasileiros por dia, que a poluição da água, do ar e dos alimentos mata centenas a cada minuto em hospitais, que as drogas e o tráfico causam muito mais perdas humanas que se possa imaginar ou mesmo tentar mensurar!






REPASSANDO:






DITADURA BRASILEIRA SOUBE DO GOLPE CONTRA SALVADOR ALLENDE UM MÊS ANTES

Documentos secretos do Itamaraty comprovam que a ditadura brasileira sabia do golpe de estado no Chile mais de um mês antes do presidente Salvador Allende ser deposto, reforçam a tese de que o Brasil foi, ao lado dos Estados Unidos, o principal articulador do golpe que derrubou o primeiro presidente socialista eleito pelo voto popular no mundo, e ainda demonstram o intenso monitoramento das atividades dos exilados brasileiros que viviam naquele país. A reportagem é de Najla Passos.

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2012/07/ditadura-brasileira-soube-do-golpe-contra-allende-um-mes-antes





TEMAS E ASSUNTOS QUE PODERÃO SER ABORDADOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES:




• Como se procede ou como se adota conduta e/ou políticas protecionistas aos estabelecimentos com contrapartida significativa e vínculos araranguaenses!?!?!?



• A HISTÓRIA DO LAGO DOS BICHOS QUE ARREBENTOU A DUNA OU BARRAGEM DE AREIA CAUSANDO UMA REPENTINA ENCHENTE E DESTRUINDO A RESIDÊNCIA DE VERANEIO DO ADVOGADO MUNIR BACHA, LOCALIZADA NA PARTE INFERIOR DO BALNEÁRIO DO MORRO DOS CONVENTOS.



• A mortandade de pinguins no litoral sul do Brasil é causada pelo homem? Certamente que sim, pela poluição das águas e pela falta de alimento causada pela redução de sardinhas no mar...



• A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO QUE NÃO FUNCIONOU ADEQUADAMENTE, TANTO QUE A RESPOSTA À FEEC NÃO FOI NADA SATISFATÓRIA AOS REQUERIMENTOS ENVIADOS AO PREFEITO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, AO GOVERNADOR DO ESTADO E À SPU...



Qual é mesmo a razão pela qual os americanos aterrorizam tanto seus semelhantes e cometem tanta violência ‘’entre si’’ e para com ‘’los otros’’???



• A RETIRADA DE SEIXO ROLADO OU CASCALHO NOS CURSOS D’ÁGUA DAS BACIAS DO MAMPITUBA, ARARANGUÁ, URUSSANGA E TUBARÃO (SUL DE SC) CONTINUAM IRREGULARES SEM A FISCALIZAÇÃO DA FATMA E DA POLÍCIA AMBIENTAL, COM O DESCASO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.



As obras do elevado/viaduto e terraplanagem do desvio/contorno chegaram as margens do Rio Araranguá em ambos os lados, agora só falta iniciar a ponte que passará a ser a terceira e a mais movimentada nesta região urbana e rural do município de Araranguá.



REGISTROS FOTOGRÁFICOS

RIO ARARANGUÁ, DUNAS E O MORRO DOS CONVENTOS

ENTARDECER EM ARARANGUÁ
No sábado, dia 21 de julho de 2012, captei dois visuais de Araranguá que merecem registro, o primeiro selecionado foi às 15h18min focando da lancha do Bertoncini para as dunas do Morro dos Conventos e o segundo foi às 17h38min focando do meu apto para o lado Oeste da Serra Geral.


RIO ARARANGUÁ NA PLATAFORMA DA BALSA

Enquanto que no domingo, dia 22 de julho de 2012, fiz três registros fotográficos para mim muito significativos, sendo o primeiro às 07:00 hrs focando o nascer do sol sendo obstruído pelos prédios, o segundo às 15:24 hrs mostra a beleza do Rio Araranguá na plataforma da balsa e o terceiro às 17:36 hrs enaltece o mágico entardecer.

AMANHECER EM ARARANGUÁ





RIO ARARANGUÁ - Fotos tadêusantos2012


17 julho, 2012

PARQUE EÓLICO NO SUL DE SC PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL - CONSEG ARARANGUÁ - FACEBOOK OU... - PLANO DIRETOR DE ARARANGUÁ

Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 17 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM – tadeusantos@contato.net)





Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada em defesa da natureza e de uma melhor qualidade de vida para toda à população. O simples ato de recomendar, comentar ou divulgar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




Já atingimos 40.000,00 mil visitas

(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





PARQUE EÓLICO NO SUL DE SC PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL...

As medições e pesquisas elaboradas pela empresa INNOVENT apontam potencial eólico na orla entre Jaguaruna e Passo de Torres (incluindo as praias Esplanada, Ilhas e Caçamba), com possibilidade de potência instalada aproximada de 1.500 MW. A quantidade de turbinas poderá chegar até 300 unidades, com torres variando entre 100 e 150 metros de altura e pás (cataventos) de até 50 metros de dimensão.



A implantação deste Parque Eólico quando vier a ser concretizado será um marco no processo de desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, pois a geração de energias renováveis já é comprovadamente um dos maiores avanços para promover o verdadeiro desenvolvimento sustentável, por não causar impacto ambiental algum quando bem projetado e monitorado.



Tanto a energia eólica quanto a solar ainda serão as mais baratas ao consumidor, além de não agredirem a natureza. Por isso é necessário que a matriz energética brasileira retire os subsídios as térmicas a carvão e repasse as renováveis como forma de aperfeiçoar o sistema.

OBS. Seremos parceiros e apoiadores deste empreendimento sustentável, que diga-se, quando instalado iniciará, mesmo que demore, o processo da despoluição dos nossos ecossistemas, principalmente os hídricos, enfatizando a bacia do Araranguá, Urussanga e Tubarão (uau!!!).

PLANO DIRETOR E O PARCELAMENTO DO SOLO

RIO ARARANGUÁ - Foto TS2012
Na próxima semana haverá audiência do Plano Diretor abordando ‘’Parcelamento do Solo’’, quando serão concluídas as discussões sobre as leis complementares do Plano Diretor. Registrando, porém, que a lei geral/principal já passou pela análise do Departamento Jurídico da Administração Municipal, devendo em breve ser apresentada pelo Núcleo Gestor Participativo e posteriormente entregue para apreciação e votação no plenário do Poder Legislativo.

OBS. Esclarecendo que o Núcleo Gestor é uma instância democrática que representa a sociedade civil, o poder legislativo e executivo, sendo coordenado por dois habilitados técnicos em planejamento. Foi responsável pela condução das participativas Leituras Comunitárias e pelas legítimas Audiências Públicas ocorridas em 2010, 2011 e 2012, ou seja, estamos debatendo o futuro planejamento do uso e ocupação do território araranguaense com seriedade e muita dedicação voluntária nestes três últimos anos. Certamente que não ficou perfeito, mas atingiu um nível satisfatório considerando todas as dificuldades que surgiram durante o processo.



CONSEG DE ARARANGUÁ MOSTRA SERVIÇO E DÁ EXEMPLO

Presidente do CONSEG José Emidio - TS2012
A reunião do CONSEG ocorrida no quartel da Polícia Militar teve como pauta a apresentação do histórico das atividades e ações do conselho de segurança pelo seu presidente José Emídio e uma breve apresentação do comandante Edemir Meister sobre a atuação das policiais tanto militar quanto civil na redução dos índices de criminalidade em relação aos anos anteriores. Lembrando ainda as oportunas contribuições do delegado regional Vanderlei Sala, enfatizando a salutar aproximação das policias com a sociedade e a reconhecida eficiência em relação às outras regiões.



Outro destaque ficou por conta da apresentação do projeto CIDADÃO DO BEM para recuperação de menores de famílias de baixa renda, como do Buraco Quente, Guanabara e Baixadinha defendido pela professora Nilza Vioteli Jackymiu e pela educadora Sung Chen Lin. Um problema social de difícil solução, resultante de um sistema governamental que é cruel e ingrato para com as classes sociais de baixa renda. O estado é o maior violador dos direitos do cidadão e as famílias pobres são as maiores vítimas, por isso é responsabilidade do poder público criar políticas públicas mais justas, da mesma forma a sociedade precisa exercer mais cidadania através da dedicação voluntária (nós, por exemplo, fazemos a defesa do meio ambiente voluntariamente).



No nosso entender o projeto não deve focar atenção apenas na formação das crianças e adolescentes, mas também dos pais (mesmo adultos!!!), que são os formadores naturais dos seus filhos justamente nesta fase entre 7 e 14 anos. Sabemos o quanto é difícil incluir os adultos nestes programas, mas se conseguirem superar este desafio, os resultados serão mais positivos. De qualquer forma apoiamos o projeto, pois a educação ainda é a mais eficiente forma de apontar um caminho para estes jovens que vêm ao mundo muitas vezes sem planejamento familiar algum. Parabéns a todos!



FACEBOOK OU...

Na edição anterior anunciamos que iríamos comentar sobre a rede social Facebook que se transformou em blog pessoal para milhões de pessoas, que passaram a ter a oportunidade de uma aproximação e integração positiva, alguns, porém, exageram expondo intimidades pessoais e familiares, enquanto que outros publicam apenas bobagens... Como o G1 publicou matéria abordando a mesma temática e com mais propriedade, repasso o link para quem se interessar: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/05/seu-amigo-ou-parente-e-chato-no-facebook-saiba-o-que-fazer.html





TEMAS/ASSUNTOS RELEVANTES PARA AS PRÓXIMAS EDIÇÕES

 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS SÃO AS MAIS IMPORTANTES DO PAÍS, CONSIDERANDO QUE AS VERDADEIRAS TRANSFORMAÇÕES OCORREM NAS BASES. A PLENA DEMOCRACIA DEPENDE MAIS DO ELEITOR DO QUE DOS POLÍTICOS E GOVERNANTES, CONSIDERANDO QUE O CIDADÃO ELEITOR É QUEM TEM O DECISIVO PODER DO VOTO NAS ELEIÇÕES!



 AS CALÇADAS COMO TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS (E NÃO PRIVADAS) DEVERIAM PELA LÓGICA SER DE RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO A SUA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO...



 INSISTO SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR EM LOCAIS PÚBLICOS COMO EM SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, FILAS, BIBLIOTECAS, CINEMAS, RESTAURANTES, ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...



 PRAIA GRANDE, A TERRA DOS CÂNIONS, MINHA TERRA NATAL DESDE 1951...



 COMO FAZER PARA QUE AS PESSOAS NÃO JOGUEM NO CHÃO DAS VIAS PÚBLICAS PAPEL OU QUALQUER OBJETO QUE NÃO MAIS INTERESSA AO SEU CONSUMO?



 POR QUE PESSOAS ESTÃO SE PREOCUPANDO COM PEQUENOS DANOS AMBIENTAIS, QUANDO IGNORAM EM SEU ENTORNO CONFLITOS E DANOS MUITO MAIS AGRESSIVOS QUE REALMENTE DESEQUILIBRAM A NOSSA BIODIVERSIDADE!?



 QUANTO QUE A CELESC E A TELESC PAGAM PARA O MUNICÍPIO PARA USAREM AS VIAS PÚBLICAS PARA DISTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS PRIVADOS? DEVERIA HAVER UMA COMPENSAÇÃO COMO A ILUMINAÇÃO DAS PRAÇAS, POR EXEMPLO.



 A RETIRADA DE SEIXO ROLADO OU CASCALHO CONTINUA SENDO REALIZADA DE FORMA DESORDENADA E IRREGULAR NOS CURSOS DOS RIOS, PORTANTO, DE MANEIRA CRIMINOSA PELAS EMPRESAS CONTRATADAS PELAS PREFEITURAS...



 ESTÁ FICANDO MUITO DIFÍCIL FAZER VOLUNTARIADO NA ÁREA AMBIENTAL SEM NENHUMA AJUDA OFICIAL PARA COBRIR DESPESAS BÁSICAS DE MANUTENÇÃO DA ONG...




RIO ARARANGUÁ - Foto tadêusantos 2012












10 julho, 2012

CINEASTA MARX VAMERLATTI CONCORRE PRÊMIO NO FESTIVAL DE GRAMADO - APA BALEIA FRANCA - GLOBO ECOLOGIA E O FURACÃO CATARINA - BOSQUE NATIVO URBANO PROTEGIDO - AGRADECEMOS AS 40.000,00 MIL VISITAS

MARX VAMELATTI - Foto Juliana Vamerlati Santos Ramos
Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!




(Publicado também todas as terças no jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





CINEASTA MARX VAMERLATTI CONCORRE PRÊMIO NO FESTIVAL DE GRAMADO
MARX NO SET DE FILMAGENS
EQUIPE DICIONÁRIO
O CINEASTA ARARANGUAENSE MARX VAMERLATTI RECEBEU INDICAÇÃO PARA MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PELO SEU TRABALHO NO FILME ‘’DICIONÁRIO’’ PARA O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO. O CURTA METRAGEM QUE É DIRIGIDO POR RICARDO WESCHENFELDER, RECEBEU OUTRAS INDICAÇÕES, INCLUSIVE PARA MELHOR FILME. VAMOS TORCER PARA A VINDA DE MAIS KIKITOS PARA SC, MAS CONFORME DECLARAÇÃO DO MARX (E DA FAMÍLIA TAMBÉM), A INDICAÇÃO JÁ É UM PRÊMIO, SE GANHAR O TROFÉU, MELHOR AINDA!

DICIONÁRIO

A produção catarinense tem roteiro adaptado do conto ‘’O GUARDA-NOTURNO’’, do blumenauense Lindolf Bell, com atuação do ator Ivo Müller que vive o papel de Vitor: Enquanto a cidade dorme, Vitor vaga solitário pelos corredores da biblioteca com a lanterna na mão. À noite, ele gosta de folhear o dicionário em busca dos significados das palavras. Mas algo misterioso vai acontecer e Vitor será a única testemunha.



ONG SÓCIOS DA NATUREZA PODERÁ OCUPAR ASSENTO NO CONSELHO DA ‘’APA DA BALEIA FRANCA’’

Foto da Internet
Quando em 2000 o projeto da Baleia Franca iniciou, uma placa de ferro numa base de concreto foi colocada no alto do Morro dos Conventos, próximo ao Farol, pela equipe coordenada pelo Truda Palazzo, dando a entender que estaria a orla marítima de Araranguá incluída nos limites da Área de Proteção Ambiental (APA). Para nossa surpresa a limitação territorial ficou definida entre o Rincão em Içara e o lado sul da Ilha de Florianópolis, estranhamente excluindo o Morro dos Conventos em Araranguá.

Nossa indignação foi tão grande que em uma reunião com o presidente do IBAMA em Brasília para discutir a aplicação das medidas compensatórias da obra de Duplicação da BR-101, contestamos a decisão, porém de nada adiantou porque o decreto presidencial já estava assinado sem possibilidade alguma de alteração. Foi sugerida a criação de uma APA de abrangência municipal ou estadual, mas não tivemos empenho suficiente para iniciar um movimento.

A implantação de uma APA de uso sustentável como muitos desconfiam, não cria nenhum obstáculo ou restrição a região costeira, muito pelo contrário, traz apenas benefícios tanto ambientais quanto turísticos, pois recursos são destinados a preservação ambiental e é uma referência na cartografia mundial, com constantes visitas de turistas e estudiosos dos cetáceos, considerando que é a única no Atlântico Sul.

Com o recente decreto presidencial as Unidades de Conservação UC agora podem ser alteradas, possibilitando assim o próprio governo federal corrigir determinadas Unidades de Conservação que foram criadas em pedaços, como é o caso do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Foto da Internet
A implantação da APA da Baleia Franca tendo seu início a partir de Torres, no Rio Grande do Sul, contempla todos os municípios litorâneos da AMESC até o ponto no Rincão que se estende até Florianópolis, trecho intensamente utilizado pelas baleias como berçário natural.

Várias instâncias já constituídas neste citado trecho do extremo sul catarinense deverão ser beneficiadas com a elaboração de bons projetos sustentáveis, como a fixação da foz/barra do Rio Araranguá e a construção de Parques Eólicos; como os comitês de bacias e planos diretores, além das políticas públicas como o GERCO e Projeto Orla, somando mais pontos para a campanha de implementação do GEOPARQUE junto a UNESCO.

Se confirmada a nossa participação representando a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses FEEC no Conselho da APA da Baleia Franca com sede em Imbituba, certamente lutaremos para o cumprimento dos objetivos definidos pelo Plano de Manejo e pelas demandas ora citadas.



O GLOBO ECOLOGIA QUE NÃO AGRADOU...

Esperávamos mais do programa Globo Ecologia exibido no dia 07 pela TV Globo, pois reduziram a participação de Araranguá prejudicando a matéria da equipe que ficou dois dias entrevistando pessoas sobre a ocorrência do furacão Catarina. O expectador pode não ter entendido nada sobre o que aconteceu com a ocorrência do furacão e de outros eventos extremos que passaram a acontecer depois do Catarina, tornando a região prejudicada com ausência de políticas públicas (sérias) de prevenção e adaptação, enquadrando-a como um exemplo na referência da injustiça climática, além de ser uma das únicas no país que registra simultaneamente a violência das águas e dos ventos.


DUAS PESSOAS ADMIRÁVEIS CLICADAS ÀS 14:30:56 DE HOJE, DIA 10/07/12 NO CENTRO DE ARARANGUÁ:
NINO DA BARRANCA E PADRE CELESTE. Foto tadêusantos

CORTAR PARA SUBSTITUIR COM UM BOSQUE NATIVO URBANO PROTEGIDO

O CORTE DAS ÁRVORES EXÓTICAS NO JARDIM ALCEBÍADES SEARA, LOCALIZADO NA PRAÇA HERCÍLIO LUZ CAUSOU INDAGAÇÃO E INDIGNAÇÃO DE MUITOS, MAS O CORTE FAZ PARTE DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO QUE PROMOVE A SUBSTITUIÇÃO DAS EXÓTICAS POR ESPÉCIES NATIVAS, INCLUSIVE A PROPOSTA PASSOU PELA APROVAÇÃO DA FAMA E FOI ANTECIPADAMENTE DIVULGADA NA MÍDIA ARARANGUAENSE.

Obs. Esperamos que a proposta de criação de um bosque ou de uma pequena floresta constituída de espécies da MATA ATLÂNTICA seja implantada em algum canteiro, como forma de compensar os cortes e vir num futuro próximo servir de exemplo para educação ambiental, além de outras funções benéficas a avifauna local, até mesmo como um refúgio silvestre (e ou doméstico) se o bosque vir a ser ‘’bem protegido’’.

Obs. O Mobiliza Araranguá fez questionamento sobre o corte e produziu caloroso debate entre internautas...


NÃO SOU METEOROLOGISTA,
 MAS ME PREOCUPO COM O CLIMA.
Foto tadêu santos 2012


40.000,00 VISITAS

ATINGIMOS 40.000,00 MIL VISITAS EM NOSSOS BLOGS.

VAMOS CONTINUAR TRABALHANDO MESMO DE FORMA TECNOLOGICAMENTE EMPÍRICA E CASEIRA PARA ALCANÇAR ATÉ O FINAL DO ANO DE 2012 A MARCA DE 60.000,00 MIL (EQUIVALENTE A POPULAÇÃO DE ARARANGUÁ), PUBLICANDO APENAS ‘’VERDADES’’ SOBRE A BIODIVERSIDADE ARARANGUAENSE E REGIÃO SUL DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

AQUI O MEIO AMBIENTE É LEVADO A SÉRIO! POR ISSO SOFREMOS MAIS DERROTAS QUE VITÓRIAS, MAS COMO DIZIAM MEUS DOIS AVÔS : NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!!!



ENTARDECER - tadêusantos - BANCO DE IMAGENS TS2012



TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO

 A PLENA DEMOCRACIA DEPENDE MAIS DO ELEITOR DO QUE DOS POLÍTICOS E GOVERNANTES, QUE TEM O DECISIVO PODER DO VOTO NAS ELEIÇÕES!


 BÓSON DE HIGGS OU PARTÍCULA DE DEUS, EIS A QUESTÃO!


 PODERÁ SER ALTERADA A COMPOSIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO COAMA RECENTEMENTE ELEITA PARA O MANDATO DE JULHO 2012 A JULHO DE 2014, EM DECORRÊNCIA DAS EXONERAÇÕES PROMOVIDAS PELO PAÇO MUNICIPAL DE ARARANGUÁ.


 SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR EM LOCAIS PÚBLICOS COMO SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, BIBLIOTECA, CINEMA OU EM ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...


 PARQUE EÓLICO NO SUL DE SANTA CATARINA PODERÁ SER UM DOS MAIORES DO BRASIL...


 CALÇADAS TAMBÉM SÃO VIAS PÚBLICAS, PORTANTO DE RESPOSABILIDADE DO PODER PÚBLICO...


 JANTAR EM HOMENAGEM AOS TRÊS ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO 19ª BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE ARARANGUÁ


 PONTE DA BARRANCA QUASE CONCLUÍDA PARA MELHORAR O SISTEMA VIÁRIO URBANO

AMANHECER - tadêusantos - BANCO DE IMAGENS TS2012



AGRADECEMOS PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!!! FAÇA CONTATO.



03 julho, 2012

COAMA - FEEC - PNMA II - UMA CAMPANHA DEMOCRÁTICA - A CAPITAL DE SC NÃO É MAIS A FORMOSA ILHA DA MAGIA...


PONTE FLORIPA - Foto tadêusantos / Julho 2012
Cidadania Ambiental


Araranguá – SC, 04 de julho de 2012

(48 / 9985.0053 TIM)



Ao nosso modo, com outro olhar e outra atitude, estamos fazendo e registrando a história socioambiental de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina. Participe também, seja nossa parceira/o nesta voluntária empreitada. O simples ato de recomendar a leitura destas mensagens já é uma atitude ecologicamente correta!



///////////////////////////

"A PRIMEIRA CONDIÇÃO PARA MODIFICAR A REALIDADE CONSISTE EM CONHECÊ-LA." EDUARDO GALEANO

///////////////////////////


(Publicado também todas as terças na contracapa do jornal O TEMPO DIÁRIO e no site da CONTATO)





QUANDO QUE UMA CIDADE COMO ARARANGUÁ PODE SER AINDA MAIS SAUDÁVEL E BOA PRA SE VIVER?


Um provocativo questionamento aos candidatos!





COAMA

Nova Diretoria do COAMA - Foto Leonardo Tiscoski
Participei no dia 25/06 da assembleia do Conselho Ambiental do Município de Araranguá (COAMA), quando a pauta principal constava a eleição da diretoria. O COAMA foi conjuntamente criado com a Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA), ambos resultantes do empenho da ONG Sócios da Natureza em parceria com outras entidades e cidadãs/os preocupados com a aplicação da legislação ambiental amparada pelo Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), do qual inclui a FATMA e o IBAMA. Nosso encaminhamento foi no sentido de reeleger a atual diretoria formada pelo Saulo de Luca como presidente, o Paulo Baran como vice e o Luiz Leme como secretário, pelo excelente trabalho que realizaram nestes dois anos de mandato. Apesar da insistência, o Saulo não concordou, argumentando razões de cunho profissional. Não havendo nenhuma chapa, o Paulo Simon colocou seu nome a disposição para a presidência, considerando que deverá deixar a superintendência da FAMA. Após várias intermediações dos conselheiros, ficou assim constituída a nova diretoria do COAMA: Paulo Sérgio Simon como presidente, para compor por aclamação aceitei ficar como vice e o Luiz Leme continuou como secretário.

OBS. Respondendo a um questionamento esclareci na ocasião que quando a gente discutia os primeiros ‘’tratados’’ sobre a FAMA e o COAMA, o conselho é que indicava o superintendente da fundação para um mandato de dois anos.



PNMA II

Participei no dia 28 de junho em Brasília de reunião da Comissão do Programa Nacional do Meio Ambiente PNMA II, formada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), Confederação Nacional da Indústria (CNI), ONG Sócios da Natureza e três diretorias do MMA. Esta foi a segunda reunião do qual participamos em nome da ONG Sócios da Natureza, assento obtido por indicação da atual coordenação do CNEA do CONAMA, observando ser a ONGSN única entidade da comissão não sediada em Brasília. Dois novos projetos foram apresentados e aprovados, um pelo ICMBio intitulado de ‘’APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL’’ e outro pelo MMA denominado de ‘’INSTRUMENTOS ECONÔMICOS’’, sendo que nós o fizemos com condicionantes, como a elaboração de um abrangente diagnóstico sobre cada estado da federação ou sobre cada região do país, devido a diversidade ambiental; que o Brasil poderia estar bem melhor se tivesse sido mais bem planejado e que qualquer programa/projeto deve adotar medidas que possibilitem a redução dos índices de injustiça social e ambiental neste país.

OBS. Mais uma vez tivemos que insistir que devem apresentar as propostas com antecedência aos integrantes da comissão, principalmente aos não-governamentais.



FEEC


RESERVA BUGERKOPF - Foto tadêusantos 2012
 Participei no dia 30/06, na sede da RPPN Reserva Bugerkopf (fotos em anexo) em Blumenau, de reunião da FEEC, onde uma extensiva pauta foi satisfatoriamente cumprida pelos integrantes da coordenação da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC. A próxima reunião prevista para setembro poderá ser realizada aqui na região sul do estado, com possibilidade de ocorrer em Içara ou Criciúma.

OBS. Mais uma vez foi debatida a necessidade de elaboração de um ‘’mapa de conflitos socioambientais e potencialidades ecoturísticas’’ nos mesmos moldes que está sendo realizado sobre o município de Araranguá pela Diretoria de Estudos Ambientais e Arqueológicos da FAMA.



UMA CAMPANHA DEMOCRÁTICA

Com a definição das candidaturas, a população araranguaense espera que a campanha eleitoral seja democrática, com a apresentação e ampla divulgação dos respectivos planos de governo, de debates extremamente esclarecedores, objetivos e de nível entre os candidatos. Que os planos de governo contemplem os aspectos que proporcionam mais qualidade de vida aos araranguaenses, beneficiando todas as camadas sociais, desde a educação, a saúde, a segurança, o transporte e o meio ambiente, por exemplo. Que a propaganda política seja realizada de forma ordenada sem causar incômodo sonoro as crianças, idosos e enfermos e que os panfletos não se transformem em lixo nas vias públicas.






A CAPITAL DO ESTADO DE SC NÃO É MAIS A FORMOSA ILHA DA MAGIA!!!


FLORIANÓPOLIS NÃO PLANEJOU SATISFATORIAMENTE O TRÂNSITO QUE ESTÁ UM CAOS...


FLORIANÓPOLIS ESQUECEU DE INVESTIR NO ECOLOGICAMENTE CORRETO TRANSPORTE MARÍTIMO...



BEIRA MAR NORTE - Foto tadêusantos / Julho 2012

FPOLIS MATOU O CÓRREGO QUE CIRCULA COM ESGOTO SOB O CONCRETO DA AVENIDA HERCÍLIO LUZ

FPOLIS PERMITE QUE BARES DENTRO DO MERCADO PÚBLICO COBREM R$ 8.50 POR UMA LONG NECK


FLORIANÓPOLIS TEM UMA DAS MAIS BELAS AVENIDAS DO MUNDO, MAS FEDE PIOR QUE CHIQUEIRO...









TEMAS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:
De última hora: O ARARANGUAENSE MARX VAMERLATTI FOI INDICADO PELO FESTIVAL DE GRAMADO PELA DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA DO FILME ‘’DICIONÁRIO’’, DO DIRETOR RICARDO WESCHENFELDER.



NA PRÓXIMA EDIÇÃO COMENTAREMOS SOBRE O SUSTENTÁVEL PROJETO DA FERROVIA ENTRE IMBITUBA / SC E PORTO ALEGRE / RS.


 A REDE SOCIAL FACEBOOK SE TRANSFORMOU EM BLOGUE PESSOAL DE MILHÕES DE PESSOAS, QUE PASSARAM A TER A OPORTUNIDADE DE UMA INTEGRAÇÃO POSITIVA, ALGUNS PORÉM EXAGERAM EXPONDO INTIMIDADES PESSOAIS E FAMILIARES, ENQUANTO QUE OUTROS PUBLICAM APENAS BOBAGENS...



 SOBRE A FALTA DE EDUCAÇÃO E SENSATEZ DE QUEM FALA ALTO NO CELULAR, EM LOCAIS PÚBLICOS COMO SALAS DE ESPERA, HOSPITAIS, BIBLIOTECA, CINEMA OU EM ÔNIBUS OU MESMO NA RUA...

  • ONG SÓCIOS DA NATUREZA PODERÁ TER ASSENTO NO CONSELHO DA APA DA BALEIA FRANCA... QDO PODEREMOS REFORÇAR O MOVIMENTO PELA AMPLIAÇÃO ATÉ TORRES, CONTEMPLANDO ARARANGUÁ...

Foto tadêusantos ''SELEÇÃO IMAGENS 2012''