30 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 31 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental

Araranguá – SC, 31 de Agosto de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com





CORTE DAS ÁRVORES DA PRAÇA ALCEBIADES SEARA – Pode até parecer denúncia, mas na verdade foi a ONG Sócios da Natureza que solicitou a PMA o corte das árvores exóticas estrangeiras do jardim Alcebíades Seara. O propósito se justifica pelo malefício que as mesmas trazem a biodiversidade local, pois nem passarinho faz ninho nas mesmas e nem grama nasce embaixo de sua sombra. Por outro lado a proposta tem a função de motivar a necessária e urgente revitalização da Praça Hercílio Luz.



MOÇÃO DE REPÚDIO AO ESTALEIRO OSX NA BAIA NORTE DA ILHA DE SANTA CATARINA


A ONG Sócios da Natureza de Araranguá/SC, integrante do Movimento pela Vida (MPV) de âmbito regional, filiada a Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), integrante da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS) e Conselheira do CONAMA Biênio 2009 a 2011 pela Região Sul (SC, RS, PR), vêm através deste documento manifestar sua posição de repúdio ao processo de licenciamento do Estaleiro OSX na baia norte da (ilha de Florianópolis e Biguaçu), no Estado de Santa Catarina. Repudia também o tratamento dado ao parecer do ICMBIO que é soberano e legítimo, quando aponta preocupação com a biodiversidade local. Repudia o descaso dado as comunidades e suas associações, as ONGs socioambientalistas e aos artigos bem fundamentados de especialistas na temática. Dezenas de documentos acompanham em anexo (200 páginas) esta solicitação endereçada aos Conselheiros e ao Presidente do Conselho Nacional do Meio Ambiente/ CONAMA.

OBS. Não foi colocada em votação (juntamente como outras, a exemplo de Belo Monte) por falta de quórum. Porém a presidência da mesa prometeu fazer inversão de pauta na próxima plenária para concluir a votação.

OBS. Informações idôneas afirmaram que o EIA-RIMA do estaleiro OSX está lá no IBAMA!!!



RELATO SOBRE PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 25 E 26 DE AGOSTO.

A proposta da ONGSN de realizar o ENEAA 2010 avança junto ao MMA. Pediram prorrogação de prazo para novembro. A data anterior propunha a realização do evento entre o primeiro e segundo turno. Solicitaram do GT ENEAA uma relação das possíveis instituições patrocinadoras do qual seriam aprovadas. A proposta de resolução das Térmicas sumiu, mas ressurgiu no seminário sobre POLÍTICA ENERGÉTICA E MEIO AMBIENTE realizado antes das discussões sobre as resoluções do CONAMA, sob a coordenação da Ministra Izabella Teixeira. A bancada ambientalista solicitou espaço e indicou o representante da ONGSN para avaliar a palestra dos convidados. Divulgaremos a fala na íntegra quando recebermos a cópia transcrita pelo CONAMA. Porém adiantamos que uma dos primeiros comentários foi de que funcionários do MME sempre apresentarão o lado que eles querem mostrar, pois nunca virão ali apontar os danos socioambientais causados pela matriz energética brasileira, o descaso para com a eficiência energética que não dá possibilidade de ganho as empreiteiras, como a construção de uma nova usina e que o Brasil precisa passar a investir em fontes renováveis como forma de baratear o custo das mesmas, porque senão ficarão eternamente dizendo que são muito caras para o mercado brasileiro.



MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR. Insistimos no tema por considerá-lo a mais importante ação da gestão municipal do município de Araranguá. O debate do Plano Diretor talvez seja o mais belo exemplo de sustentabilidade, pois as atuais gerações discutem agora o direito das futuras gerações numa perspectiva a curto, médio e longo prazo, deixa portanto de ser uma ação imediatista ou interesseira e passa a ser uma verdadeira obra de sustentabilidade econômica e socioambiental.



HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Não gastaria mais asfalto nas faixas de estacionamento das vias públicas, pois é um desperdício e um alto custo ao município. Asfalto apenas na pista de tráfego, na área de estacionamento poder-se-ia utilizar lajota que permite infiltração das águas das chuvas e reduz o calor. Com a economia pode-se asfaltar as estradas do meio rural.



ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



Ø O PROBLEMA DA SERRA DO FAXINAL NÃO É AMBIENTAL, MAS POLÍTICO!!! PAREM DE CULPAR AS PERERECAS OU O MEIO AMBIENTE.



Ø CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO DE QUE A DUPLICAÇÃO DA BR-101 É A OBRA MAIS IMPORTANTE PARA A ECONOMIA DA REGIÃO E PARA A MOBILIDADE DA POPULAÇÃO USUÁRIA, MAS É COMPROVADAMENTE UMA OBRA DE PÉSSIMA QUALIDADE.



Ø SE NÃO EXISTE UMA MAQUIAVÉLICA MANIPULAÇÃO DE DADOS NAS PESQUISAS ELEITORAIS, ENTÃO SOU UM PÉSSIMO MATEMÁTICO, ANALISTA, LEITOR E ELEITOR.

27 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 24 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 24 de Agosto de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com







FEBRE, INFECÇÃO E PNEUMONIA VERSUS AQUECIMENTO GLOBAL

Pode parecer certo exagero a comparação, mas existe uma grande semelhança entre a temperatura do corpo humano com a da terra. Afinal as veias do corpo humano ou animal funcionam da mesma forma que os rios para o equilíbrio da biodiversidade global, se estiverem poluídos causam malefícios e comprometem o bom funcionamento de ambos. A alta febre que me afetou causou uma infecção na garganta que resultou numa desagradável pneumonia, ou seja, a temperatura elevada pode provocar estragos tantos no corpo humano quanto no planeta terra, muitos dos quais de recuperação irreversível.



HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ 1

O Plano Diretor de Araranguá precisa urgentemente apontar uma solução para o complicado acesso a este importante equipamento urbano de uso coletivo de tratamento de saúde. Estive três vezes nestas últimas semanas e todas às vezes com motoristas diferentes aqui de Araranguá que tiveram dificuldade em localizar a entrada com precisão, imaginem então motoristas de fora da cidade.

HOSPITAL REGIONAL DE ARARANGUÁ 2

Gostei do atendimento, apesar de caro. Fui atendido rapidamente como as outras pessoas que estavam na emergência, diferente de outros tempos, que havia demora e mal atendimento. Sugiro a administração dar uma melhorada na sala de espera da emergência, como forma de tentar dar um clima mais aconchegante para as pessoas que ali chegam sempre em desespero.



OS PARTIDOS E OS POLÍTICOS QUE MERCANTILIZAM O VOTO

Definitivamente não confio mais em partidos políticos. Perderam a característica ideológica pelo qual existem. Negociam até a alma para vencer as eleições. Confio ainda em alguns políticos que tratam sua trajetória com profissionalismo e seriedade, por isso votarei na candidata/o independente de sua filiação partidária.



REUNIÃO PARA TRATAR SOBRE ANIMAIS DE RUA EM ARARANGUÁ E REGIÃO DA AMESC

No dia 18 de agosto a Promotora Cristine Luz promoveu reunião para debater o grave problema dos animais de rua de Araranguá com a Associação Bom pra Bicho e o especialista Halem Guerra, quando decidiram realizar uma audiência pública para tratar do assunto que poderá ser solucionado com um centro de zoonose ou um ambulatório específico para o tratamento e castração.



LANÇAMENTO ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ

A importância do trabalho em equipe comprovadamente sempre rende mais por ser mais produtiva nas parcerias. Infelizmente não pude comparecer ao ato em decorrência da enfermidade, mas todos que participaram elogiaram o evento de lançamento do Atlas de autoria do Professor Dr. Luiz Fernando Scheibe, no dia 16 de agosto no auditório Célia Belizário. A responsabilidade assumida pelo Sargento Niles e pela Eliane Scremin com apoio da Sung Chen Lin foi decisiva para a performance apresentada. OBS. Existem exemplares a venda por R$ 30,00 no Comitê do Araranguá e no campus UFSC de Araranguá.



MAIS UMA FONTE DE POLUIÇÃO SONORA QUE PRECISA SER DISCIPLINADA

A campanha eleitoral permite absurdos antidemocráticos das mais diversas formas, pois invadem as TVs, sujam as vias públicas com santinhos, bandeiras e ainda causam poluição sonora. Nas eleições anteriores a Justiça Eleitoral da Comarca de Araranguá proibiu a circulação de carros com propaganda em frente a colégios, igrejas, casas de saúde e órgãos públicos, tanto que para isso solicitou um mapeamento a Policia Militar e a ONG Sócios da Natureza para apresentar aos coordenadores de campanha. Foi uma maravilha, parabéns ao Dr. Júlio Melo e Dr. Pedro Aujor por determinarem o cumprimento de tais procedimentos.



ONG PEDE AJUDA / SOCORRO

Multa por não haver feito declaração de imposto de renda ‘’complica vida’’’ da ONG Sócios da Natureza. Como muitas outras entidades sem fins lucrativos não sabíamos da exigência e a receita multou a ONG com o valor de R$ 3.800,00. Quem quiser ajudar pode depositar na Conta 17095-3, Agência 0427 OP 013 da Caixa Econômica Federal.





HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Não permitiria mais o tráfego de carretas pesadas no perímetro urbano. Todos os dias dezenas delas utilizam as vias públicas centrais com cargas acima do peso permitido, comprometendo a qualidade do asfalto ou calçamento e criando transtornos no trânsito. A grande maioria são de motoristas que residem no perímetro urbano e que por conforto pessoal não deixam as carretas nos postos de combustíveis da BR-101.



ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



· RELATO SOBRE PLENÁRIA ORDINÁRIA DO CONAMA NO DIA 25 E 26 DE AGOSTO.

· CORTE DAS ÁRVORES DA PRAÇA ALCEBIADES SEARA

· DESMORONAMENTO DA CALÇADA DA RUA RUI BARBOSA

· MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR.

18 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 17 de Agosto de 2010. FEBRE, INFECÇÃO E PNEUMONIA

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 17 de Agosto de 2010



Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com





Amigos



Comunico que acabei de chegar do hospital recuperado de uma pneumonia iniciada com uma torrente febre ocorrida no final de semana passada, resultando numa insuportável infecção na garganta que passou para os pulmões gerando a preocupante e desconfortável pneumonia, que para um cardíaco e diabético é uma perigosa combinação.



Abs Tadeu



OBS. Agradeço aos parentes e amigos que tiveram a oportunidade de me apoiarem e confortarem neste difícil momento, que considerei pior, com mais sofrimento que o infarto de tive em 2003.



OBS. Na coluna da próxima tentarei fazer uma comparação entre uma febre no corpo humano com o aquecimento na planeta terra...

10 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 10 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 10 de agosto de 2010

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.
www.tadeusantos.blogspot.com

CERIMÔNIA MARCA IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DO COAMA E DA FAMA
Mariano convoca o COAMA e Mídia para informar que as Políticas Públicas do Município de Araranguá serão enviadas para apreciação do Poder Legislativo. O município de Araranguá avança na questão ambiental respaldada pelo SISNAMA que lhe dá poderes tanto quanto ao IBAMA quanto a FATMA nas esferas do licenciamento e da fiscalização. O Prefeito Mariano relevou a mobilização da ONG Sócios da Natureza que iniciou o movimento em 2005 para a criação da Fundação Ambiental do Município de Araranguá. Comentou também sobre a nossa participação no CONAMA, do qual esteve presente na nossa posse. Nós mais uma vez enfatizamos o marco histórico da Administração Municipal do Mariano e do Sandro, mas não continuamos a elogiar porque temos o trauma da multa de 25 mil reais por dizer que Araranguá está definindo sua historia antes e depois da Administração do Mariano com a UFSC, IF-SC, Sistema de Coleta e tratamento de Esgoto SCTE, a Fixação da Foz/Barra entre tantas outras ações da social, educacional e da saúde. OBS. Registramos que a homologação da FAMA foi publicada no Diário Oficial no dia ........... e que muito de se deve ao empenho do Secretário de Administração Daniel Viriato e das pessoas que colaboraram na construção dos arcabouços do COAMA e da FAMA, como a Sung Chen Lin, a Valéria Búrigo, o Dé Valdenir Dé Cesconetto, da Lea Linhren, do Roney .......com apoio do Geraldo Mendes, do Celso Souza,do Saulo de Luca e da Eliane Scremim.

SORRISO É ENCONTRADO PRESO EM CASA DE VERANEIO DE EMPRESÁRIO HOTELEIRO DE FAMILA TRADICIONAL DO CENTRO DE ARARANGUÁ. ESTE CARA DEVE SER PROCESSADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, POIS COMETEU CRIME DE ACORDO COM A LEI......

ONG SÓCIOS DA NATUREZA RENÚNCIA A VICE-COORDENAÇÃO GERAL DA FEEC PELA MOROSIDADE E OMISSÃO DA COORDENADORA GERAL PERANTE OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

LANÇAMENTO DO ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ SERÁ APRESENTADO E LANÇADO PELO PROF. SCHEIBE AS 14:30 HORAS DO DIA 16 PRÓXIMO, NO TEATRO CÉLIA BELIZARIA.

NO DIA 10 HAVERÁ REUNIÃO COM A PROMOTORA PÚBLICA SOBRE POLUIÇÃO SONORA E OUTROS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS DA COMARCA DE ARARANGUÁ.

LEITURAS COMUNITÁRIAS DO PLANO DIRETOR CONTINUAM DEBATENDO PONTOS VITAIS PARA O FUTURO DE ARARANGUÁ.

MAIS LIXEIRAS PARA A CIDADE OU MAIS EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO.

QUAL ENTIDADE ABRAÇARIA A EMPREITADA DE PROMOVER UMA CAMPANHA PARA CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS MAIS BONITAS E SEGURAS PARA O PEDESTRE.

ILUMINAÇÃO DAS FALÉSIAS DO MORRO DOS CONVENTOS NOS FINAIS DE SEMANA PODE SER UM ENCANTADOR ATRATIVO...

NÃO CONSEGUIMOS ACESSO AOS PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SOBRE O DESVIO DA DUPLICAÇÃO REATIVA A ESPERANÇA DE CONTINUIDADE AO PROJETO ‘’DESVIO PELA VIDA’’.

ESTAMOS AVANÇADO NAS TRATATIVAS PARA ESCREVER ‘’ BARRANCA – VIVÊNCIAS AS MARGENS DO RIO ARARANGUÁ’’.

OBS. 1 - TODO AGRICULTOR QUE TRABALHA COM A TERRA SABE DO VALOR DA VEGETAÇÃO PARA MANTER AS NASCENTES E O SOLO PRODUTIVO.

OBS. 2 - TODO MINERADOR SABE QUE A EXTRAÇÃO DO CARVÃO CAUSA UMA BRUTAL AGRESSÃO A NATUREZA, QUE A QUEIMA DESTE COMBUSTIVEL FÓSSIL DESEQUILIBROU A CAMADA DE OZÔNIO, GERANDO UM EFEITO ESTUFA NÃO ADEQUADO PARA A VIDA NA TERRA.

HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!
Se eu fosse o Prefeito Mariano e o Vice Sandro, promoveria a divulgação de todas as ações e obras já realizadas e as que estão realizando, como também as que ainda poderão vir ser realizadas nesta gestão. Criaria um canal direto com a população para ouvir todos os setores que formam a aldeia municipal, desde os agricultores, empresários, pescadores até as classes não privilegiadas para explicar o que pode e não pode ser realizado com o orçamento municipal.


ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:

 CONT. HISTÓRIA ONGSN – NOSSO MANDATO TERMINA EM JUNHO DE 2011.


Nossas vidas são amontoados de significativos e divinos mecanismos e tem gente que não consegue perceber. Tadeu Santos

CARTA DE RENÚNCIA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA AO CARGO DA VICE-COORDENAÇÃO DA FEEC, MANDATO 2009 A 2011.

CARTA DE RENÚNCIA DA ONG SÓCIOS DA NATUREZA AO CARGO DA VICE-COORDENAÇÃO DA FEEC, MANDATO 2009 A 2011.


Por decisão unânime da Diretoria da ONG Sócios da Natureza, infelizmente não mais participaremos no cargo da Vice-Coordenação Geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses - FEEC. Continuaremos associados pagando a anuidade e contribuindo no que for possível como entidade associada, para que a FEEC obtenha sucesso contra a degradação ambiental praticada pela comprovada bandidagem criminosa praticada neste querido e mal tratado Estado de Santa Catarina. Continuaremos na FEEC como associados mantendo e cobrando a nossa proposta de elaboração do MAPA DAS VULNERABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA e as respectivas denúncias fundamentadas e protocoladas nos órgãos responsáveis, pois acreditamos ser o caminho menos difícil de reduzir os impactos na natureza. Enfatizaremos a luta contra a implantação de mais uma usina a carvão (USITESC 440MW) na tentativa de anular o irregular licenciamento pela FATMA.

As razões da nossa decisão são várias, desde a interpretação dos conflitos socioambientais até a forma de olhar as soluções, ou seja, a conceituação dos princípios é exageradamente diferenciada entre os membros da diretoria, o que implica em debates e discussões que muitas vezes não levam a nada. A diversidade de idéias é a mais saudável forma de democracia num grupo, porém é preciso saber aceitar com sabedoria a tempestade de idéias e opiniões.

A ONG Sócios da Natureza é uma das fundadoras da FEEC e tem participado da Federação de forma moderada devida a distância geográfica da capital do Estado, ao longo destes anos tivemos discordâncias com a forma de condução da diretoria, mas nunca da maneira como ocorreu nesta gestão. Antes da omissão da FEEC mediante o conflito do estaleiro/porto OSX na baia norte da Ilha de Fpolis, já havia um certo descaso nas tentativas de contato via internet que causava aborrecimento e agora o imbróglio OSX nos deixou desconfortável, pois tentamos argumentar a necessidade de um posicionamento firme a favor do parecer do ICMBio e da denúncia contra a FATMA pela incompetência em licenciar em mar territorial. A não atuação nas Audiências Públicas demonstra não haver coesão entre a diretoria e repercutiu negativamente junto à opinião pública.

A FEEC precisa ter uma atuação menos burocrática e mais libertária, apoiando todos os pronunciamentos bem elaborados e fundamentados contra qualquer tipo de agressão a natureza ou a qualidade de vida da população Barriga Verde. A FEEC precisa adotar uma postura política que garanta o adequado uso dos recursos naturais sem comprometer as necessidades e direitos das futuras gerações. Mas para isso é preciso haver uma sintonia, uma identificação entre os membros para que gere um clima de confiança recíproca. Lembrando o sábio filosofo italiano Domenico De Masi que alerta para o perigo das decisões excessivamente burocráticas, exemplificando que um servidor público acerta 9 entre 10 questões, enquanto que o inovador erra 9 entre 10, mas a única que acerta vale muito mais que as 9 erradas pelo burocrata, pois a mesma sempre é transformadora/inovadora.

Revendo registros passados, encontramos mensagens criticando nossa eleição ao CONAMA com as mesmas características de linguagem utilizadas agora para discordar das nossas propostas democráticas e educadamente apresentadas sem nenhum autoritarismo como foi apontado, da mesma forma que circulou na rede que havia uma destas entidades da FEEC favorável a Empresa Caruso que elaborou o EIA-RIMA do estaleiro/porto da OSX. Tanto a Ana Paula, quanto o Gert Fischer e Schinke e nós da ONG Sócios da Natureza fomos tratados de forma grosseira por sermos incisivos na tecla da agilidade, da transparência, do posicionamento ético e da dinâmica ‘geopolíticaambiental’ da FEEC.

Lembrando que a eleição da atual coordenação não poderia ter acontecido nas circunstâncias ocorridas no estilo paraquedismo, com entidades se filiando na hora e candidatos convocados por telefone, porém na ocasião concordamos em consideração ao pedido da Ana Echevenguá e pela ‘’fragilidade orgânica’’ em que se encontrava a FEEC. Fragilidades do qual também assumimos a culpa, tanto como entidade conselheira quanto como associada. Nossos corações e mentes e o regimento talvez precisem ser revistos, para resgatar a credibilidade junto à comunidade ambientalista catarinense, para que tenha sucesso à campanha de filiação de novas entidades (esforço e empenho do Silvio) e para que volte a tornar-se fortalecida perante a opinião pública.

A decisão foi difícil de ser tomada, mas como não queremos colisões com ambientalistas, mas coesões, mantendo amizades anteriores e posteriores, decidimos pela renúncia. Não serão respostas de revolta ao nosso desabafo que irão resolver a crítica/delicada situação da FEEC, mas ações contra a barbárie dos gananciosos controladores do poder econômico e político deste estado.
OBS. Nossa carta estava escrita desde o dia 23 de Julho, para ser apresentada na próxima reunião, porém as reações do Dr. Sergio e da Dra. Ana motivaram a antecipação da mesma.

Sem mais para o momento,


Att Tadeu Santos
Coordenador Geral dos Sócios da Natureza – ONG fundada em 1980.
Araranguá SC, 02 de Agosto de 2010.


Sócios da Natureza
ONG criada em 05 de Junho de 1980 para defender a natureza e uma melhor qualidade de vida para a região sul de Santa Catarina.

(Prêmio Fritz Muller de 1985)

Integrante do Movimento pela Vida (MPV) da Região Sul de SC, filiada a Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (FEEC), Integrante do Fórum Catarinense de Mudanças Climáticas Globais FCMCG, participante do AMS da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), do GT Energia e Clima do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais (FBOMS).

Conselheira da Região Sul do País (SC, RS, PR) no CONAMA Biênio 2009/2011 e representante do CONAMA no FNMA.

’’ TRABALHANDO EXCLUSIVAMENTE DE FORMA VOLUNTÁRIA E, SEMPRE BUSCANDO OBJETIVOS DE INTERESSE COLETIVO ’’

04 agosto, 2010

Cidadania Ambiental - 03 de Agosto de 2010.

Cidadania Ambiental
Araranguá – SC, 03 de Agosto de 2010

Ao nosso modo, com um outro olhar e uma outra atitude, estamos fazendo e registrando a história de Araranguá e Região Sul de Santa Catarina.

www.tadeusantos.blogspot.com



MULTADO POR DEFENDER O MEIO AMBIENTE

Pelo fato de reclamar do barulho na cidade de Araranguá, eu, Tadeu Santos fui condenado a pagar R$ 30.000,00 ao Promotor Isaac Sabá, que havia pedido 10 mil por danos morais quando me processou em 2005. Danos morais que não existiram, pois não o ofendi, apenas exerci a minha cidadania como Coordenador da ONG Sócios da Natureza, utilizando-se da liberdade de se expressar, demonstrando nossa indignação ao reclamar do alto índice de poluição sonora nas vias públicas provocadas pelo modismo de alguns jovens circularem com som alto. Enquanto que estes motoristas que se acham disc-jóqueis continuam exibindo suas habilidades culturais ao emitir sons de algo que não é música, mas barulho incômodo e de algo semelhante a um bate-estaca insuportável aos ouvidos humanos, tanto que aciona qualquer alarme que estiver próximo, desobedecendo a legislação.



CONVITE PARA A APRESENTAÇÃO DO ‘’ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ’’.

Entidades e órgãos convidam para a apresentação e lançamento do ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARARANGUÁ, de autoria do Prof. Luiz Fernando Scheibe do Departamento de Geociências da UFSC, programado para ocorrer às 14:30 horas do dia 16 de agosto de 2010, no auditório Célia Belizária em Araranguá. Sem dúvida alguma, o melhor trabalho já realizado sobre a bacia, com informações precisas e belas fotos. Um bom material para educadores.

Entidades e Órgãos apoiadores: 22ª SDR – Sec. Educação da PMA – AMESC – CGBHRA, UFSC e ONG Sócios da Natureza.



MULHER MADURA


A INCOMPARÁVEL MULHER MADURA – UM BELISSIMO TEXTO POÉTICO DA VANESSA PENA SOBRE A BELEZA INTIMA DO CORAÇÃO E DO INTELECTO DAS MULHERES. www.webartigos.com ou www.tadeusantos.blogspot.com



PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Os Planos de Governo dos candidatos a Presidência da República são quase todos iguais. Prometem mudanças que não podem cumprir, evitam a modernização na esfera política para não perderem as exageradas mordomias e as coligações partidárias que retiram toda a essência de um partido político com ideologias sérias e idôneas, da mesma forma que não querem perder a grana das empresas que garantem suas eleições com a compra de voto. Uma vergonha!



OBS. O DEDICADO PROFISSIONAL SANDRO FABRICIO RAMOS DEIXA A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARANGUÁ, PARA RESIDIR EM CURITIBA COM A MINHA QUERIDA FILHA JULIANA, QUE ASSUME CARGO NA REITORIA DO IF-PR, DEPOIS DE OBTER O 1º LUGAR NO CONCORRIDÍSSIMO CONCURSO FEDERAL.


REUNIÃO DOS PREFEITOS DA AMESC EM SOMBRIO DIA 23 DE JULHO DE 2010.
Mais uma vez estamos tentando alertar sobre as questões ambientais da região do extremo sul do estado de SC. Propomos um painel socioambiental sobre três temáticas (UC, Comitê e GERCO) que de uma forma ou de outra se relacionam e interagem com os Planos Diretores dos municípios da região de abrangência da AMESC. Os desdobramentos que a rodovia duplicada trará são, na grande maioria, benéficos aos municípios, porém os mesmos precisam estar preparados para não transformarem-se em complicações, daí a importância dos Planos Diretores e quaisquer outros que surjam ou venha ser elaborados para planejar o desenvolvimento ordenado da região, de forma a atender não apenas os interesses do empreendedor, mas de toda a população.

OBS. Obras de significância social e econômica tem seu processo emperrado pelas mais diversas questões , mas a ambiental sempre é a primeira a ser apontada como culpada, quando a maioria das vezes é pela incapacidade de antever conflitos.

Ficamos extremamente desapontados com a desistência de última hora do Diretor de Planejamento do GERCO estadual, comunicando que não mais viria à reunião em Sombrio, onde estavam todos os prefeitos da AMESC e a Procuradora da República, Dra. Rafaella Alberici do MPF.

A condução do processo da GERCO pela Administração Estadual deixa a desejar. Talvez devido a complexidade da questão os técnicos parecem estar evitando o confronto com os prefeitos que administram municípios que no passado permitiram o uso desordenado da duna primária na costa marítima. O GERCO é um plano de aparência ecologicamente correto e disciplinador, mas está sendo implantado de forma autoritária e sem debates esclarecedores com a população afetada. O mapa apresentado contém erros e desatualização geográfica primárias, razão pelo qual já seria motivo de rever o processo.

É de conhecimento público que os municípios permitiram uma ocupação criminosa no passado (e alguns ainda permitem), por isso entendemos caber um Termo de Ajuste de Condutas-TAC, apesar da Dra. Rafaella Alberici do MPF entender não ser cabível. Porém é preciso encontrar uma alternativa sustentável e viável para o conflito. A Procuradora da República, na reunião em Sombrio, orientou apontando a necessidade de elaboração de um mapeamento em cada município dos terrenos de marinha que estiverem em área consolidada, para que sejam discutidas formas de adaptação e ocupação.

A Câmara Temática do Meio Ambiente do FDESC irá propor a realização de mais reuniões de cunho participativo na região, mesmo de forma exaustiva até encontrar uma solução para o conflito socioambiental. Entendemos que existem outros problemas ambientais mais danosos para resolver na região que os resultantes pela implantação do GERCO.



HÁ, SE EU FOSSE O PREFEITO!

Licitaria uma parceria privada para a iluminação da praça triangular do Relógio do Sol com a implantação de um jardim cheio de flores coloridas para embelezar a entrada da cidade, da mesma forma que faria com a Rua Rui Barbosa nas margens do Rio Araranguá, como forma de mostrar sua esplêndida beleza para que então os araranguaenses passem a valorizá-lo e os visitantes a admirá-lo.





ASSUNTOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO:



Ø PLANOS DE GOVERNO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA.



Ø COMENTÁRIOS SOBRE ‘’O GRANDE DESAFIO’’ DO DENZEL WASHINGTON E ‘’MÃOS TALENTOSAS’’ COM O CUBA GOODING JR.

01 agosto, 2010

MULHER MADURA de Vanessa Pena

MULHER MADURA
Quando resolvi escrever sobre a MULHER MADURA, pensei em mim e em todas as mulheres de trinta, quarenta, cinquenta...não importa a idade, claro, não desmerecendo as mais novas, até porque, pretendo falar sobre toda vivacidade que elas possuem.. A MULHER MADURA tem um jeito todo especial de ser. MULHER MADURA não é ventania, ela é ar em movimento. Ela possui uma beleza peculiar que não se iguala a nenhuma outra. Pena daqueles que não sabem percebê-las!!!

A MULHER MADURA não PEGA, ela TOCA.
A MULHER MADURA não come, ela se ALIMENTA.
A MULHER MADURA não provoca, ela já é PROVOCANTE.
A MULHER MADURA não é inteligente, ela é SÁBIA.
A MULHER MADURA não se insinua, ela mostra o CAMINHO sutilmente.
A MULHER MADURA não se precipita, ela espera o MOMENTO CERTO.
A MULHER MADURA não nada, ela NAVEGA.
A MULHER MADURA não voa, ela FLUTUA.
A MULHER MADURA não pensa em quantidade, ela prefere QUALIDADE.
A MULHER MADURA não vê, ela OBSERVA.
A MULHER MADURA não anda, ela CAMINHA.
A MULHER MADURA não deita, ela ADORMECE.
A MULHER MADURA não é pretensiosa, ela simplesmente se GOSTA.
A MULHER MADURA não julga, ela ANALISA.
A MULHER MADURA não compara, ela ASSIMILA.
A MULHER MADURA não consola, ela ACALENTA.
A MULHER MADURA não acorda, ela DESPERTA.
A MULHER MADURA não coloca algemas, ela os deixa LIVRE.
A MULHER MADURA não enfeitiça, ela ENCANTA.
A MULHER MADURA não é decidida, ela apenas sabe O QUE QUER.
A MULHER MADURA não é exigente, ela é SELETIVA.
A MULHER MADURA não se senti velha, ela se considera EXPERIENTE.
A MULHER MADURA não se lamenta, ela tenta fazer DIFERENTE.
A MULHER MADURA não tem medo, ela tem RECEIOS.
A MULHER MADURA não faz juras, ela deixa por conta do TEMPO.
A MULHER MADURA não tira conclusões, ela faz SUPOSIÇÕES.
A MULHER MADURA "não desce do salto", ela tem "JOGO DE CINTURA".
A MULHER MADURA não brilha, ela é ILUMINADA.
A MULHER MADURA não dá tchau, ela ACENA.
A MULHER MADURA não gosta de ser vigiada, ela prefere ser ESCOLTADA.
A MULHER MADURA não é moderna, ela é ELEGANTE.
A MULHER MADURA não quer ser cobiçada, ela prefere ser DESEJADA.
A MULHER MADURA não possui sombras, ela tem AURA.
A MULHER MADURA não adivinha, ela tem PERCEPÇÃO.
A MULHER MADURA não faz sexo, ela é mestre na ARTE DE AMAR.
A MULHER MADURA não fica, ela se ENVOLVE.
A MULHER MADURA não é fácil, ela é FLEXÍVEL.
A MULHER MADURA não manda, ela ADMINISTRA.
A MULHER MADURA não aflora, ela é um constante FLORESCER.
Enfim, a MULHER MADURA é um conjunto de todas as belezas possíveis. É MULHER sensível, mas ao mesmo tempo uma verdadeira guerreira, é forte, mas é feminina, porém, muitos não possuem sensibilidade para perceber tal beleza, mas aqueles que descobrem...preferem morrer nos braços dessa tal mulher, que não é DOCE, mas que, simplesmente é puro MEL.
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
A INCOMPARÁVEL BELEZA DA MULHER MADURA! publicado 26/01/2009 por Vanessa Pena em http://www.webartigos.com

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/13756/1/A-INCOMPARAVEL-BELEZA-DA-MULHER-MADURA/pagina1.html#ixzz0vN2wAena

///////////////////////////////////

ESTA É A MAIS BELA DESCRIÇÃO QUE JÁ LI SOBRE A MULHER.
POR FAVOR, DEGUSTEM A BELEZA DAS PALAVRAS!!!

NÃO APENAS A IMAGINÁRIA MOSTRADA NO CINEMA, NO TEATRO OU NA LITERATURA, MAS A MULHER REAL QUE CONVIVE COM NÓS NO COTIDIANO DA VIDA E QUE MUITAS VEZES NÃO PERCEBEMOS A RIQUEZA ÍNTIMA DO CORAÇÃO E DO INTELECTO!

LEMBREI A MINHA MUSA KÁTIA VAMERLATI SANTOS, A MARILYN MONROE, A ODETH SANTOS, A MADRE TEREZA DE CALCUTÁ, A JULIANA VAMERLATI SANTOS RAMOS, A ROMY SCHNEIDER, A MARLY SANTOS AGUIAR, A SIMONE DE BEAUVOIR, A ROSA SANTOS ROCHA, A BRIGITTE BARDOT, A INDIRA GANDHI, A LEILA DINIZ, A MARIA BERNADINA SANTOS PRUDÊNCIO, A INGRID BERGMAN, A VERA FISCHER, A JOAQUINA CARDOSO DAMAS, A MERCEDEZ SOSA, A ANITA GARIBALDI, A LOURDES REMOR VAMERLATI, A JOANA D’ARC, A JARDINHA SANTOS SOUZA, A AVA GARDNER E TANTAS OUTRAS QUE FAZEM E/OU FIZERAM PARTE DA MINHA VIDA...

ESTA É UMA HOMENAGEM TAMBÉM A TODAS NÃO CITADAS, MAS QUE ESTÃO RECEBENDO ESTA MENSAGEM EM Cco.

obs. QUE FIQUE BEM CLARO QUE NÃO VALE PARA OS E-MAILS MASCULINOS DO QUAL TAMBÉM RECEBERÃO.

A DICA É PARA QUE VOCÊS REPASSEM PARA AS SUAS RESPECTIVAS MUSAS...


Tadeu Santos